Resuminho do nosso Carnaval

Carnaval 2017 acabando e deixando lembranças e saudades. Mas quem ainda quer mais Carnaval pode esperar que neste fim de semana tem mais blocos e o desfile das escolas campeãs. Veja o resuminho do nosso Carnaval 2017 e divirta-se!

carro-de-som-to-de-bowie-a-bussola-quebrada

Carro de som do Bloco Tô de Bowie.

Campeãs do Carnaval de São Paulo

academicos-tatuape-a-bussola-quebrada

Acadêmicos do Tatuapé.

E em todo desfile de Carnaval tem a hora da apuração dos votos. Quem acompanha, sabe que no Carnaval de São Paulo a campeã fez história. A Acadêmicos do Tatuapé venceu pela primeira vez em o desfile de Carnaval em 64 anos de fundação. Temos uma recém-chegada no seleto clube das campeãs!

Pelo grupo de acesso, foi a vez da X-9 Paulistana brilhar e voltar ao grupo especial. O desfile das escolas campeãs de São Paulo aconteceu ontem, sexta-feira.

x9-paulistana-a-bussola-quebrada

Cartaz e logotipo da X-9 Paulistana.

Campeãs do Carnaval no Rio de Janeiro

Após uma vitória apertada, disputada a cada ponto e a cada nota, deu Portela no Carnaval do Rio de Janeiro.

Aqui temos mais uma quebra de jejum. A escola Portela ganhou o carnaval depois de 33 anos. O samba-enredo da escola veio em muito boa hora, falando da importância das águas, dos rios, misticismo e mitos  religiosos que envolvem águas e até uma crítica ao desastre ocorrido em Mariana, com a barragem da Samarco.

portela-a-bussola-quebrada

A água e as cores da Portela.

E no grupo A a vencedora foi a Império Serrano, também voltando ao topo do carnaval carioca, com um enredo homenageando o poeta Manoel de Barros, com o tema “O meu quintal é maior que o mundo”. E como as duas escolas são do mesmo bairro, Madureira, imagina a festa que vai ser na vizinhança!

imperio-serrano-a-bussola-quebrada

Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Império Serrano no carnaval 2017 do Rio de Janeiro

As escolas campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro desfilam neste sábado.

Fora Temer

Este Carnaval também foi visto como o Carnaval do ‘Fora Temer’.

Puxando o grito em Salvador, o cantor Russo Passapusso, da banda Baiana System começou os gritos, que ecoaram no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, encontraram mais voz em São Paulo, no bloco Tô de Bowie e viraram um mantra nas ladeiras de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A parte ruim é que a banda Baiana System corre o risco de ser punida pela nossa justiça, que costuma ser generosa com os poderosos. Vamos acompanhar, mas enquanto isso, – “FORA, TEMER!”

fora-temer

Um dos cartazes do “Fora Temer” feitos logo no começo do Carnaval 2017.

Gafe do Oscar – Momento Miss Universo.

A confusão é mais ou menos assim: Era para ter o nome do filme Moonlight no envelope de melhor filme, mas Faye Dunaway e Warren Beatty receberam um envelope que dizia La la land. Que parece que era o de melhor atriz. Mancada da dupla que cuidava da organização e distribuição dos envelopes dos prêmios. Bom motivo para não ficar tuitando durante o serviço.

Mas se a gente entendeu bem, a história foi meio deste jeito: Era para ter dado Miss Colômbia, mas o advogado do Fluminense apareceu com uma liminar e todo o mundo (mesmo) viu a confusão que foi.

Em nossa Agenda Cultural, nós apostamos em Moonlight. Lembra?

oscar-2017-a-bussola-quebrada

E o vencedor é… Era… Quer dizer… Moonlight!

Escolas de Samba da UESP

E já que estamos em São Paulo e todo mundo só sabe falar no Anhembi, fomos ver o Carnaval da UESP, associação que reúne 74 escolas de samba das periferias de São Paulo.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Carnaval é lindo. Mas ver as pessoas de perto é emocionante. As fotos vão mostrar a você o que pudemos ver bem de pertinho. A alegria de um povo que trabalha sim, o ano inteiro, mas que quando chega na avenida, veste uma fantasia, mostra mais do que apenas o rosto do trabalho. Você precisa ver crianças desfilando, idosos de bengala, adolescentes e adultos, todas as idades representadas, para entender o que se passa no coração dessas pessoas. O medo antes do desfile, a entrega nos poucos metros da passarela, a alegria de missão cumprida ao final do trajeto. E mesmo que a alegria dure tão pouco, como muitos gostam de acusar, o espetáculo e as sensações ficarão para sempre na memória dessas pessoas.

alimentacao-a-bussola-quebrada

Pastel, batata-frita, cerveja, churros, chocolates, doces e salgados.

