Quando um Monstro chama

Sete Minutos depois da Meia-Noite. A hora do Monstro. O livro que se tornou filme. A história que criou vida. Adaptação fiel do best-seller de Patrick Ness,  Sete Minutos depois da Meia-Noite envolve o público no ambiente sombrio, denso e ao mesmo tempo libertador do livro. Leia, assista, emocione-se. Você saíra da sala de cinema transformado.

destaque-sete-minutos-depois-da-meia-noite-monstro-a-bussola-quebrada

Quando um Monstro chama.

Ao ler o livro Sete Minutos depois da Meia-Noite, de Patrick Ness, fiquei imaginando: Puxa, que grande filme este livro daria. E mais gente parece ter pensado o mesmo que eu.

O escritor estadunidense, atualmente morando em Londres, chega a fazer uma confissão em dado momento do livro. Parece pedir desculpas a seus amigos e parentes por visitá-los tão pouco. Afinal, “Americanos têm poucos feriados”. Também se recente de perder sua linguagem nativa para expressões ‘ianques’, e de não estar por perto como gostaria.

Assim é com todo o livro. E com o filme. As pequenas alegrias que parecem ser o ponto alto de nossas vidas. O prazer que encontramos em coisas banais, mas que são os momentos que mais lembramos. O abraço em quem amamos, os gestos de bondade, os detalhes inesperados numa demonstração de amor.

Sete Minutos depois da Meia-Noite é um livro de 2011. Se tornou filme e estreia no Brasil em 06 de janeiro. É recomendado a todos que são capazes de viajar em suas memórias e trazer de volta boas recordações e também encarar horas difíceis.

monstro-sete-minutos-depois-da-meia-noite-monstro-a-bussola-quebrada

Você sabe que a sua verdade, a verdade que você esconde, Conor O’Malley, é o que você mais teme…

Numa noite fria, o pequeno Conor O’Malley é visitado pelo mais improvável dos messias. Um enorme Monstro sai de uma árvore de teixo do alto do cemitério e chama por ele, exatamente Sete Minutos depois da Meia-Noite. O Monstro, no filme, é sombria e brilhantemente dublado por Liam Neeson.

Conor está preocupado com sua mãe doente, uma avó que parece não se importar com ele, o pai ausente em outro continente e um grupo de valentões, exercendo todo o terror do bullyng contra ele diariamente. E um horrendo pesadelo recorrente todas as noites.

sete-minutos-depois-da-meia-noite-monstro-a-bussola-quebrada

Capa do Livro e poster do Filme Sete Minutos Depois da Meia-Noite.

Tudo de que ele não precisava era de um assustador Monstro vindo de dentro de um cemitério, atormentá-lo noite após noite para fazer ameaças, debochar dele e contar histórias que Conor não compreende. Sim, contar histórias. Mas, como o livro diz, “histórias são criaturas selvagens”.

O maior destaque do filme fica sem dúvida para Lewis MacDougall, que não interpreta, vive cada momento com a intensidade emocional que apenas os mestres de idade avançada são capazes de apresentar. Acompanhar a evolução do filme é lembrar das palavras e das linhas do livro, letra por letra, cena por cena. A adaptação mais fiel que vejo de um livro em muito tempo.

Vá ver o filme, leia também o livro. Os dois contam uma história forte, cheia de surpresas. E apesar de não haver muito de novo na história principal, solidão, doença, bullyng, dores do crescimento, há uma interpretação absurdamente madura e intensa, e toda a narrativa de Patrick Ness é hábil em contar histórias que poderiam ser banais e repetitivas acrescentando reviravoltas inesperadas e fugindo dos clichês.

A Monster Calls, título original em inglês, tem sua força diminuída, como de hábito, por um título que sabe-se lá quem inventou, ou com qual propósito, mas, fica o aviso, não se deixe enganar pela falta de respeito ao original. O filme é emocionante e vai gerar muita conversa e pensamentos profundos em quem assistir.

Sete minutos depois da meia-noite
Patrick Ness
ISBN: 978.85.8163.824-9
O filme estreia em 05 de janeiro de 2017.

.

Anúncios