5 dicas para deixar sua Mochila pronta para aventuras

Mochilão é uma aventura para poucos. Trilhas, camping ou viajar pelo mundo de mochila exige cuidados e planejamento. Veja 5 dicas para arrumar sua mochila e não esquecer de nada importante.

Coloque tudo dentro da mochila

Em nosso Listão de Dicas de Trilha, você viu a importância de noites bem dormidas, refeições e comida para a viagem. Também leu sobre roupas, repelente contra insetos, bonés e calçados adequados. Mas faltou falar de como preparar bem uma mochila. Este item é tão importante que mereceu um post só para o tema.

Você vai acampar ou fazer um mochilão e quer ter certeza de que escolheu uma boa mochila e de que não vai esquecer nada essencial? Leia nossas dicas de como arrumar sua mochila e o que levar dentro dela.

1 – Escolhendo a mochila certa.

Escolher a mochila certa para cada ocasião é muito importante.

Para simplificar, pense que a mochila ideal deve ter entre 7% e 20% do peso do viajante. O que quer dizer que um homem de 80 quilos deve levar uma mochila de 16 quilos. Para os iniciantes, isso não é dica, é alerta vermelho. Não se sobrecarregue.

A mochila deve ficar nas costas, sem chegar aos quadris e nem bater nas pernas. Isso atrapalha a caminhada.

Mochilas são pesadas em litros. O que quer dizer que você vai escolher uma mochila de capacidade entre 20 e 90 litros. Mais que isso, você não vai levantar a mochila do chão.

Coloque os itens juntos por categoria, como higiene pessoal em um bolso, remédios em outro, aparelhos eletrônicos em outro, roupas em um compartimento, e por aí vai.

2 – Quanto de peso levar?

Pense no trajeto.

Se você for passar a noite numa trilha longa, leve até 45 litros.

Uma caminhada de 20Km pede 10 litros de equipamento. Já uma caminhada de 10km pode ser feita com apenas 5 litros de material na mochila. Se sua caminhada for de até 5km, bem, você precisa mesmo de mochila para isso?

arrumacao-mochila-a-busola-quebrada

Viaje leve.

Roupinhas descoladas, jaquetas de couro, acessórios, roupas decotadas ou muito curtas vão estragar sua viagem. Pense no essencial, em proteger a pele de machucados, arranhões, quedas e insetos.

É hora de ser básico. Uma troca de roupas por dia e ao menos uma blusa para o frio e você terá o essencial para um dia de trilha.

Uma pessoa normal não precisa de mais de 1kg de comida por dia. E para se hidratar, dois litros de água são suficientes. Acrescente a higiene pessoal e você reduz o peso da sua mochila a 5 quilos. Você passeia leve e aproveita a aventura.

3 – Distribuição do peso na mochila.

Para ajudar no conforto e no equilíbrio, se estiver subindo, o peso maior da mochila deve ficar na parte de cima. Se estiver descendo, concentre o peso na parte de baixo. Você vai caminhar melhor assim e evitará quedas.

Evite deixar coisas penduradas. Você não quer escutar sua mochila chacoalhando por toda a trilha nem perder coisas, ou parecer uma árvore de Natal. Tente deixar tudo dentro da mochila e bem preso. Coisas grandes balançando podem atrapalhar seu equilíbrio e causar acidentes.

camping-mochila-organizando-a-busola-quebrada

Se você precisar mesmo de tudo isso, arrume deste jeito.

4 – Lembre-se do Essencial

O essencial pode ser diferente para cada situação. Acampamentos, trilhas, ou mochilões, é bom pensar que cada caso pede um planejamento adequado.

As dicas aqui são para situações básicas. Mas claro, se você for fazer algo mais puxado, como a gente visitando cavernas, vai precisar pensar em outros detalhes, como variedade de lanternas e capacetes.

Para acampamentos, itens como barraca, saco de dormir, colchonetes ou cobertores são vitais. Dormir ao relento pode ser uma experiência enriquecedora. Ou traumatizante. Depende da sua habilidade em planejar o passeio.

Pense em um material resistente, e que além de manter sua temperatura, ainda seja fino. Na mochila, todo espaço é vital.

Não ceda à tentação de usar um cobertor de casa. O melhor é ter uma peça apropriada para acampar. Os cobertores de casa costumam ser grossos, grandes. E não vão caber em mochila nenhuma. Pegar um cobertor pequeno e fino pode significar que você vai passar frio. Então, melhor ter um cobertor apropriado para acampamento ou saco de dormir. Pesquise. Há itens bons e baratos.

mochila-de-caminhada-acampar-homens-mulheres-a-busola-quebrada

Homem ou mulher, lugar de mochila é nas costas.

Toalhas?  Já ia esquecendo, não é?

Toalhas são obrigatórias em qualquer mochila, seja para onde for! Assim como os cobertores, as toalhas de casa são grossas e ocupam muito espaço. A melhor alternativa que encontramos até agora foram as toalhas de microfibra ultracompacta e absorvente. Elas dobram para caber numa nécessaire e secam rápido também, teve quem reclamou que essa toalha parece aderir à pele, e não escorrega. Mas esse desconforto é preferível a ficar molhado numa trilha ou no frio da noite.

E claro, não se esqueça de itens de higiene pessoal, roupas para troca e kit de primeiros socorros (especialmente se for acampar em lugar mais deserto).


Quer mais dicas? Temos um Listão que você precisa ler antes de fazer sua próxima aventura.


5 – Use Sacos plásticos para embalar suas coisas.

Uma última dica é separar os itens por categoria. Comida, camisetas, eletrônicos, meias, calças, roupa íntima, remédios, cada coisa em sacos plásticos. Para evitar que se molhem com chuva ou em rios e cachoeiras. Atenção especial a repelentes e desodorantes. Os frascos SEMPRE, vazam. Use um saquinho só para eles. Não deixe JAMAIS estes itens perto de sua comida.

Dica extra: Faça uma check list antes de viajar.

Viaje com planejamento e segurança e volte bem, com histórias e fotos para contar e mostrar aqui pra gente. Boa viagem!!

   

.

Anúncios