O local do evento estava bem arrumado, com segurança, bombeiros, polícia, Praça de Alimentação, cercado com grades baixas que o público respeitava sem esforço. E o sub-prefeito Jurandir Junqueira elogiou além da organização, o público, porque os três dias de desfiles ocorreram sem nenhum incidente. Trate as pessoas bem e elas retribuirão.

Na segunda-feira de Carnaval pudemos acompanhar 3 das 6 escolas previstas:

Em Cima da Hora

A escola chegou com sua famosa coruja, desfilando com a organização e pontualidade do relógio de seu símbolo. A alegria e o ritmo da bateria eram contagiantes. Falta espaço para postar tantas lindas imagens do desfile da Em Cima da Hora.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Dragões da Vila Alpina

Sei de muita gente que critica o Carnaval dizendo que é uma festa efêmera, que acaba rápido, que no dia seguinte tudo se perde e a fantasia vira cinzas. Mas não é assim a vida? Temos anos de trabalho para atingir um objetivo, comemoramos um pouco para em seguida retornarmos ao trabalho porque temos novos objetivos. E no final, a única coisa que nunca acaba é a quantidade de coisas que temos a fazer. O que há de errado em uma festa vez ou outra para nos lembrar como é bom viver?

E olha a festa da Dragões da Vila Alpina:

Clique nas Imagens para Ampliar:

Iracema Meu Grande Amor

seguranca-carnaval-a-bussola-quebrada

A última inspeção antes dos integrantes da escola subirem.

Um detalhe extra desta escola foi poder ver os cuidados com a segurança do evento. No alto de um pequeno carro-com braço mecânico, a bombeira verificava o carro alegórico da escola Iracema Meu Grande Amor. Um cuidado que parece ter faltado no Rio de Janeiro este ano.

A escola Iracema Meu Grande Amor desfilou charme e alegria em cores vivas e sem incidentes. E o público cantava, aplaudia e incentivava a escola.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Blocos de Rua no Carnaval 2017 – Tô de Bowie

bloco-to-de-bowie-a-bussola-quebrada

Todo mundo de Bowie.

O ano de 2017 marcou uma explosão de blocos de rua em São Paulo. Fazia anos que esta prática parecia apenas lembrança da história antiga, mas voltou com novo vigor. Seja pela crise, seja pela falta de opções em São Paulo, seja por uma necessidade de humanizar esta cidade tão cinza e dura, os blocos estão aí de novo neste final de semana. E como dissemos no começo do post, tem mais blocos no sábado e domingo. Você pode ver todos os blocos em nossas posts:

Blocos de Rua de São Paulo

Blocos de Rua do Rio de Janeiro

carro-de-som-bloco-to-de-bowie-a-bussola-quebrada

Bloco Tô de Bowie passando no centro velho de São Paulo.

E para lembrar bem, estando em São Paulo, aproveitei para acompanhar o Bloco Tô de Bowie, que pela segunda vez foi tocar mais que marchinhas no Carnaval paulistano. Sucessos de Rita Lee, Doors, Janis Joplin, Baby e Pepeu e claro, David Bowie, tocaram desde o Largo do Aroche, passando pela Avenida São João, pelas ruas do Centro Velho de São Paulo. Aqui se ouviu muito “Fora, Temer!”, especialmente no famoso cruzamento de ‘Sampa’, entre a avenida Ipiranga e avenida São João.

E por último, mas não menos importante, nossa homenagem a esta gente de valor que está trabalhando durante os festejos de Carnaval.

homenagem-limpeza-trabalhadores-a-bussola-quebrada

Homenagem devida.

.


Dicas de viagem:

Aqui você visita o site da X-9 Paulistana – http://www.x9paulistana.com.br/

Este é o site da Acadêmicos do Tatuapé – http://www.academicosdotatuape.com.br/

Desfiles de Carnaval de Vila Esperança – Rua Alvinópolis, s/n ao lado da estação Vila Matilde do Metrô.

Saiba mais do Carnaval no site da UESP – http://uesp.com.br/

Site da Portela – http://www.gresportela.org.br

.

.

.

.

Anúncios