O Pateo do Collegio – São Paulo nasceu aqui.

Hoje é aniversário de São Paulo visitamos o Pateo do Collegio, local onde foi fundada a cidade. O Colégio Anchieta é museu, atração turística, história preservada e espaço fé para muitas pessoas. Conheça o local de nascimento de São Paulo.

patio-do-colegio-sao-paulo-a-bussola-quebrada

Fachada do Museu de Anchieta, que faz parte do conjunto Pateo do Collegio.

Aqueles dois monges Jesuítas, cansados da subida da Serra do Mar, depois de muitos dias de jornada foram param entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, num lugar que chamaram de Piratininga.

Como a terra era “mui sadia, fresca e de boas águas”, como deve ter dito José de Anchieta, resolveram fazer daquele lugar, bem próximo à choupana do Cacique Tibiriçá, uma pequena escola. Ao que Manoel da Nóbrega provavelmente completou: terra de “ares frios e temperados como os de Espanha”.

pateo-do-collegio-sao-paulo-a-bussola-quebrada

O Colégio Anchieta, ou Pateo do Collegio, visto do alto. Foto: Wikipedia.

O local cresceu, e o colégio de Jesuítas acabou dando início, juntamente com os índios do planalto do Piratininga, a uma cidade imensa, que conserva até o hoje o Colégio Anchieta, mais conhecido como Pateo do Collegio, escrito assim mesmo, a grafia antiga, abrigando museu e capela jesuíta, o Museu Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Biblioteca Padre Antônio Vieira, diversas atividades e Oficinas Culturais.

O pequeno empreendimento dos dois monges acabou dando origem a uma megalópole com nome de santo. São Paulo.

pateo-do-collegio-anchieta-sao-paulo-a-bussola-quebrada

O Complexo arquitetônico é formado por vários e antigos edifícios. Foto: Google Maps.

São Paulo leva o nome do santo que era apóstolo. O que foi transformado. O apóstolo culto, estudado. Mas também leva muitos outros santos. Como a Santa Ifigênia, viaduto, rua e santa milagreira dos micreiros que compram peças, programas piratas e aparelhos elétricos ou eletrônicos e fazem milagres com PCs, notebooks e celulares.

Tem São João, a avenida das músicas antigas e chorosas, como Sampa e Ronda.

sao-joao-a-bussola-quebrada

Sampa e Ronda são músicas que se passam no centro de São Paulo e citam a Avenida São João, que está bem perto do Pateo do Collegio.

Tem a Santa Sé, enorme Catedral bem ao lado do berço onde nasceu a cidade.

catedral-se-sao-paulo-a-bussola-quebrada

Catedral da Sé, bem próxima ao Pateo do Collegio.

E São Paulo acabou dando origem, séculos depois, a muitos outros santos, como Santo André, São Bernardo e São Caetano, o famoso ABC de São Paulo.

Lembro-me da placa preta, de dois metros, com letras em branco, com os dizeres em várias línguas “Aqui foi fundada a cidade de São Paulo”. Antes estava mais ao centro do Pateo. Atualmente, ficou escondidinha num canto, mas ainda atrai os cliques de turistas do mundo inteiro.

metro-a-bussola-quebrada

Para chegar à região central de São Paulo é mais rápido usar o Metrô.

Hoje, o enorme casarão branco, em estilo imperial, rústico, com sua enorme calçada, localizado na rua São Bento, outro santo, e de costas para a Zona Leste da cidade, está rodeado de prédios de órgãos da Justiça brasileira.

Todo o entorno é um complexo de bonitos prédios de diferentes épocas do Brasil Colônia, Brasil Império, Segundo Reinado, República e Redemocratização. Todo o conjunto é tombado pelo Patrimônio Histórico.

maquete-sao-paulo-a-bussola-quebrada

Maquetes, desenhos, fotos, no Museu Histórico do Pateo Collegio. Foto: Site Pateo do Collegio.

O Museu de Arte Sacra do Pateo do Collegio conta hoje com um acervo de 800 peças, além de maquete, mapas, desenhos e fotografias da cidade de São Paulo, desde os primeiros anos de funcionamento do Colégio.

Quem olha do Pateo do Colégio, que é lugar alto, ainda ver boa parte da cidade, vê edifícios famosos, acompanha o intenso movimento da região central, pode parar par um café e se esconder do sol, que parece ser sempre mais forte no Centro da cidade.

São Paulo, alcançada pelos jesuítas em 1553, teve sua primeira missa celebrada em 25 de janeiro de 1554. A São Paulo de Piratininga cresceu para comemorar 463 anos e ser a maior cidade do hemisfério sul.

arte-sacra-pateo-do-collegio-sao-paulo-a-bussola-quebrada

As peças do Museu de Arte Sacra do Pateo Collegio. Foto: Site Pateo do Collegio.

 


Dicas de Viagem:

Com a  ajuda do Google, aqui temos um mapa da cidade de São Paulo e do local do Pateo do Collegio goo.gl/4oh0Ow

Lembre-se que você sempre pode ir de Metrô e descer nas estações Sé ou São Bento (outro santo!).

Este é o site oficial do Pateo do Collegiohttp://www.pateodocollegio.com.br/

E aqui você fica sabendo um pouco mais sobre São Paulo e a fundação da cidade – http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/a-cidade-de-sao-paulo

 

 

.

Anúncios