Arte para quem gosta de viajar de trem

Locomotiva, Maria-fumaça, trem, cavalo de aço, a máquina do progresso, ferrovia. Alguns dos nomes que descrevem o meio de transporte mais popular e econômico. Viajamos longas distâncias com o trem e temos fotografia e arte para mostrar, presentear e colecionar. Criada com carinho, para quem ama arte e adora viajar de trem.

smoking-mary-canecas-red-a-bussola-quebrada

Quer mais cores? Que tal azul, verde, amarelo, rosa. É só pedir!

Você já acompanha A Bússola Quebrada e esteve conosco em nossas várias viagens de trem. Com você nós fomos de Vitória no Espírito Santo até Belo Horizonte, em Minas Gerais, subindo a serra e atravessando vales, com o Trem da Vale do Rio Doce.

Também fomos a Petrópolis ver as locomotivas do tempo do Império, no museu imperial.

Em outra viagem, fizemos o roteiro de Tiradentes a São João del Rei, seguindo pela Estrada Real, conhecendo paisagens fantásticas e vivendo um pouco da história do Brasil-Colônia.

smoking-mary-flamula-a-bussola-quebrada

Flâmulas decorativas.

E claro que fomos até o Catavento Cultural ver várias máquinas movidas a vapor que deram origem ao trem movido a carvão, água e vapor, que aqui no Brasil recebeu o apelido de Maria-Fumaça.

Fomos de trem para Paranapiacaba e Santana do Paraíba. E visitamos estações de trem preservadas em Morretes, Curitiba, Paranaguá e Antonina, em nossas viagens pelo Sul do Brasil.

Temos até algumas fotos em Bento Gonçalves, de uma locomotiva e de trilhos, vagões e estação em perfeito estado. E de uma família de quero-queros morando nos trilhos.

smoking-mary-blusa-a-bussola-quebrada

Exclusivo para quem curte viajar de trem.

Do casal, eu sou o que gosta mais de trens. A paisagem de avião acaba sendo monótona às vezes. O carro é o mais banal de todos os meios de transporte. Ônibus causa sono e tédio. Então, quando é longe demais para andar, se não há como ir de bicicleta, o trem será minha escolha. Uma pena haver tão poucas linhas ainda em atividade no Brasil.

Maria Fumaça

smoking-mary-camisetas-a-bussola-quebrada

Exclusivo para quem curte A Bússola Quebrada.

Há um romantismo em viagens de trem. Sempre ouvimos falar de nomes exóticos, lugares distantes, percursos famosos e do pioneirismo da ferrovia. É claro que tenho que gostar de trem.

Apenas por curiosidade, o nome Maria-Fumaça vem das primeiras locomotivas a prestarem serviço pelo Brasil, ainda no começo do século 19.

Eram as máquinas construídas nos Estados Unidos pela indústria Baldwin. O que já rendeu à locomotiva o nome de Balduína. O nome vinha bem na frente da caldeira, fácil de ver por aqueles que esperavam na estação.

smoking-mary-almofada-a-bussola-quebrada

Tão bonita que dá vontade de levar na viagem. Hey, faça isso! A almofada grande é só uma ilustração, ok?

Mas como a locomotiva a vapor fazia muita fumaça, não demorou para a ‘Balduína’ ser rebatizada de Maria-Fumaça. E o nome se espalhou mais rápido que os caminhos de ferro pelas capitais e sertões do país.

E quem lembra da Maria-Fumaça na Festa no Museu do Imigrante?

De tanto fotografar trens, fazer uma coleção cheia de cores e nostalgia era questão de tempo.

smoking-mary-sketchbook-a-bussola-quebrada

Escreva aqui suas anotações de viagem.

Aos poucos, vamos criando produtos feitos com a alegria de quem viveu cada uma dessas aventuras, esteve em cada um desses lugares, e amou cada instante. Esperamos que você goste tanto de Maria-Fumaça quanto eu, e que goste também de produtos originais, pensados para quem ama viajar, feitos por quem ama viajar.

E se faltar alguma cor que você quer, avise, fale com a gente. Vamos fazer um item especialmente para você!

smoking-mary-poster-a-bussola-quebrada

Um lindo pôster na sua sala para lembrar que é hora de viajar!

Para ver os produtos, clique nas fotos ou aqui – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada/tees/smoking-mary

Mais alguns exemplos? Claro! Clique nas imagens para ampliar!

E de tanto que gostamos de trem, fomos visitar o Museu do Trem de Jundiaí e a Karina fez uma lista de 20 viagens que você pode fazer de trem. Só clicar nos links! Viaje, divirta-se e exija de seus representantes que recuperem nossa infra-estrutura ferroviária. Trem é o meio de transporte barato, rápido e seguro que o Brasil precisa.

       

   

.

Anúncios