Agenda Cultural do Dia Internacional da Mulher

vinhetamulher

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, muitos eventos que focam em diferentes aspectos da vida das mulheres, como o mercado de trabalho, maternidade, construção social e artes. 

Mulheres

A capital paulista vai receber hoje a exposição da ilustradora Carol Rossetti. Uma mineira que desde 2014 está abrindo espaço no campo das artes plásticas com suas obras que encantam pelos traços e pelo viés social das minorias. “Mulheres” é o título da coletânea de 26 desenhos que estarão disponíveis para visitação do público no salão de entrada do edifício-sede da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Racismo, homofobia, transfobia, elitismo, xenofobia e outras questões a que qualquer um de nós está sujeito são os temas abordados na mostra.

mulheres-carol-rossetti

O material delicado, produzido com lápis de cor, retrata diversas mulheres que apresentam com suas personagens uma reflexão sobre opressões e restrições vivenciadas ao longo de suas vidas. Um projeto que ganhou destaque na internet com a viralização dos trabalhos nas redes sociais da artista, a ponto de se tornarem matéria na CNN, hoje com 330 mil seguidores no Facebook e 17,5 K no Instagram.

Quando: De 06 a 31 de março.
Horário: Das 08h às 19h.
Onde: Associação dos Advogados de SP.
Endereço: Rua Álvares Penteado, 151 – Centro.
Quanto: Entrada franca.

roxo 1

Elas na Vila

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Vila Butantan, espaço a céu aberto que reúne mix de lojas, serviços e gastronomia, fará uma série de eventos especiais gratuitos denominados #ElasNaVila, que vão gerar discussões em torno do papel da mulher na sociedade. Para começar, no dia 7 de março,  a Vila promoverá o primeiro debate. O bate-papo será com executivas renomadas que irão contar suas histórias e debater o espaço da mulher no mercado de trabalho.

elas-na-vb-logo-final-03-002

Entre as convidadas estão Leticia Lyra, Relações Públicas e Sócia-Diretora da agência Talquimy; Ana Cortat, Professora da Miami Ad School e Fundadora da Hybrid Colab; Mariana Lorenzon Diretora de excelência operacional em Marketing e Vendas na Bayer; Jô Souza, Proprietária da Galeria do Conhecimento; Neivia Justa, Diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social LATAM da Johnson & Johnson Consumo do Brasil; Bruna Gravanich de Almeida, Gerente de Mídia On e Off da Unilever.

Quando: Terça-feira, 07 de março.
Horário: 20h.
Onde: Vila Butantã
Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.vilabutantan.com.br

roxo 3

CineMaterna no Shopping Tatuapé

No Dia internacional da Mulher as mamães da zona leste paulistana ganham um presentão: uma tarde no cinema com seu bebê. Parece inusitado, não é mesmo? Mas com o CineMaterna isso é possível.

logo-cinematerna

Em uma sessão CineMaterna, tudo é preparado especialmente para que mães e bebês sintam-se confortáveis durante a exibição do filme. Isso porque as salas são levemente iluminadas, com som e ar condicionado suave; e ainda dispõe de trocadores abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente. As mamães contam também com um tapete emborrachado para os nenéns que já andam e engatinham e um ‘estacionamento’ improvisado onde pode deixar os carrinhos de bebê em segurança.

O filme a ser exibido nesta sessão de estreia está sendo escolhido por meio de enquete na página da ONG.

Quando: Quarta-feira, 08 de março.
Horário: 14h10.
Onde: Cinemark Shopping Tatuapé
Endereço: Rua Domingos Agostim, 91 – Tatuapé
Quanto: Gratuita (e exclusiva) para mães com bebês de até 18 meses.
Mais informações: www.cinematerna.org.br

roxo 1

Grandes Esquecidas

A Casa das Rosas preparam dois eventos para celebrar do Dia Internacional da Mulher.

19h Lançamento do Livro: Gilka Machado – Obra completa.
Nascida no Rio Janeiro em 1893, Gilka da Costa de Melo Machado foi poeta e ativista política. Sua trajetória na literatura é marcada por ter sido a primeira mulher a publicar poesia erótica no Brasil e uma das raras mulheres representantes do simbolismo. Na política, atuou pelo voto da mulher e foi uma das fundadoras do primeiro partido político feminino, em 1910.

gilka-machado

20h Palavra de Mulher
Espetáculo com poemas de mulheres – algumas são importantes autoras pouco lembradas hoje, como Francisca Júlia, Gilka Machado e Narcisa Amália – e contos sobre o universo feminino.

