Graffiti é arte.

Graffiti no original inglês, grafite para nós brasileiros. Colorir muros e paredes de outra pessoa se tornou uma forma de arte muito popular no mundo inteiro. Vamos ver um pouco de arte floral em grafite e saber mais sobre esta forma urbana de expressão e depois, julgue por você se é ou não arte.

Um poster para fazer da sua parede uma janela.

Um poster para fazer da sua parede uma janela.

Recentemente nós vimos aqui em A Bússola Quebrada a arte subversiva do misterioso artista do grafite, Banksy. Algumas de suas obras feitas com estêncil e expostas em paredes e muros pelo mundo fazem parte das mais famosas imagens do século vinte.

Também falamos das galerias que o visitante pode ver ao passar pelas ruas de Lisboa, onde a arte de pintar paredes acabou ganhando formas e expressões que vão além da tinta, misturam-se com a cidade e o relevo e criam verdadeiras instalações em 3D.

cadernos coloridos. E você pode customizar o seu. Basta entrar em contato com a gente!

Cadernos coloridos. E você pode customizar o seu. Basta entrar em contato com a gente!

Outro ponto que o leitor de A Bússola Quebrada vai recordar é sobre o Movimento Real Content, que faz uma gigantesca intervenção urbana em São Paulo indo além do grafite utilizando elementos físicos e reais, como arquitetura, mobiliário urbano e um sem número de intervenções.

Já ouve até Exposição sobre o Grafite no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com direito a ônibus todo grafitado! A arte toma espaços, apodera-se dos locais coletivos, mas não toma o que é público para si, não torna privado o que é de todos. É opinião deste blogueiro que o grafite, real e trabalhado, é acima de tudo um presente de um cidadão para amigos e inclusive desconhecidos. E sendo feito com essa paixão criativa, o grafite é uma arte de resistência, das massas, e de humanização das cidades cinzentas e frias.

Uma blusinha com efeito gradiente.

Uma blusinha com efeito gradiente.

Claro, muitos poderão concordar com o atual prefeito de São Paulo, o Sr. Dória; mas convido todos que nos leem a passar hoje pela avenida 23 de maio, saindo do Centro ou Zona Leste e seguindo sentido Zona Sul.

O que antes era o maior mural de grafite do mundo, sendo inclusive atração turística, foi apagado por uma enorme mancha cinza-chumbo, escurecendo o horizonte como uma pesada nuvem de mau agouro.

Há que diga que pichação é crime. E posso dizer sem medo de errar que pichação é crime contra o patrimônio, é feio, é rabisco de uma pessoa fraca, sem criatividade e invejosa.

Escolha sua cor e vista a arte do grafite.

Escolha sua cor e vista a arte do grafite.

Aos que pensam que estou me contradizendo, aproveito para desfazer este mal-entendido.

Grafite é uma forma autêntica de arte, de guerrilha urbana, de humanização pela arte. O grafite é facilmente reconhecido por suas formas, cores, e esforço do grafiteiro em passar uma mensagem por meio de desenhos, cores e formas.

Já a pichação é uma forma desrespeitosa de emporcalhar a propriedade alheia e o bem público, resume-se a apenas rabiscos e se caracteriza pelo desejo do pichador de demarcar um território que de fato não lhe pertence. A pichação é um rabisco sem sentido, exceto para o sujeito que a fez, mas que não se importou com o bem que estava sendo depredado.

Na hora do banho e depois de tirar os sapatos. Grafite é arte.

Na hora do banho e depois de tirar os sapatos. Grafite é arte.

O Prefeito Dória mandou apagar obras muito bem-feitas ao confundir grafite com pichação. Mas, soube posteriormente de um grafiteiro com quem tenho contato, que a vida útil do grafite é pouca. A arte está exposta ao tempo, chuva, sol. Aos poucos perde suas cores. Os que não gostam ou não compreendem esta forma de arte, frequentemente tratam de apagar o trabalho que foi feito. E ocasionalmente, um prefeito acaba cobrindo as pinturas, como foi o caso recente.

Então, este grafiteiro em especial, não se incomodou com o que houve nas ruas de São Paulo. Ele sabe que a arte cedo ou tarde vai voltar a ocupar um espaço que é de todos, e que vai ficar lá para que todos vejam, até que seja apagada novamente, substituída, repensada. É o ciclo de vida natural do grafite.

O amigo de todas as horas está cada vez mais personalizado.

O amigo de todas as horas está cada vez mais personalizado.

Acontece que de tanto me meter a fotografar pelas ruas das cidades por onde passamos, e inclusive fotografar as ruas de minha cidade, acabei conhecendo alguns bons trabalhos longe e perto. Como no caso das obras que vimos e já mostramos aqui e em nosso instagram, de grafites muito bonitos vindos da rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ou, na ocasião em que vimos a arte dos Gêmeos no Museu Casa do Pontal. Mas São Paulo é a minha cidade. E aqui temos Os Gêmeos, Kobra, Magrela, a Dupla 6emeia e uma infinidade de artistas urbanos.

E de tanto conhecer estes anônimos, acabei me aventurando por uma colaboração entre grafite, fotografia e arte para sua casa.

Durante todo este post você pode ver arte urbana, que está do lado de fora da sua casa, para você levar para dentro da sua casa.

Coloridas e bonitas, com arte para seu dia a dia.

Coloridas e bonitas, com arte para seu dia a dia.

O motivo é floral. Afinal, numa cidade tão cheia de muros e concreto, a necessidade do verde, flores, plantas, se torna quase um grito de desespero. E adaptamos estes grafites para chinelos, que podem ser usados dentro e fora de casa. Quadros, para se tornarem janelas coloridas, camisetas para homens e mulheres, para sair às ruas mostrando que sabemos diferenciar a arte do grafite da pichação. E almofadas, canecas, cadernos, ímãs de geladeira que podem ser porta-copos e outros tantos objetos.

Hoje convidamos vocês a conhecerem nossa arte para dentro e fora de casa. Nosso grafite em produtos divertidos e bonitos que esperamos que você goste.

Olha quanta fofura!

Olha quanta fofura!

Visite nossa lojinha – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada

Aqui você encontra nossos produtos em Grafite Floral – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada/tees/graffiti-flora

E para ajudar um pouquinho, na sua primeira compra você ganha R$ 10,00 de desconto – https://www.colab55.com/via/abussolaquebrada

Copo quente, copo gelado. O grafite sai da porta da geladeira e vai para a mesa.

Copo quente, copo gelado. O grafite sai da porta da geladeira e vai para a mesa.

Se gostou da nossa arte, por favor, curta nosso post, compartilhe, favorite a arte no colab ou comente por lá. 
 

Anúncios