A Princesa e as cores do Brasil – Exposições do MAR

Encontramos o Brasil, em cores e estórias, no Museu de Arte do Rio. Vimos exposições que nos encantaram e que vão te encantar também. Vem ver!

Vista da cobertura do MAR

Aproveitamos as férias para visitar museus. Primeiro porque a gente gosta e segundo porque era um oásis refrescante no calor do Rio de Janeiro.

Começamos pelo MAR, o Museu de Arte do Rio. Meu preferido. Vimos exposições que entraram em cartaz no final de 2016 e outras que terminarão no começo de 2017.

Enquanto bebo a água, a água me bebe” é a exposição da artista Lucia Laguna e fica em cartaz até 05 de fevereiro. Paisagens irreais. Novas formas. Ou velhas formas vistas de uma forma diferente.

exposica-mar-a-bussola-quebrada

Poucas fotos nesse dia. Mais observação!

Em “Meu mundo teu” Alexandre Sequeira reúne projetos que têm em comum a fotografia e o interesse pelo outro. Olhe pelos monóculos espalhados, veja as fotos de Tião, veja lugares tão perto e tão distantes.

meu-mundo-teu-mar-a-bussola-quebrada

Projetos diferentes, que formam uma unidade.

As obras foram doadas para o acervo, e a exposição pode ser visitada até julho.

A Cor do Brasil

Uma exposição sobre a arte feita no Brasil e que retrata o Brasil. Parece confuso? Então comece pelas pinturas feitas no início do período colonial por artistas europeus contratados e viaje até fotografias atuais feitas por artistas brasileiros.

a-cor-do-brasil-mar-a-bussola-quebrada

Lindas telas de Franz Wiessmann, ele também está no Memorial da América Latina.

Pintores famosos e quadros que sempre ouvimos falar mas tivemos poucas chances de ver pessoalmente. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segal, Alberto Guignard, Candido Portinari, Lygia Page… ok, acho que você já entendeu.

Obras icônicas da Semana de Arte Moderna de 1922 ou de uma das Bienais de São Paulo.

a-cor-do-brasil-2-mar-a-bussola-quebrada

A criança feliz tirando foto com um Volpi.

Revimos algumas [obras] conhecidas e admiramos aquelas que vimos pela primeira vez. Nada mais encantador do que olhar e pensar “esse quadro é da Tarsila”, “esse vimos naquela exposição em São Paulo” ou ainda, “fiz um trabalho sobre esse quadro anos atrás, mas nunca o tinha visto pessoalmente”.

Exposição linda e rica. Mas que está acabando. Então corre pro MAR até o dia 15 de janeiro!

Leopoldina, princesa da independência, das artes e da ciência

Uma mulher. Uma das personagens mais importantes da independência e da modernização do Brasil.

leopoldina-mar-a-bussola-quebrada

Uma exposição rica sobre o período colonial brasileiro e a cultura do século XIX.

A exposição percorre a vida da princesa, e conta seus dilemas no casamento arranjado, problemas com a adaptação em um país de cultura e clima tão diferente, seu protagonismo político, sua importância para as artes e ciências do Brasil.

Essa exposição fica em cartaz até 26 de março.

Dicas de viagem:

O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5.

Horário: Terça a domingo, das 10 às 17h.

O ingresso custa R$ 20,00 (cariocas, moradores do Rio e os contemplados pela legislação pagam meia. Nas terças a entrada é gratuita.

Para saber mais detalhes sobre as exposições: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br/exposicoes/atuais