10 Cidades para viver o Natal

Todos temos imagens ideais do Natal, criadas desde a infância. Venha conhecer 10 cidades onde podemos vivenciar nossos sonhos natalinos!

Independente de religião, nossa imagem do Natal ideal é bem parecida. Ela veio dos filmes, músicas, seriados, livros e foi criada no imaginário popular, mesmo em realidades muito diferentes.

arvore_de_natal

Quem nunca imaginou um Natal assim?

Você pode, assim como eu, passar o Natal no calor de 50 graus, dentro de um apartamento, em volta de uma árvore de plástico. Mas com certeza, a sua imagem do Natal tem neve caindo, um lindo pinheiro natural, casas bem decoradas, com meias na lareira e biscoito de gengibre.

Pois bem, hoje nós vamos te apresentar 10 cidades no mundo onde a magia do Natal realmente acontece!

1. Nova Iorque (EUA)

Pode até parecer clichê, mas devido a tantos filmes gravados em Nova York durante o Natal que passam na TV há décadas, nossa grande referência é a Big Apple. Quem não tem vontade de vivenciar a festividade passeando entre as árvores sem folhas e elegantemente iluminadas por milhões de luzes brancas no Central Park durante uma tarde agradável com um pouco de neve caindo? Fazer asas de anjo na grama coberta, montar bonecos de neve, patinar no gelo e passear de carruagem com cobertores quentinhos para enfrentar o frio do inverno também são atividades simples, mas que habitam em nosso ideário natalino.

ny

Outra atração bem conhecida pelo mundo inteiro é imenso e tradicional ringue de patinação do Rockefeller Center, onde também é possível admirar a cada ano uma incrível Árvore de Natal, e é possível apreciar a vista da cidade toda decorada a partir do observatório do prédio.

2. Lapônia (FIN)

A terra-natal do Papai Noel não poderia ficar de fora dessa lista. Enquanto os americanos acreditam que essa lenda nasceu no Polo Norte, para os britânicos a figura icônica mora nas montanhas de Korvatunturi, na Lapônia. Lá é possível visitar a casa do senhor de barba branca, conhecer sua fazenda de renas e o seu correio exclusivo que recebe milhares de cartinhas de crianças do mundo inteiro (eu já mandei muita carta pra lá).

laponia

3. Reykjavík (ISL)

A capital da Islândia carrega uma programação extensa de eventos para alegrar os visitantes durante treze dias nessa época. Por exemplo, a missa de São Porlákure a caminhada de natal, que é liderada por um guia que fala sobre os costumes, a história, a arquitetura da cidade e proporciona os sabores das comidas islandesas.

reykjavik

4. Curitiba (BRA)

Você pode não saber, mas Curitiba é a capital do Natal no Brasil. A cidade toda se ilumina e oferece diversas atrações natalinas. Corais, feiras, espetáculos, concursos de decoração. O Coral do Palácio Avenida é o mais típico e atrai milhares de pessoas com a combinação de prédio ricamente iluminado, coro de crianças e fogos de artifício.

curitiba

Em São José dos Pinhais (região metropolitana, onde está o aeroporto) fica a casa do Papai Noel. É lá que no Natal se transforma em um pequeno parque temático cheio de atrações para as crianças.

5. Estrasburgo (FRA)

Na Europa é muito comum encontrar Mercados de Natal, e um dos mais famosos existe há mais de 500 anos, localizado em Estrasburgo. A Praça Broglie se torna uma verdadeira feira aberta, em que são encontrados diversos artefatos, opções gastronômicas e adornos relacionados à festividade.

estrasburgo

6. Bruxelas (BEL)

A cidade de Bruxelas tem seu próprio evento de Natal chamado Winter Wonders, com festividades até 1º de janeiro de 2017 em várias localidades interconectadas no centro antigo: Grand-Place, praça considerada a mais bela do mundo pelo escrito Victor Hugo; ao redor de La Bourse, prédio de 1873 no qual Rodin contribuiu na decoração; Place de la Monnaie, a Ópera Nacional da Bélgica; Place Sainte-Catherine, onde fica a igreja de mesmo nome construída sobre as fundações da original do século 14; e Marché aux Poissons, o mercado de peixes da capital.

bruxelas

Com uma pista de 60 metros de patinação no gelo, roda gigante e mais de 200 barracas, o mercado de Natal de Bruxelas é o mais importante da Bélgica (mas não o único). O mais marcante é o show de luzes que iluminam a cidade com bandas, coros e concertos.

7. Saint-Hippolyte (CAN)

A menos de 50 quilômetros de Montreal, a pequena, rústica e gelada cidade de Saint-Hippolyte, dá acesso à Vila do Papai Noel. Fazer carinho nas renas, ver as dezenas de outros animais da fazendinha, andar de pônei, divertir-se em várias opções de brinquedos na neve, explorar a casa do Papai Noel e tirar foto com ele ao lado da lareira são algumas das atrações que encantam as crianças (e os adultos).

saint-hippolyte

8. Gramado (BRA)

Em Gramado tem Natal o ano inteiro, quando a gente passou lá em Julho, vimos o bom velhinho passeando pela cidade. Mas a festa oficial começa no dia 30 de outubro, quando os pisca-piscas são acesos. O evento se repete diariamente até a noite de 24 de dezembro. Simultaneamente, as casas abrem as portas e jardins para enfeites relacionados ao bom velhinho. Outra atração é o tradicional desfile temático que atrai milhares de pessoas todos os anos.

gramado

Canela está do lado, e também tem muitas atrações de Natal.

9. Paris (FRA)

A Cidade Luz tem um Natal à altura. Alguns dizem que Paris fica até mais bonita no inverno, o que não é tão surpreendente ao se considerar que, neste Natal, nada menos que 130 ruas e praças estarão ricamente decoradas com luzes de todas as cores imagináveis – o que já é suficiente para muitas fotos e recordações a serem lembradas por anos.

paris

No mercado de rua natalino da Champs-Elysées, à sombra da Torre Eiffel e também na frente da Prefeitura ficarão três ringues de patinação, uma tradição na cidade, assim como os carrosséis para as crianças, que serão gratuitos em quase todos os parques, com especial atenção aos clássicos em madeira do Hôtel de Ville, Tuileries e Jardin du Luxembourg.

10. Londres (ING)

Quando em Londres, aja como os britânicos. Ou seja, depois do seu chá da tarde, talvez do tipo English Breakfast com uma fatia de bolo Victoria, assista a mensagem de Natal da Rainha Elizabeth II na TV e, em seguida, saia para aproveitar a cidade. Vá preparado para encarar temperaturas muito baixas ao dar uma volta na roda gigante do Hyde Park e apreciar a decoração de Natal lá em cima e os pratos típicos lá embaixo.

londres

O Palácio de Buckingham e o Palácio de Kensington recebem decoração especial, assim como a gigantesca loja de departamentos Harrods, que se supera a cada ano.

Deixo vocês com o clipe da minha música favorita do meu filme de Natal favorito, que por acaso (ou não) se passa em Londres. Boas Festas!


Imagens:

Viajanet/NB Press Comunicação
Royal Holiday/BM Brasil
NatalCuritiba
E-Londres

Anúncios