ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Ano novo chegando! E 2017 será Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Turismo consciente, promovendo crescimento, compreensão e já com uma agenda de tarefas para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

terra-e-lua-a-bussola-quebrada

Um único mundo. É tudo que temos. Precisa durar para todos.

O ano de 2017 vem com muita expectativa de dias mais prósperos, de fechar um ciclo difícil, com o desafio de fazer a economia mundial voltar a crescer. Novamente, todos temos a oportunidade para fazer melhor do que fizemos, e com o turismo, conhecer lugares novos, suas maravilhas e alegrias, mas também suas necessidades. Temos a oportunidade de criar algo novo, renovar nossas vidas e mudar atitudes para um mundo que seja para verdadeiramente para todos. Podemos nos colocar no lugar de outra pessoa, de terras exóticas e distantes e conhecer sua cultura e saber o que a riqueza do conhecimento pode ajudar para uma humanidade mais próxima, mais justa e atuante. E também podemos sentir de perto a dor de nosso semelhante e entender nosso papel para criar um lugar que seja bom para todos.

onu-a-bussola-quebrada

Edifício das Nações Unidas em Nova York.

A ONU – Organização das Nações Unidas – declarou o ano de 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Vamos ver o que isso significa:

Turismo Sustentável

Pela definição da OMT – Organização Mundial do Turismo – Turismo sustentável é aquele que preserva o meio-ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico daquela atividade turística para a atual geração e também para gerações futuras, não apenas como visitantes e turistas, mas também para aqueles que vivem daquela atividade econômica.

Entenda a proposta da ONU sobre Turismo Sustentável

Sustentabilidade

Sustentabilidade, que por anos foi apenas um conceito, agora é também um princípio de negócios, em que o bem natural permanece, sendo usado de forma racional, para gerar benefício para esta geração e existir em quantidade suficiente para as gerações que virão. O conceito procura utilizar sem esgotar, ou seja, extinguir ou destruir o recurso.

onu-17-objetivos-a-bussola-quebrada

ONU – 17 OBJETIVOS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

Então, quando formos viajar em 2017, é bom lembrar que toda atividade econômica deve pensar em existir ainda por muitas gerações, e para isso, o barqueiro que leva pessoas a um passeio de escuna deve ter o rio para navegar, o mar limpo, cheio de peixes, para mostrar aos turistas de hoje e do futuro, e isso significa evitar e punir desastres ambientais como o ocorrido no Rio Doce, que começou por Mariana, Minas Gerais, e atingiu o mar, causando danos ao meio-ambiente.

Significa também evitar desastres em cidades, como alagamentos, construções de casas em áreas de risco, preservar águas e mananciais, como explicado na exposição Des.cobertos, em nosso post de Caminho das Águas em São Paulo.

Significa comprar produtos de artesanato que preservem o meio-ambiente, com consumo responsável, sem desmatamento, com replantio de árvores, compensação ambiental e respeito à natureza.

17-onu-objetivos-a-bussola-quebrada

ONU – 17 OBJETIVOS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

Um ano declarado como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento quer dizer que para termos mais que 2017, para termos futuro, temos que saber cuidar, preservar e utilizar recursos com sabedoria.

Mas para que haja consumo sustentável, devemos garantir que todos possam ter acesso aos bens que os recursos naturais oferecem. Como alimento, moradia, vestuário, educação, emprego.

17-objetivos-onu-a-bussola-quebrada

ONU – 17 OBJETIVOS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

Turismo Sustentável gera empregos, renda, estimula o crescimento de pequenos vilarejos, oferece futuro para os trabalhadores, evita o êxodo rural, diminui o inchaço das grandes cidades e preserva a natureza, a cultura e a dignidade humana.

Para termos em 2017 um Feliz Ano Novo, e para continuarmos tendo novos anos, e felicidades, precisamos saber viajar para aprender, para conhecer e para criar um mundo melhor para todos.

Faça turismo em 2017. Faça turismo sustentável.

Feliz ano novo!!

Earth in Space

Um mundo para todos.


Saiba mais sobre Sustentabilidade e sobre 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento:

Site das Nações Unidas, Agenda 2030 – https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

ONU – Desenvolvimento Sustentável – http://www2.unwto.org/tourism4development2017

2017Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimentohttps://nacoesunidas.org/onu-declara-2017-o-ano-internacional-do-turismo-sustentavel-para-o-desenvolvimento/

   

.

Anúncios