Feliz Aniversário, Rio de Janeiro!

Hoje, 1º de Março, a cidade do Rio de Janeiro completa 452 anos. A cidade nasceu da necessidade dos portugueses de protegerem suas terras de invasores, e ao longo de sua história essa o Rio de Janeiro já foi sede de um reino europeu, capital de um império e tem uma paisagem que é patrimônio da humanidade.

nascer do sol Rio de Janeiro a bussola quebrada

O glorioso aniversariante do dia. Feliz aniversário, Rio de Janeiro!

Muita gente confunde o dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. E essa confusão tem sua razão. Parece estória de ficção e eu não duvidaria nada se tivesse sido criada de forma folclórica.

A história do aniversário da cidade

A cidade se chama Rio de Janeiro e foi descoberta pelos portugueses em 1º de janeiro de 1502, mas seu aniversário de fundação é em 1º de março e aconteceu mais de 60 anos depois de sua descoberta.

vista-arpoador-para-dois-irmaos

Quantas músicas já não cantaram essas praias e as belezas dessa cidade?

Tudo começou com a invasão francesa na baía de Guanabara em 1555, na ilha que hoje recebe o nome do líder da armada francesa, o Comandante Villegaignon. Os franceses se juntaram com os índios Tupinambás, que lutavam contra a escravização e extermínio indígena que vinha sendo cometida pelos portugueses, e até construíram um forte na ilha.

Durante 10 anos os franceses, com a ajuda dos índios Tupinambás, resistiram aos portugueses e fundaram a França Antártica.

guanabaraVocê pode não saber, mas nesta foto está o local onde Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em 1565, Estácio de Sá chegou à cidade com reforços portugueses e, no dia seguinte, 1º de Março, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar.

Aí começa a segunda confusão. O dia de São Sebastião, o santo padroeiro da cidade, é 20 de Janeiro. Só que a escolha do Santo foi na verdade uma homenagem ao rei português da época, o menino-rei Sebastião, que por sua vez recebeu esse nome porque nasceu no dia de São Sebastião. UFA!

Acontece que a fundação da cidade e a destruição do forte francês não foram suficientes. E apenas dois anos depois, por acaso (ou não), no dia 20 de Janeiro, que os franceses foram enfim expulsos da cidade do Rio de Janeiro.

O vídeo abaixo mostra como foi a fundação do Rio de Janeiro.

Meus votos

Falar da minha cidade nem sempre é fácil. Mas acho que como todo carioca – vocês sabem que metade do casal, no caso eu, é do Rio de Janeiro – minha relação com o Rio é: eu falo mal da cidade o tempo todo, mas ai de quem vier de fora e falar mal!!

muralha-reciclada-Burle-Marx

Sítio Burle Marx, uma maravilha que poucas pessoas sabem que existe.

O Rio de Janeiro é uma cidade linda, cheia de história e com gente que adora receber pessoas de todos os lugares. Nós aqui em A Bússola Quebrada visitamos muitos desses lugares, uns bem conhecidos e quase desconhecidos, que mostram porque o Rio de Janeiro merece ser patrimônio mundial da humanidade.

vista-Praia-do-Recreio

Praia do Recreio é um amostra. Saia da Zona Sul para conhecer as melhores praias do Rio.

De norte a sul, centro e zona oeste, lugares maravilhosos que nos fizeram ter novos olhares sobre essa cidade. E claro, meus lugares preferidos, os museus, não poderiam ficar de fora nessa nova visão.

Mas ao mesmo tempo o Rio de Janeiro é uma cidade cheia de desigualdades, excludente e com diversos problemas estruturais – e me deixa triste em saber que se for comparar com o resto do Brasil, o Rio é uma das cidades com mais infraestrutura.

castelo-fiocruz-a-bussola-quebrada

Castelo da Fiocruz. Pode visitar, é de graça!

Uma cidade que muitas vezes eu odeio porque tinha tudo para ser o melhor lugar do mundo, e não é.

Então, como é aniversário, deixo aqui meus votos, para a cidade e para nós, cariocas, de que a gente consiga se unir para superar os problemas e fazer essa cidade mais justa.

museu-do-amanha-lateral-a-bussola-quebrada

O centro do Rio de Janeiro entre o histórico e o futuro. Dá para ter o melhor de tudo.

Anúncios