A Ligeira Tartaruga Marinha

Tartarugas marinhas são a inspiração para esta coleção. Pensando na preservação das águas e das espécies marinhas. Descubra nossa Tartaruga de Pente, ou Tartaruga Legítima de Ubatuba! Arte com carinho para você.

A tartaruga marinha de Ubatuba.

A tartaruga marinha de Ubatuba.

Amanhã, dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data nos inspirou a falar sobre o tema e lembrar que se a água é importante para nós, seres humanos, que dirá para certos animais?

E ao pensar nisso, uma habitante das águas nos inspirou a criar uma coleção pensando em água, praia, leveza, cores vivas e preservação da natureza.

Lembra desta tartaruga encantadora? Foi de nossa viagem a Ubatuba, para um casamento. E quem viu nosso post sobre Ubatuba vai lembrar que vimos as estátuas de Anchieta, visitamos a praia de Iperoig, o Farol do Cruzeiro e nos inteiramos do trabalho do Instituto Tamar, para a conservação de várias áreas, vida marinha e também da vida dos pescadores, porque o Tamar educa os trabalhadores da pesca a fazer bom uso dos recursos naturais. Assim as tartarugas marinhas são preservadas e os pescadores e suas famílias não passam fome.

Clique nas Imagens para Ampliar:

E se você acha que fotografar tartarugas é fácil, que elas são lentas, que ficam paradinhas olhando para você, saiba que dentro d’água elas são mais ágeis que qualquer surfista. Esta inclusive estava tirando onda com a cara deste fotógrafo, subindo por um segundo para respirar, e sumindo de novo nas águas que misturavam o verde do mar e o azul do céu.

O mais divertido era ver os visitantes procurando a tartaruga por todos os lados, e a Karina, pulando como se fosse uma criança a cada aparição da tartarugona!

Após fotografar nossa amiga tartaruga, fui ver no próprio site do Tamar sobre a identidade dela. A qual espécie pertenceria.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Olhando bem para a cabeça, e mais atento às manchas e cores do casco, posso dizer que a espécie de nossa tartaruga visitante é Eretmochelys imbricata, conhecida em português claro como tartaruga de pente ou legítima – considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas.

Outro ponto importante de distinção da espécie é a cabeça mais alongada e a mandíbula mais larga.

Claro que num país tropical como o Brasil, a tartaruguinha só poderia ser amante de verão, sol, praia e das belezas naturais deste nosso país.

Clique nas Imagens para Ampliar:

E a tartaruga legítima estava pescando na foz do Rio Grande, em Ubatuba, bem perto da passarela que leva até o Farol do Cruzeiro. Bem no centro histórico. E está tão em casa naquele lugar que pescava despreocupada bem em frente à Ilha dos Pescadores. Veja como o trabalho do Tamar funcionou bem!

Claro que estávamos um pouco distantes da Tartaruga Legítima, afinal, ela estava no meio do delta do rio. Mas penso que ela tinha um metro e meio da cabeça à cauda. Bonita, colorida e bem ligeira!

Almofadas para relaxar e sonhar com as tartaruguinhas, as ondas, o mar… Olha que refrescante!

E com tanta alegria da tartaruga, e pensando no Dia Mundial da Água, claro que fizemos uma coleção inspirada – muito inspirada – em preservação, em vida, em cores, e no azul do céu de Ubatuba, no verde do mar que banha a costa brasileira e também pensando em você, que ama viajar e sabe respeitar os recursos naturais e os animais.

Só um cuidado: Se pensar em nadar com as tartarugas, é bom saber que elas têm a mandíbula poderosa. Ela come pequenos animais marinhos, como peixes, caranguejos, siris e crustáceos. E come animais de casco duro, como ostras e conchas com a facilidade que comemos maçãs. Por isso, pense bem antes de esticar uma isca de peixe para esta tartaruga. O seu dedo agradecerá este seu cuidado no futuro.

Celular perfeito para a praia!

Celular perfeito para a praia!

 .


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre o Projeto Tamar em Ubatuba – http://www.tamar.org.br/base.php?cod=21

Esta é nossa coleção Tartaruga marinha – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada/tees/tartaruga

E aqui você pode ver estes produtos e muitos outros – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada

 

.

 

.

.

.

Anúncios