15 dicas para curtir uma trilha e voltar bem.

Vai pegar uma trilha?! Para aproveitar bem o passeio, aqui vão algumas 15 dicas de trilha para você curtir a aventura com segurança e voltar mais vezes!

companheiros-de-viagem-a-bussola-quebrada

Quem conhece A Bússola Quebrada sabe que sempre que possível entramos numa trilha em mata fechada, cavernas, picos e os mais variados terrenos.

Com alguns anos de experiência em trilhas, vamos compartilhar com você um pouco do que aprendemos em um listão de 15 dicas para fazer uma trilha com segurança, sem se machucar e voltar cheio de boas histórias para contar.

1 – Pesquisa do local e as condições climáticas.

O local da trilha determina suas escolhas em equipamento, alimento e roupa. A época do ano deve ser considerada. Descubra também o que puder sobre o terreno e o clima para a data da viagem. Já falamos aqui sobre APPs de previsão do tempo. Use.

2 – Planeje o percurso.

Veja o melhor caminho, o mais seguro, o que tem rotas de socorro caso alguém se machuque e tente passar perto de lugares habitados. Você quer se isolar? OK, mas tenha sempre um plano de fuga. Planeje lugares de parada, considerando a dificuldade da trilha, a distância do trajeto, a experiência do grupo e os lugares mais seguros.

companheiros-de-viagem-escalada-trilha-a-bussola-quebrada

3 – Respeite seus limites e os limites dos outros.

Conheça seus limites. Essa regra serve para todos. Seja em uma trilha simples ou em escaladas, saiba quando parar, descansar, se alimentar. Respeite sua sede e entenda que nem todo mundo vai ter a mesma resistência que você. Veja como o grupo reage e se achar necessário, volte. A trilha estará sempre lá para outra tentativa.

4 – Preparação

A preparação é você fazer ao menos duas caminhadas longas antes da trilha. O ideal é que durante os dois dias de treino, você consiga fazer, pelo menos, um terço da trilha.

5 – Alongamento.

Seu corpo está frio. Lembre-se de correr um pouquinho, esticar os braços e pernas, fazer exercícios de alongamento, testar calçados e roupas, ajustar o peso e o equilíbrio da mochila e então colocar o pé na estrada.

randonnee-roubion

6 – Primeira refeição

No café da manhã, só o cafezinho não ajuda. Tente frutas para obter energia com os açúcares naturais. Tente também um pouco de carboidratos, como frios. Pão vai bem. A massa vai ajudar a dar sensação de saciedade. E banana tem cálcio, o que evita câimbras. Coma um pouco a mais do que em um dia normal. Você vai sentir fome na trilha. Mas nada de “lasanha ou feijoada”. Comer demais só vai te prejudicar na caminhada.

7 – Uma boa noite de sono antes e depois.

Trilhas são feitas de manhã cedo. Então, durma cedo antes do percurso. E quando terminar a trilha, seu corpo estará cansado, talvez dolorido. Recuperar-se bem é essencial para evitar dores nos dias após a trilha, então, durma cedo.

trilha-sinistra-a-bussola-quebrada

8 – Cantil.

Você vai precisar se hidratar. Se não tiver cantil, use um squeeze ou mesmo uma garrafa de refrigerante. O ideal é que seja uma garrafa pequena. Aquelas embalagens de 600ml são fáceis de carregar, mas pense que sua trilha deve ter lugares para você reabastecer. Nada de cerveja na trilha. Especialmente em escaladas. Você vai ter mais sede, o álcool vai consumir e eliminar líquidos mais rapidamente e você vai se cansar. E se exagerar, pode se machucar.

9 – Comida.

O sanduíche e as barrinhas de cereal serão seus melhores amigos. Chocolate é bom para dar energia. Evite chicletes. A mastigação consome oxigênio e você vai se cansar mais rápido.

selvagem-trilha-a-bussola-quebrada

10 – Boné e protetor solar.

Seja verão ou inverno, você precisa proteger a pele. Em trilhas, você estará mais exposto ao vento e ao sol. Use boné, protetor solar e prefira camisetas com manga. E se for fazer algum tipo de escalada, lembre-se de usar luvas.

11 – Repelente.

Evite os insetos usando bons repelentes. Atenção especial com as orelhas e pescoço.

vida-selvagem-trilha-a-bussola-quebrada

12 – Calçado adequado.

Cada terreno tem suas particularidades. Use calçados resistentes, leves, confortáveis. E um alerta especial: se você comprou um calçado especialmente para a trilha, use-o antes nas trilhas de preparação. Um calçado novo pode ser uma tortura. E lembre-se de levar um par de tênis reserva caso o principal molhe ou estrague.

trilha-perigo-a-bussola-quebrada

13 – Roupas confortáveis e resistentes.

É sempre necessário levar ao menos dois de cada coisa: duas calças, duas blusas, dois pares de calçados. Roupa íntima é ao menos uma por dia. E não economize nos pares de meia. Um par de meias limpo e seco pode salvar sua vida.

Use meias grossas, prefira as de algodão. Protegem mais, são mais macias e absorvem bem a transpiração. Jamais escolha meias de tecidos sintéticos em trilhas! Elas provocam bolhas nos pés.

Roupinhas descoladas, jaquetas de couro, maquiagem e acessórios são peso desnecessário.

14 – Sempre em boa companhia.

Mergulho, alpinismo, trilha são esportes que ninguém deve fazer sozinho. E uma companhia agradável faz a viagem mais divertida.

trilha-a-bussola-quebrada

Depois das dicas, uma obrigação:

15 – Traga seu lixo de volta!

Uma regra de aventuras ao ar livre é deixar apenas pegadas e tirar apenas fotos. Reserve espaço na mochila para trazer todo o seu lixo de volta. A natureza deve ser preservada, para haver natureza para os outros e para você também.

Divirta-se! E se for a lugares legais, faça fotos e mande para nós. Queremos ler suas histórias!

 

 

.

Anúncios