Comida Di Buteco

Um bom botequim é uma arte. E quanta coisa a gente descobre numa roda de boteco! E quanta comida gostosa! Jeito saboroso de conhecer uma cidade é passear por seus bares e botequins! Vem com a gente curtir o Comida Di Buteco 2017!

Amanhã, dia 14/04 começa o Comida di Buteco. Famoso festival que acontece em várias cidades do Brasil desde o ano 2000 para resgatar a alegria, a festa, e o glamour de visitar um bom boteco, tomar aquela cervejinha gelada, experimentar petiscos que você só encontra ali, naquela casa, rir um pouco, esquecer o trabalho e viver de verdade a boa vida.

Fomos convidados para o lançamento do Comida Di Buteco. É bom lembrar que viagem, para ser boa, precisa incluir botecos no roteiro.

A cerveja oficial este ano é a Amstel.

A cerveja oficial este ano é a Amstel.

Temos boas experiências. Quem acompanha A Bússola Quebrada vai lembrar de nossa surpresa com o festival de cinema de rua em Vitória/ES, atrás do hotel em que ficamos, curtindo filmes curtas, material de incentivo à proteção ambiental, música ao vivo e cerveja gelada, num barzinho honesto, bem simples, no calçadão ao lado do Palácio do Governador.

Em Belo Horizonte, fomos na Savasse, descobrimos a cerveja Capitão Senra, fabricada em BH pela Cervejaria Bäcker, num barzinho pequeno, mas com um salsichão branco e cheio de queijo derretido.

E como não mencionar o boteco em que a Karina e eu nos conhecemos, numa esquina da Lapa, tomando cerveja em pé mesmo, no meio da rua, ou o começo da nossa viagem pelos estados da Região Sudeste, nossa primeira viagem juntos. A foto inaugural foi feita em um boteco na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Os concorrentes. Obrigado pelos maravilhosos petiscos e momentos tão agradáveis!

Os concorrentes. Obrigado pelos maravilhosos petiscos e momentos tão agradáveis!

Um costume em Londres é o famoso Pub Crawl, em que os londrinos e os visitantes mais corajosos visitam vários Pubs na mesma noite, até voltarem para casa se arrastando.

Fizemos isso em nosso tour rock por Londres.

Lançamento do Comida Di Buteco

Agora em São Paulo, a missão é participar do lançamento oficial do Comida Di Buteco, que vai de 14 de abril a 14 de maio. Você pode ver os bares participantes em várias cidades brasileiras no site que está nas Dicas de Viagem e fazer o seu roteiro de bares. 

Começamos no Fuad, um charmoso boteco estilo clássico, com mesas e cadeiras de madeira escura, comida de primeira e cerveja gelada. Lugar show! E serve almoço.

A Lilian é a dona. Filha do saudoso Fuad, fundador da “esquina mais gostosa da cidade”. E além de receber a abertura do evento, é participante, abrindo os trabalhos com:

1 – Kebab do Fuad – O petisco é um lanche tradicional do Oriente Médio, hoje servido com batatas fritas, recheado com picanha desfiada, tomate, cebola, molhos e especiarias. Sensacional. Um só é pouco. Depois de experimentar, você vai querer mais. Desce redondinho com cerveja gelada.

Cotação: 

2 – O bar que fui muito durante a faculdade, o Prainha Paulista, chegou em seguida, com o Espeto à Caipira. Um espeto de filé de peito de frango marinado no limão siciliano, servido à milanesa e recheado de provolone. São três espetos acompanhados de creme de milho picante.

Adorei, mas esperava o molho mais picante. O creme de milho é enfeitado com uma pimenta biquinho, sendo suave. Prefere mais temperado? Peça molho de pimenta à parte. Vai ficar bom! E como petisco, casou bem com a cerveja!

