Dia mundial da Água

Hoje, 22 de março é Dia da Água. A data é alerta para todos. O precioso bem natural está cada dia mais escasso e preservar nascentes e corpos de água é condição para a sobrevivência dos seres humanos e a existência da vida no planeta.

Represa no Abrigo Rebouças, no Parque Nacional de Itatiaia.

Represa no Abrigo Rebouças, no Parque Nacional de Itatiaia.

Minha pós-graduação é em gestão Ambiental. Logo, falar da importância da preservação das águas é minha obrigação.

Minha cidade, São Paulo, está cercada de serras e nascentes de rios. É cortada por rios bem grandes que vêm de longe, temos represas e muitos corpos de água. E mesmo assim, recentemente enfrentamos a maior crise hídrica de nossa história. O Impacto ambiental foi devastador. O sofrimento do sertão agreste se fez presente na cidade grande. E a culpa disso foi nosso mal-uso deste bem natural essencial à vida como conhecemos.

O tema é tão importante, que alguns indicadores econômicos já consideram o custo hídrico em tudo o que é produzido, utilizado ou vendido no mercado mundial. Ou seja, tudo o que você come, veste, usa, tem um custo convertido em litros de água. Até mesmo a eletricidade que você usa em seu celular ou computador e inclusive o custo do seu celular e o custo para fabricar e levar energia ao seu computador.

Água é bem natural escasso. E pode acabar se não for bem utilizada.

Água é bem natural escasso. E pode acabar se não for bem utilizada.

Mais ainda, esta conta também considera quanto de água é utilizada para gerar 1 litro de gasolina.

Parece estranho ao se ouvir isso pela primeira vez, mas para gerar energia para produzir, você usou água em algum momento do processo produtivo. Quer um exemplo? Para tirar o petróleo do fundo da terra, você acha que é só chupar com um canudinho? O segredo está em bombear água para dentro do fosso de petróleo e com a substituição de líquidos, bombear o petróleo para fora do poço.

Uma empresa provada chamada Veolia desenvolveu este esquema de uso de água na produção de alguns bens. Olhe com atenção:

A água utilizada da produção de alguns itens que você consome.

A água utilizada da produção de alguns itens que você consome.

Visite o site e saiba mais sobre os programas da empresa para economia de água, e mesmo que você não vá contratar serviços, as informações que a Veolia divulga são importantes para você e para todos nós.

Rios Des.Cobertos – As águas de São Paulo

Ano passado, o SESC Vila Mariana teve uma exposição engajada sobre o tema das águas no município de São Paulo. O evento Rios Des.Cobertos contava sobre os cursos d’água que foram removidos, alterados ou canalizados em vários pontos da cidade. A exposição já acabou, mas a matéria que fizemos continua aqui para você pesquisar.

Mapa hidrográfico de São Paulo – Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). REPRODUÇÃO

Mapa hidrográfico de São Paulo – Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH). REPRODUÇÃO

Água que inspira Grafite

A maioria dos destinos preferidos pelas pessoas para uma viagem de férias tem água. É praia, é rio, é rafting numa corredeira de rio, é uma cachoeira, é lago, como o destino do pessoal do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos.

Zezão, o grafiteiro que desenha as águas.

Zezão, o grafiteiro que desenha as águas.

Amamos estar dentro d’água. Faz parte de nossa biologia. Somos quase que completamente feitos de água. E o artista urbano José Augusto se inspirou nessa nossa paixão por água para compor seu trabalho de grafite, já premiado no mundo inteiro, e muito conhecido dos brasileiros.

Acometido de depressão, José Augusto, mais conhecido por Zezão, desceu às galerias de águas pluviais e esgoto de São Paulo, no escuro, sozinho. O que poderia se tornar algo perigoso, acabou por despertar nele uma renovação e até a cura de seu mal pelo tratamento de águas, ouvir o som de água corrente, ver o movimento dos rios e córregos, ter paz novamente em meio ao caos da cidade. As fotos são de uma matéria do site Planeta Sustentável de 2014 e em nossas Dicas de Viagem você encontra o link para a postagem original.

O graffiti conceitual representa a água com suas curvas e fluidez.

O graffiti conceitual representa a água com suas curvas e fluidez.

Água – é preciso preservar e usar com bom senso

É importante que todos conheçam a parte de cada um na preservação da água. Atitudes simples como evitar gastar demais, desperdiçar, deixar torneiras abertas, escovar os dentes com a torneira fechada, consertar vazamentos e não jogar lixo na rua são maneiras muito eficazes de preservar corpos d’água e reservas naturais.

Um vídeo bem legal para crianças e adultos é este feito pela TV Cultura e a turma do Cocoricó, com uma canção divertida e fácil de decorar sobre o uso da água:

Turma do Cocoricó – Não pode faltar água nesse mundo

O dia da Água pode ser um dia feliz

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Shopping Penha, na Zona Leste de São Paulo, traz oficinas de confecção de aquários, feitos com pratos descartáveis, e de customização de embalagens para pirulito em formato de gota. As atividades são gratuitas e acontecem de 16 a 26 de março, de quinta-feira a sábado, das 12 às 20 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas.

Não há limite de idade para participar e toda a família está convidada, mas menores de três anos devem estar acompanhados por um responsável adulto. Cada sessão acomoda até 12 pessoas e tem duração de 20 a 30 minutos. As sessões acontecem no Espaço Kids, localizado no Piso Térreo, próximo à loja Marisa. Não há necessidade de fazer inscrição prévia para participar.

Serviço
Oficinas: Dia Mundial da Água
Data: de 16 a 26 de março
Horário: de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h; domingos, das 14h às 20h
Faixa etária: livre (menores de três anos acompanhados por um responsável adulto)
Capacidade: até 12 crianças por turma
Duração: de 20 a 30 minutos
Local: Espaço Kids – Piso Térreo, ao lado da loja Marisa
GRATUITO
Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, 304, Penha – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 4003-7210
http://www.shoppingpenha.com.br

.


Dicas de Viagem:

Agradecimentos a empresa Veolia pela excelente ilustração – http://www.veolia.com.br/meios-de-comunicacao/noticias/dia-mundial-da-agua

Agradecimentos ao site Planeta Sustentável pelas fotos do artista urbano Zezão – http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-no-parque-2014/2014/05/30/zezao-leva-seu-grafite-para-a-mostra-rios-e-ruas/

Agradecimentos à Ketchum Assessoria de Imprensa, por nos informar o evento no Shopping Penha.

.

.

.

.

Anúncios