Movimento “Real Content” estimula arte urbana em São Paulo

Projeto Real Content transforma São Paulo em uma galeria a céu aberto com instalações de artistas como Bueno Caos, Magrela, a dupla 6emeia, entre outros.

guima-praca-por-do-sol_03

Obra de Guima na Praça do Pôr do Sol.

A arte urbana sempre foi uma forma de se expressar, de mostrar atitude e resistência. Este é o mote do Real Content, projeto inédito criado pela Y&R para TNT Energy Drink. A iniciativa vai presentear São Paulo com intervenções urbanas em espaços públicos e privados assinadas por cerca de 20 artistas, reconhecidos no Brasil e no mundo. 

Todos os temas de cada obra de arte foram criados pela agência com a coparticipação dos artistas convidados, com a proposta de provocar reflexões e conectar as pessoas com o espaço urbano.

O projeto contempla uma diversidade de técnicas, estilos e artistas com intervenções que vão desde desenhos e colagens em muros, passando por tapumes, grafites e instalações que serão doadas para a cidade. Para acompanhar o trabalho dos artistas, localizar endereços e até fazer um “tour” pelas intervenções espalhadas pelos bairros paulistanos, basta acessar o site www.tntenergydrink.com.br/realcontent .

6emeia_real-content_01

Banco sofá da Dupla 6emeia.

Até o final de março, São Paulo será presenteada com 22 obras de arte em diferentes bairros e regiões da cidade. Toda semana uma arte nova é realizada.

Conheça abaixo algumas obras que já estão na cidade:

1. Fachada do Espaço Cultural Mundo Pensante (na rua Treze de Maio, 825, Bixiga) expressa o tema “Não deixe o ‘ninguém tá nem aí pro que você tem pra dizer’ vencer. #PodeVir”. Sobre o artista: Bueno Caos, paulistano, conhecido por sua série de lambe-lambes “Pelé Beijoqueiro”, tem diversas obras espalhadas pelo Brasil, que misturam pintura, colagem e lambe-lambe.

2. Para celebrar o Aniversário de São Paulo (25 de janeiro), o artista Guima instalou “Paraciclos” em formato de coração em diferentes praças da cidade para incentivar a mobilidade urbana com bikes. O tema é “Não deixe o ‘mas a cidade é muito perigosa pra pedalar’ vencer”. Sobre o artista: Guima é conhecido por transformar seu trabalho em experiências que conectam o ambiente urbano e pessoas através de provocações de afeto, usando sempre o coração como condutor.

neto78_real-content_05

Quadra de Basquete de Neto78.

3. Renan Santos deixou sua obra, que representa o tema “Não deixe o ‘mas você vai sair vestido assim?’ vencer”, na rua Professor Serafim Orlandi, 300, Vila Mariana. Sobre o artista: o trabalho de Renan está em muros e tapumes de várias cidades do Brasil. As obras são produzidas em duas etapas: a primeira é a pintura digital, que depois é dimensionada, separada em várias partes para a impressão e cortada manualmente para ser aplicada no espaço selecionado.

4. Os artistas 6emeia, com o apoio de TNT, doaram oito bancos-arte para a recém-reformada Praça Ulisses Guimarães, no Brás, representando o tema “Não deixe o ‘mas pra que mudar?’ vencer”. Sobre os artistas: a dupla de artistas 6emeia é conhecida por fazer obras em superfícies, no chão ou em lugares que você precisa olhar para baixo para ver o trabalho. Daí é que vem o nome da dupla, fazendo alusão à direção para onde os ponteiros do relógio apontam quando é seis e meia.

5. O ilustrador e animador LAMBUJA mostra a nova fórmula da energia: E= T+N+T. Sua arte está na rua Mergenthaler, 933, Vila Leopoldina. Sobre o artista: o paulista LAMBUJA é artista e ilustrador. Suas ilustrações são ricas em cores, luzes e sombras, e retratam com riqueza nos detalhes, os corpos humanos.

guima-largo-da-batata_real-content_06

Paraciclos de Guima para o aniversário de São Paulo.

6. A grafiteira Magrela expressa sua arte sobre a força feminina na rua Fidalga, 44, Vila Madalena, com o tema “Não deixe o ‘isso não é pra mulher’ vencer”. Sobre a artista: Magrela é grafiteira, paulistana de origem nordestina e portuguesa. As mulheres dos grafites de Mag têm a cor laranja das terras do sertão nordestino e o olhar angustiante do morador da metrópole paulista.

7. Já o publicitário e ilustrador Neto78 deixou sua arte delimitando as marcações de uma quadra de basquete de um jeito diferente, num esforço conjunto da Y&R e da IDEAFIXA, para criar um espaço esportivo no meio da comunidade do Campo Limpo. Sua obra defende o tema “Não deixe o ‘não tem onde jogar’ vencer”. Sobre o artista: nascido e criado no Piauí, Neto78 é graduado em Publicidade, mas sua formação aconteceu de verdade desenvolvendo ilustrações feitas à mão e esculpindo bonecos com massinha de modelar.


Y&R:
Gê Rocha – (11) 3026-4558 / 99618-1215 –
ge.rocha@gruponewcomm.com.br
Tercio Silveira – (11) 3026-5023 –
tercio.silveira@gruponewcomm.com.br

Anúncios