Portugal também tem Carnaval

Máscaras, festas, pessoas fantasiadas, críticas aos políticos e muita folia. Uma terra cheia de belezas naturais e com a tradição de um carnaval de 5 dias. Saiba mais sobre o carnaval em Portugal e se espante com tantas semelhanças!

criancas-carnaval-infantil-portugal-a-bussola-quebrada

A maior alegria é ver essa criançada fazendo a festa!

Tem uma terra que é banhada pelo Oceano Atlântico, que tem comidas típicas deliciosas, costumes diferentes, uma terra em que os nativos falam português e estão cercados por povos que falam espanhol. Nesta fantástica terra se comemora uma festa anual chamada Carnaval, que dura 5 dias e acaba em 1° de março.

Sabe o nome dessa terra? É Portugal! Notou as semelhanças com o Brasil? Claro que os patrícios foram os culpados por haver Carnaval no Brasil.

carnaval-ovar-a-bussola-quebrada

Fantasias, samba e bolinho de bacalhau. Portugal tem Carnaval também!

A origem do Carnaval

O Carnaval de Portugal vem de uma forte tradição religiosa de mais de mil anos. Foi no século 11 que a Igreja Católica, instituiu a Semana Santa. Esta semana é a Páscoa católica, que vem sempre depois da Quaresma, ou seja, 40 dias de jejum, de expiação, de flagelo e sofrimento. Atualmente, na Quaresma, os católicos são incentivados a não comer carne. Então são quarenta dias de salada até a chegada da Páscoa.

Críticas políticas e sociais. O Carnaval de Portugal também é engajado.

Críticas políticas e sociais. O Carnaval de Portugal também é engajado.

Mas, para suportar melhor o sacrifício e o jejum, no dia anterior ao início da Quaresma, uma grande festa começou a ser celebrada. Era a última vez em 40 dias que se poderia comer carne. E não deu outra, a expressão “Carne Vale” – “aproveite a carne” (enquanto ainda pode), representava o afastamento temporário dos prazeres da carne, e acabou dando origem à palavra Carnaval.

A tradição evoluiu um pouco durante os séculos mas continua a levar multidões para as ruas. Os costumes de comemoração do Carnaval foram exportados para as colônias portuguesas, especialmente o Brasil, por volta de 1723.

O Carnaval foi se transformando em cada período histórico, com caraterísticas cada vez mais diferentes. Mas a alegria e o simbolismo sempre estiveram presentes.

Alegria, música, cor e muito samba no Carnaval de Portugal. Foto: Tiago Canhoto/LUSA.

Alegria, música, cor e muito samba no Carnaval de Portugal. Foto: Tiago Canhoto/LUSA.

Uma grande festa em todo o país

Um dos carnavais mais famosos de Portugal é o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos, por conservar as suas tradições sem copiar outros países.

Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras dura três dias, mas leva um ano inteiro de preparativos. Às vésperas da festa, os carros do desfile são finalizados. O tema preferido costuma ser a crítica, ou sátira política. De certa forma, a tradição é usar estes três dias como licença para reclamar ou zombar do rei, atualmente, políticos, prefeitos, autoridades em geral. Alguns temas internacionais e problemas mundiais acabam sendo abordados.

carnaval-torres-vedras-a-bussola-quebrada

Carnaval de Torres Vedras, em Portugal.

Alcobaça

O Carnaval de Alcobaça é o mais longo de Portugal: dura 5 dias e não apenas os tradicionais três. Nesta cidade, manda a tradição que todos saiam às ruas de branco.

Outra peculiaridade de Alcobaça é que os carros alegóricos são mais simples, menos elaborados ou gigantescos como os do Brasil ou no resto das regiões de Portugal.

carnaval-loule-a-bussola-quebrada

Temas nacionais, mas também política internacional.

Ilha da Madeira.

A Ilha da Madeira pertence a Portugal. Está distante de Portugal e do continente mais ou menos 1000 quilômetros. Mas está a apenas 500 quilômetros de distância do continente africano. Só isso já faria da Ilha da Madeira um lugar bem diferente para se visitar. Mas ainda tem o Carnaval.

Além das fantasias coloridas, os rostos são pintados de fuligem e o Carnaval da Ilha da Madeira é também uma grande festa tipo exportação, um produto para atrair turistas.

caretos-de-podence

Os famosos “Caretos” de Podence.

E há também o Carnaval com carros alegóricos com motivos agrícolas de Ovar, representando boas colheitas e farturas, há o Carnaval de Sines, que tem mais de 90 anos e que muitas vezes começa já em janeiro e segue até março, e outros tantos carnavais famosos, como Podence, e Loulé.

Um país que tem tanto em comum com o Brasil e tanta cultura em suas terras, merece ser visitado. Vamos viajar para Portugal?

o-melhor-do-carnaval-em-portugal

Máscaras, fantasias, samba, bolinhos de bacalhau e pastéis de Belém. Que Carnaval é esse?!

.

.


Dicas de Viagem:

Quer saber mais sobre o Carnaval de Portugal? Veja aquihttps://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Portugal

.

.

.

Anúncios