Cotação: 

3 – Camisa 10 – Casquinhas de Mejillón “10”. Cascas recheadas com mistura de mexilhões com mais de 20 tipos de temperos, empanados com farinha de mandioca e flocos de milho.

Você pode comer de colher, mas eu quis pegar com a mão a casquinha de mexilhão, que não é pequena, e morder com cuidado. O sabor é fantástico! Você se perde sentindo os temperos pelos cantos da língua! Nem vou fazer suspense! Temos um campeão!!

Cotação: 

4 – Pavio (Box 37) – O Box 37 fica no Mercado Municipal da Vila Formosa. O nome “pavio” é para homenagear o dono, que dizem, é muito zangado. Notamos que ele não consegue sorrir para as fotos, o que rendeu momentos de diversão saudável, como se espera da happy hour no Boteco.

O pai é sério, mas o filho é um menino de riso fácil e conquistou a simpatia de todos à mesa.

Bolinho Poseidon é o petisco, com massa de mandioca e recheio de salmão empanado com aveia e acompanhado de molho poseidon. Fica perto de casa, vou lá visitar!

Cotação: 

5 – Bar do Moreira, com sua Surpresa de Aveiro – Bolinho de bacalhau sem farinha, com linhaça, acompanhado de sopa de vinho.

Dona Maria, portuguesa e uma simpatia, explicou que o grande diferencial do bolinho é não levar farinha, sendo mais leve e saboroso.

Uma pena, depois de comer os bolinhos sem farinha que a Ray (avó de coração da Karina) faz, nunca mais nenhum bolinho de bacalhau terá o mesmo sabor para mim. A Ray faz os melhores bolinhos de bacalhau do mundo inteiro!

Dona Maria é um amor, mas mandou os bolinhos frios para a mesa. Poxa, dona Maria, nós te amamos, mas quem tem que estar gelada é a cerveja! O petisco precisa ser quentinho!

Um pão, chamado burro cansado, acompanha o petisco. A história é que para fazer o burro percorrer grandes distâncias levando mais peso, os donos davam ao bicho um pão embebido de vinho com açúcar, que dava energia e amansava o animal, que sentia menos o esforço, mas ao final do dia, bêbado e muito fadigado, o pobre do burro caía sem forças.

Cotação: 

6 – Königsallee – Curryballs. Outro concorrente de peso! Bolinhos de carne ao Curry. Delícia, quente, bem temperado e casando total com a cerveja gelada.

Cotação: 

7 – União de Minas – Pela Égua. Caldo de canjiquinha com costelinha. Gostoso, bem temperado e quente, com a costelinha no ponto. O nome é homenagem ao meio de transporte. Tudo era carregado pela égua da fazenda.

Cotação: 

Todos os petiscos custam no máximo R$ 25,90.

Já sabe o que te espera! Visite o site do Comida Di Buteco e faça seu roteiro de bares. Ponha a conversa em dia e se divirta pelo Brasil!

.


Dicas de Viagem:

Site do Comida Di Buteco – www.comidadibuteco.com.br
Agradecimentos à Assessoria de Imprensa. Vocês foram incríveis!

Endereços dos participantes do lançamento:

1 – Fuad (Esquina Grill do) – Rua Martim Francisco, 244 – Santa Cecília – (11) 3666.4493

2 – Prainha Paulista – Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 557 – Jardim Paulista – (11) 3562-5056

3 – Camisa 10 – Rua Bom Sucesso, 1218 – Tatuapé – (11) 95606-5657

4 – Pavio (Box 37) – Praça Canárias, S/N (Mercado Municipal) – Box 37 – Vila Formosa – (11)3596-2591

5 – Bar do Moreira (estreante) – Rua Guaipá, 467 – Vila Leopoldina – (11) 3441-4060

6 – Königsallee – Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 – Santo Amaro – (11) 3791-6333

7 – União de Minas – Rua Amleto Farro, 491 – Santo Amaro – (11) 2532-7143

.

.

.

.

Anúncios