O Mapa Kodak de Fotografia de Viagem

Quem curte viajar e fotografar vai gostar de saber mais sobre o Kodak Picture Spot. Fotografia de viagem em locais escolhidos pela Kodak. Lugares deslumbrantes com placas apontando o melhor ponto para fotografar a vista. Vem viajar e fotografar com a gente!

disney-kodak-spot-a-bussola-quebrada

Gosta de viajar e fotografar? A Kodak começou assim.

O público de viagens tem gostos diferentes. Alguns viajam silenciosamente, sem deixar rastros, apenas contam por onde passaram na forma de experiência de vida e sabedoria. A gente aprende muito viajando. Outros, sempre trazem lembranças da viagem e depois vendem tudo pela internet ou numa liquidação de garagem. Tem gente, como nós de A Bússola Quebrada, que fotografa e depois conta. E tem um novo tipo de viajante que faz self o tempo todo. E às vezes até esquece de olhar em volta para ver o que há de bom.

O importante é que todo mundo se divirta.

Mas a ideia de fotografar os caminhos por onde passa é um desejo antigo dos viajantes.

kodak-picture-ahead_a-bussola-quebrada

Num tempo em que poucos tinham carro, a Kodak já pensava em fotografia de viagem.

A empresa Kodak começou em 1888 porque seu fundador, George Eastman, viu uma paisagem maravilhosa, mas teve que guardar apenas na memória. Chateado com isso, começou a Kodak, para oferecer máquinas fotográficas acessíveis a todos os consumidores.

placa-disney-picture-spot-a-bussola-quebrada

A placa da Kodak Picture Spot – Bom lugar para fazer sua fotografia.

Aqui fica uma lição de pioneirismo. Numa época em que não era comum viajar por lazer e o conceito de turismo praticamente não existia, um visionário percebeu que a fotografia se tornaria algo comum, banal. E foi o que houve.

kodak-1920-picture-ahead-kodak-as-you-go-a-bussola-quebrada

Ainda nem haviam estradas, carros eram caros, mas a George Eastman imaginou que um dia, todos iriam viajar. E fotografar!

Uma lenda na propaganda mundial e também uma tremenda boa ideia de negócios foi a Fotografia de Viagem Kodak, que foi chamada nos Estados Unidos de Picture Spot. Funcionava assim, placas eram instaladas pela Kodak em diversos postos dos Estados Unidos, com os as palavras Picture Ahead (imagem à frente) avisando que em seguida apareceria uma paisagem ou um monumento, ou uma vista muito legal. O que significava que a família feliz em férias deveria preparar a câmera – Kodak, claro – para uma foto.

kodak-photo-spot-disney-a-bussola-quebrada

A placa Kodak Picture Spot acabou virando atração.

Com o tempo, a propaganda de locais pelos Estados Unidos se resumiu aos parques da Disney. Estes mais fáceis de encontrar. O formato era o mesmo. A placa mostrava o melhor lugar para uma fotografia da atração, do brinquedo, com ou sem pessoas. E aos poucos, as placas acabaram se tornando a própria atração. As pessoas começaram a fazer fotos ao redor das placas.

Nos parques da Disney, essas placas são chamadas de Kodak Picture Spot. E como a Kodak está passando por uma fase de reestruturação, já existe outra companhia aproveitando a ideia. Tem quem é criativo, e tem quem só copia.

O Livro Picture Ahead

kodak-photo-spot-mapa-disney-a-bussola-quebrada

Mapa da Kodak Picture Spot em Magic Kingdom.

Com o tema das placas Picture Ahead, a professora Lívia Aquino publicou um livro intitulado Picture Ahead – A Kodak e a Construção do Turista Fotógrafo, resultado do apoio à cultura do XV Prêmio FUNART Marc Ferrez de Fotografia 2015.

Capa do livro Picture Ahead – A Kodak e a Construção do Turista Fotógrafo

Capa do livro Picture Ahead – A Kodak e a Construção do Turista Fotógrafo

O tema de viajar e documentar, guardar a imagem, querer tornar eterno algo que vemos por segundos, nosso apego aos momentos, é ao mesmo tempo poético, carinhoso e desesperado. Não queremos perder aquele instante, não queremos que o presente se torne passado. E a fotografia eternizou nossas alegrias e segundos mágicos. E se ainda nos falta um jeito de viver de novo os bons acontecimentos, a fotografia tem este toque de magia de poder guardar para além de nossa curta memória, algo que para nós é precioso.

cores-vivas-kodak-1980-a-bussola-quebrada

Quem tem mais de 30 vai lembrar desse comercial. As cores vivas da Kodak se mexiam.

Uma breve palestra sobre o livro Picture Ahead – A Kodak e a Construção do Turista Fotógrafo, da Profa. Dra. Lívia Aquino, pode ser acessado via Youtube.

Palestra Picture Ahead – Profa. Dra. Lívia Aquino

Picture Ahead – A Kodak e a Construção do Turista Fotógrafo, da Profa. Dra. Lívia Aquino

E para quem quiser saber mais sobre o livro, está disponível para download.

Picture Ahead, livro digital – Versão digital do livro contemplado no Prêmio Funarte Marc Ferrez 2015.

Este projeto é um desdobramento da tese de doutorado defendida em 2014 no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com bolsa de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Parte da pesquisa aconteceu no arquivo da George Eastman House, atual George Eastman Museum.

E para quem quiser saber mais sobre a Kodak, aqui tem um documentário muito bem feito:

Kodak – George Eastman “The Wizard of Photography”

.

Anúncios