Dia da Mentira ao redor do mundo.

O Dia da Mentira, 1º de abril, viajou o mundo até virar tradição no Brasil. Descubra as origens dessa estranha data e veja algumas dicas de como aproveitar o Dia da Mentira.

Pinóquio - O mentiroso mais famoso do mundo.

Pinóquio – O mentiroso mais famoso do mundo.

O dia primeiro de abril é chamado de “O Dia da Mentira”, “Dia dos Bobos” ou “April Fools’ Day”. Neste dia, as pessoas fazem certas brincadeiras estranhas, contam mentiras e tentar enganar especialmente colegas de trabalho.

De onde veio esse comportamento esquisito? Que é isso de dia da mentira? Para contar a verdade sobre o Dia da Mentira, vamos aos fatos:

Mentiras de primeiro de abril. Diversão ou mal gosto?

Brincadeirinha de 1º de abril.

A verdade por trás do Dia da Mentira

Você adora o ano novo e convida as pessoas todos os anos para uma grande festa. A comemoração acontece entre 25/03 e 1º de abril e fica melhor ainda quando o ano novo cai na primavera. Mas também é bom quando coincide com o verão. Só é ruim quando acontece durante o outono. Se coincidir com o inverno, aí não há o que fazer. É fechar as portas e janelas, acender a lareira e esperar que no próximo ano, por sorte ou coincidência, o ano novo aconteça na primavera.

Chefe tendo ataque cardíaco em 3... 2...

Chefe tendo ataque cardíaco em 3… 2…

Espera! Como o ano novo mudar de época? Até 1564, a conta era feita pelo calendário Juliano, criado por Júlio César no século I a.C. e o ano começava em 1º de abril, tendo 3 meses a menos.

Entre 1545 a 1563, decidiu-se mudar do calendário Juliano para o calendário Gregoriano, proposto pelo Papa Gregório XIII.

Mas como você demorou no supermercado!

Você demorou no supermercado!

O primeiro rei a reconhecer o novo calendário foi Carlos IX, da França. Mas as festas da primavera eram em época quente e se o ano começa em 1º de janeiro, ainda está muito frio no hemisfério norte. E a festa? Claro que nem sempre acontecia, porque com 3 meses a menos, as 4 estações em cada ano novo.

Descobri porquê o mouse não funcionava.

Descobri porquê o mouse não funcionava.

Primeiro de Abril na Inglaterra

Em 1534, o rei Henrique Oitavo, fundou na Inglaterra a Igreja Anglicana. O rei queria se casar de novo, mas, pelas regras da católicas, ele estaria proibido. O rei fundou sua própria igreja, a Anglicana, e também aproveitou para não mandar mais dinheiro para Roma, sede católica.

Henrique Oitavo queria se casas de novo. A noiva deveria ser muito bonita.

Henrique 8° queria se casar de novo. A noiva devia ser muito bonita.

Como se franceses e ingleses já não tivessem muitos problemas entre si, agora tinham um ano novo com 3 meses de diferença. A Inglaterra só adotou o calendário gregoriano em 1752.

As mentiras sobre o 1º de abril

Se o dia é da mentira, há quem diga que é para homenagear o deus nórdico Loki, irmão de Thor e filho de Odin.

Você viu isso nas histórias em quadrinhos, mas as lendas dizem que Loki era mesmo um diabo de irmão mala com suas pegadinhas.

Uma representação antiga do deus Loki. Um velho feiticeiro com a cabeça virada para trás.

Representação de Loki. Um velho feiticeiro com a cabeça virada para trás.

Um mito diz que os Gigantes roubaram o martelo de Thor, e Loki convenceu o irmão a se vestir de mulher para espionar onde os Gigantes haviam escondido o Mjollnir. Imaginem a cena.

Recentemente, o professor de história da Universidade de Boston, Joseph Boskin, afirmou que o imperador romano Constantino, primeiro a usar a cruz cristã como símbolo, teria dado a seu bobo da corte, Kugel, a missão de ser rei por um dia. A brincadeira começou quando o bobo, Kugel, disse em uma festa que se fosse rei, mudaria o mundo.

Brincadeira de 1º de abril. Como fazer uma criança te odiar.

Como fazer uma criança te odiar.

O imperador Constantino fez do dia 1º de abril o dia do rei de mentira, ou do rei bobo.

O prof. Boskin explicou que o ‘Dia dos Bobos’, era um dia muito sério, porque os bobos da corte faziam piadas e paródias falando verdades inconvenientes, que ninguém dizia e muitos fingiam não ouvir. E eram uma espécie de filósofos e homens muito sábios.

A explicação para o 1º de abril – dia dos bobos, foi publicada nos jornais em 1983, mas desmentida pelo próprio prof. Boskin, que admitiu ter feito uma brincadeira de 1º de abril com seus colegas de academia.

Maçã do amor de 1º de abril. Agora esta criança te odeia de verdade.

Maçã do amor de 1º de abril. Agora a criança te odeia de verdade.

Febre da Primavera

Outra explicação é que no hemisfério norte, a primavera começa no final de março. Então, em 1º de abril, o calor já voltou, há flores, dias são mais quentes e longos, as águas descongelaram. Tanta alegria e pássaros cantando parece fazer com que as pessoas fiquem mais ‘soltinhas’ e aprontem brincadeiras umas com as outras.

Há costumes que apoiam esta teoria, como o festival Hilaria, dos antigos romanos, com risos e pegadinhas, que acontecia em 25 de março e comemorava a ressurreição do deus Attis.

No calendário Hindu há uma festividade para o deus Holi, celebrada com risadas.

O Purim, dos judeus, celebra com alegria a chegada da primavera.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Poisson D’Avril na França

Na França, o costume é pendurar um peixe nas costas de alguém. A pegadinha começou entre pescadores de um mercado de peixes. Como tudo cheirava a peixe, fazer um colega carregar um arenque ou uma sardinha nas costas o dia todo devia ser muito engraçado. Aos poucos, o peixe foi substituído por um desenho numa folha de papel. A plaquinha do “Me chute” deve ter começado assim. Quem sabe é daí a fama que diz que pescador é mentiroso.

 

Pelo sim, pelo não, cuidado com aqueles tapinhas nas costas.

Cuidado com aqueles tapinhas nas costas.

.

Gostou do post? Liga pra gente e comenta.

Gostou do post? Liga pra gente e comenta.

.


Dicas de Viagem:

Gosta do Dia da Mentira? Veja mentiras que as empresas mais legais do mundo aplicaram em seus clientes – https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

Este vídeo tem explicações detalhadas – https://youtu.be/OhVCTkpVX2Y

Os franceses e o peixe nas costas – https://fr.wikipedia.org/wiki/Poisson_d%27avril

Leia mais sobre o deus Loki – https://en.wikipedia.org/wiki/Loki

.

.

.

.

Anúncios