Teatro no seu celular em áudio 3D. Escute a história!

Fomos a uma experiência sensacional! O Enigma Voynich é o novo quando tudo já parecia ultrapassado. É a volta da dramaturgia da imaginação. Leia este texto e saiba mais sobre o lançamento do App ‘O Enigma Voynich’. Teatro que você levar por onde for, e teatro que te leva para outros lugares.

o-enigma-voynich-grafite-digital-de-achiles-luciano-1

Grafitti digital de O Enigma Voynich. O Lançamento do App foi no Centro Cultural São Paulo.

O Manuscrito Voynich é um livro estranho. Todo escrito à mão, numa língua incompreensível. Com desenhos no mínimo perturbadores, com plantas e animais desconhecidos, de centenas de páginas, e até hoje um grande mistério para linguistas e criptógrafos. Foi escrito há, talvez, 600 anos. Mas não se sabe exatamente sua época exata. Cheio de mistérios e de conteúdo indecifrável.

Um bom nome para ser aproveitado nesta experiência sensorial que a ExCompanhia de Teatro apresenta com o lançamento de um APP de dramaturgia.

Confuso(a)? Leia mais e explicamos os detalhes.

o-enigma-voynich-grafite-digital-de-achiles-luciano-2

Cena da áudio-dramaturgia O Enigma Voynich.

A ideia foi mesmo sensacional! Uma companhia de teatro teve a ideia de lançar um APP. Até aí, sem novidades. Mas este APP conta histórias em áudio 3D em frequência binaural.

Áudio 3D, ou frequência binaural é uma tecnologia de imersão. O som envolve o ouvinte de tal maneira que o cérebro acredita que está onde a narrativa diz que a pessoa está.

A primeira estória é O Enigma Voynich, um mistério em primeira pessoa que promete sensações quase reais ao público, como ser atingido por socos, tiros,  beijos na boca, perder a consciência enquanto é levado para o hospital, dentre muitas outras, além de passar por momentos históricos do Brasil.

o-enigma-voynich-grafite-digital-de-achiles-luciano-3

Grafitti digital de Achiles Luciano.

O Enigma Voynich é também uma ferramenta de geolocalização que vai conduzir você a lugares bem legais para desbloquear os episódios, como o Centro Cultural São Paulo, a Biblioteca Mario de Andrade, a Biblioteca Viriato Correa e sabe-se lá mais onde, para ouvir os capítulos de uma peça que vai pirar o seu cérebro contando uma boa e misteriosa história em que você se movimenta e participa da narrativa, sente cada detalhe e descobre como o futuro pode ser empolgante com estas novas tecnologias!

o-enigma-voynich-grafite-digital-de-achiles-luciano-4

Estamos ansiosos para ver – ops – ouvir!

Eu ouvi os exemplos disponibilizados aqui:

Teaser de Frequência Ausente 19Hzhttps://vimeo.com/192193085

E nas nossas dicas você descobre mais exemplos dessa frequência binaural e vê o making off do projeto, que aliás, ganhou recursos do ProAc para ser realizado, o que quer dizer que o projeto convenceu e recebeu apoio!

E só para ficar ainda mais legal, as imagens que o aplicativo oferece para ajudar na compreensão do App e das histórias é feito em grafitti digital! Mas não deixe o prefeito de São Paulo pintar seu celular de cinza!

o-enigma-voynich-grafite-digital-de-achiles-luciano

Grafitti digital em cada capítulo que for desbloqueado.

.


Dicas de Viagem:

Procure pelo APP ‘O Enigma Voynich‘ na webstore. Disponível para Android e IOS.

Quer ver um pouquinho? Olha estes vídeos:

Teaser de EU – Negociando Sentidoshttps://vimeo.com/149018362

Video-performances criadas em Munique (ALE) para espetáculo EU – Negociando Sentidoshttps://vimeo.com/126011038 e https://vimeo.com/126395677

karen b. – video com áudio binaural dríadas em Munique: https://vimeo.com/126011040

Balões na neve – videodança desenvolvido em Munique: https://vimeo.com/126390611

Jornada – áudio-tours com dramaturgia site specific, criada por artistas:  https://vimeo.com/171151779

o-enigma-voynich-excompanhia-de-teatro-a-bussola-quebrada

A ExCompanhia de Teatro no lançamento do APP Enigma Voynich, no Centro Cultural São Paulo.

     

.

Anúncios