Carta de Despedida a Londres

Londres é magnífica e a Inglaterra é rica em diversidade, história e lições. Toda viagem um dia acaba e agora é hora de retornar. Hoje nos despedimos de Londres levando para sempre as lições aprendidas.

Quadros com montagens das fotos de Banksy nas ruas de Londres.

Quadros com montagens das fotos de Banksy nas ruas de Londres.

Hoje estamos de partida, querida Londres. Você nos recebeu bem. Obrigado.

Você nos recebeu bem, mesmo com seu clima soturno e frio vez ou outra. Mesmo com o céu cinzento em alguns dias, e sendo brasileiros, queríamos ver neve. Acho que vi alguns riscos brancos caindo de bem alto no céu, bem no começo da primavera.

Queríamos ver cultura, e você nos mostrou pessoas andando pelas ruas sem serem molestadas por quem, a exemplo do Brasil, prefere ouvir som alto sem perguntar aos demais se gostam daquilo. Londres, você nos ensinou que existem fones de ouvido, e devem ser bem baratos, porque todos usam. Obrigado, Londres.

ponte-de-londres-london-bridge-a-bussola-quebrada

A Ponte de Londres.

Você nos ensinou que uma mesma cidade pode ter centenas de estações de Metrô, Underground, ou Tube, e servir a todas as pessoas, de várias classes sociais, que o Metrô pode sim ser eficiente e limpo e que há como oferecer um transporte de qualidade para todos os cidadãos. E mais do que isso, Londres, você nos mostrou que não há lugar para vendedores ambulantes e pedintes no Metrô. Obrigado, Londres.

cabines-telefonicas-londres-london-a-bussola-quebrada

As legítimas cabines telefônicas da Inglaterra. Em Londres, as pretas têm wi-fi.

Você nos mostrou também que nós aqui do Brasil deveríamos ter investido mais em trens, Londres. Os trens que ligam toda a cidade e que ligam cidades distantes umas às outras. Vimos isso quando fomos a Kew Gardens e Liverpool. Obrigado, Londres.

Também quero te agradecer por nos mostrar que a lei precisa ser dura para ser respeitada. E que mesmo em épocas difíceis como essa em que vivemos, em que as pessoas comuns preferem o Brexit, seus cidadãos escolhem votar em um descendente de imigrantes para ser seu prefeito, mesmo sendo ele muçulmano, e chamado Sadiq Khan. Parece-me, querida Londres, que você entendeu que vivemos todos no mesmo mundo, e há espaço neste mundo para várias religiões, opiniões e liberdade de pensamento. Obrigado, Londres.

prefeitura-londres-margens-tamisa-shard-building-a-bussola-quebrada

Prefeitura de Londres.

Você também nos mostrou que quando a lei funciona, a cidade é limpa, as pessoas se respeitam, o asfalto não tem buracos e parece um tapete e o comércio pode prosperar e gerar empregos.

Você não nos escondeu seus defeitos, Londres. Você tem idosos nas ruas, tem mendigos, tem diferenças sociais, mas tem saúde pública gratuita para todos e está se esforçando em melhorar.

coluna-de-nelson-trafalgar-square-a-bussola-quebrada

Trafalgar Square. Monumento ao Almirante Nelson.

Você nos mostrou as dificuldades de habitação. Seu cinturão verde está ameaçado, as pessoas querem construir casas nas áreas rurais e de preservação. Mas você tenta conciliar desenvolvimento e respeito à natureza. Você nos mostrou que é possível despoluir um rio ainda maior que o Tietê, em São Paulo. Eu vi peixes no Tâmisa. E você tem lindos jardins e parques, Londres.

rio-tamisa-thames-river-london-eye-a-bussola-quebrada

Rio Tâmisa, em Londres.

Nos dias que estivemos aí, vimos a força e a tradição mercantil em todos os lugares que fomos, como o seu mercado louco de Camden Town e o Mercado Municipal. E vimos que você cresce, Londres. E cria arte. E tem galerias e museus fantásticos, como a Euston, a Tate Modern e o Museu de Londres.

tamisa-thames-london-eye-a-bussola-quebrada

O Rio Tâmisa e a London Eye.

Vimos atrações divertidas, como a London Eye e o Museu de Madame Tussauds.
E tivemos aulas de história e política em nossas visitas à Catedral de Saint Paul e às Casas do Parlamento. E fizemos tudo isso usando o Metrô.

rainha-elisabeth-londres-saint-paul-the-one

Catedral de Saint Paul.

Adoramos te conhecer, Londres. E sentimos uma tristezinha em ter que partir. Mas vendo o que você fez tão bem aí, acho que podemos aprender muito com você e fazer o mesmo em nossas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

E fomos usar seu aeroporto, Heatrow, só para ver como é grande, bonito, e funciona.

aeroporto-a-bussola-quebrada

Aeroporto de Heatrow, o mais movimentado da Europa.

E mesmo com tanta gente diferente entre si, você funciona, querida Londres. E seus habitantes nos receberam bem, Londres. Até seu taxista nos deu um presente de despedida. Torcedor do Arsenal, presenteou-nos com um escudo do time, que tirou do retrovisor do próprio carro para não esquecermos de sua hospitalidade. Amamos você, Londres!

big-ben-parliament-square-casas-do-parlamento-a-bussola-quebrada

Big Ben, o mais famoso relógio do mundo.

E amamos seus black cabs, seus double deck buses, suas cabines telefônicas e ouvir o som musical do Big Ben.

Vamos tentar mostrar em nossas cidades o que aprendemos de bom com você.

Obrigado por nos receber, Londres. Espero que tenha gostado de nós também.

reis-e-rainhas-madame-tussauds-museu-de-cera-a-bussola-quebrada

As cabeças coroadas da Inglaterra.

.

Anúncios