Quando: Quarta-feira, 08 de março.
Horário: A partir das 19h.
Onde: Casa das Rosas.
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista.
Quanto: Entrada franca.
Mais informações: http://www.casadasrosas.org.br

roxo 3

Tudo Pela Mulher

O SESC Santo Amaro preparou uma programação extensa para o mês de março com atividades que focam no protagonismo feminino, que incluem esportes, empreendedorismo e artes.

tudo-pela-mulher-sesc-santo-amaro

No dia 08, o evento principal é o bate papo com a atleta Maurren Maggi sobre sua carreira e vida como mulher e como mãe. Mais cedo, acontece o espetáculo “Linha Vermelha” que retrata histórias de mulheres que utilizam essa linha do metro.

Quando: Quarta-feira, dia 08 de março.
Horário: 15h a peça Linha Vermelha; 19h30 bate papo com Maurren Maggi.
Onde: SESC Santo Amaro (a peça acontece no Poupa Tempo, que fica na mesma rua, no número 258)
Endereço: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro.
Quanto: Entrada franca.
Mais informaçõeshttp://wp.me/p4YEZA-2bG

roxo 1

As donas da rua

No próximo dia 9 de março, a Diretora Comercial da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa participará, às 11h30, de uma mesa redonda para falar sobre o projeto Donas da Rua no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A conversa será mediada por Alexandra Loras, ex-consuela da França, palestrante, consultora de empresas e fundadora do Fórum Protagonismo Feminino, e contará também com a presença da representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, e das artistas Simone Siss, Crica Monteiro e Renata Dania.

A Mesa Redonda Donas da Rua da Arte abordará temas como a igualdade de gênero dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a criação do projeto Donas da Rua dentro da Mauricio de Sousa Produções e a experiência das artistas que recriaram personagens do desenhista Mauricio de Sousa para a Semana da Arte HeForShe – ElesporElas, realizada pela ONU Mulheres, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). A exposição Donas da Rua da Arte está em cartaz no Conjunto Nacional de 8 a 14 de março.

Quando: Exposição: De 8 a 14 de março. Mesa Redonda: Quinta-feira, dia 09 de março.
Horário: Exposição: Todos dos dias até as 22h. Mesa Redonda: 11h30.
Onde: Conjunto Nacional (Teatro Eva Herz da Livraria Cultura)
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista. 
Quanto: Entrada franca.

Dia da mulher na USP

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU-USP) oferecerá diversas atividades a fim de discutir temas relacionados ao assunto. As ações acontecerão em espaços da Cidade Universitária, mas também em outros locais de São Paulo e Santos.

usp

Além das atividades promovidas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a USP terá uma série de outras iniciativas relacionadas à data. O órgão coordenador é o USP Mulheres, que divulga em seu site (www.sites.usp.br/uspmulheres/08-de-marco/) a programação completa e também outros textos e pesquisas sobre a mulher.

Quando: Quarta-feira, dia 8 de março.
Quanto: Gratuito
Horário, onde e mais informações abaixo.

Mesa de debates ‘’Mostra Infância com debate acerca da socialização feminina’’.
Horário: 19h.
Onde: Cinusp – Colmeias – Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 – Butantã, São Paulo – SP.
Mais informações: www.usp.br/cinusp – (11) 3091-3540

Sessão do Planetário
Horário: Às 10h e às 14h.
Onde: Planetário do Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Av. Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda, São Paulo – SP
Mais informaçõeswww.parquecientec.usp.br – (11) 5077-6312

Mulher na Luta: a trajetória de Marcela Souza
Horário: 15h30.
Onde: Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – Rua Alan Cíber Pinto, 96 – Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos – SP
Mais informaçõeswww.engenho.prceu.usp.br/ – (13) 3203-390

USP homenageia a mulher no seu Dia Internacional
Horário: Das 07h30 às 11h.
Onde: Espaço Multiuso do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) –  Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária, São Paulo – SP
Mais informações: www.cepe.usp.br/ – (11) 3091-9315

Música e Performance no Centro Universitário Maria Antonia
Horário: 18h
Onde: Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) – Rua Maria Antonia, 258 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Mais informações:  www.usp.br/mariantonia – (11) 3123-5201

Anúncios