Agenda Cultural de Páscoa 14-04-2017

Feriado de Páscoa com coelhinhos, chocolate, arte, cultura e diversão. Exposições e atividades infantis em São Paulo, festa no Rio de Janeiro. Crianças e adultos felizes! Vem com a gente!

 

Rio de Janeiro

V Festa de Ogum

A V Festa de Ogum do Velhos Malandros vai ser realizada dia 16 de abril, na Praça Mauá. O evento abre às 12h com a feijoada de São Jorge, gastronomia brasileira e feira de artesanato. Durante a programação, várias atrações como Afoxé Filhos de Gandhi, Roberta Nistra, Noca da Portela, Zé Luiz do Império Serrano, Frevo Alegria do Rio, Sarau Literário e Movimento Samba na Fonte.

Quando: Domingo, 16 de abril.
Horário: Das 12h às 23h.
Onde: Praça Mauá – Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/399180783775888/

Mostra Vincent Carelli

O cinema do IMS-RJ apresenta duas produções do diretor Vincent Carelli: Corumbiara (Brasil, 2009. 117′) e Martírio (Brasil, 2016. 162′), que tem codireção de Ernesto de Carvalho e Tita. Na sexta-feira (14), a sessão das 17h de ‘Martírio’ terá entrada franca e será seguida por um debate com Carelli e Ivana Bentes, por ocasião do lançamento da ZUM #12.

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia o assassinato de índios na Gleba Corumbiara (RO), e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, Corumbiara revela essa busca e a versão dos índios. Premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado, em 2009, o longa constitui-se como testemunho de uma busca para esclarecer e revelar ao mundo o genocídio silencioso de três povos indígenas e sua trajetória ao longo das últimas três décadas.

No filme Martírio, o diretor registra a grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens desse episódio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Sexta
Corumbiara 14h
Martírio 17h

Sábado e Domingo
Martírio 14h
Corumbiara 17h
Martírio 19h15

Quando: De 14 a 16 de abril.
Onde: IMS – RJ
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea.
Quanto: Entre R$12 e R$4.


Aproveite o feriado para ir visitas os bares e botecos que participam do Festival Comida Di Buteco em várias cidades do país.


 

São Paulo

Transatlântica 10 anos

O Transatlântica já percorreu 14 países, dando oportunidade a 400 fotógrafos para apresentar seus projetos a mais de 160 especialistas. Esse fórum, que nasceu no PHotoEspaña em 2008, já mostrou o trabalho de 100 fotógrafos na Seção Oficial do Festival.

O projeto Colateral do Sesc Vila Mariana, que abriga intervenções artísticas visuais em grande formato, explorando as treliças de ferro que revestem toda a lateral da Praça Externa da unidade, acolherá fotografias da série Contos Amazônicos, do fotógrafo brasileiro Rafael Milani e é inspirado no livro homônimo, do escritor brasileiro Inglês de Souza, publicado em 1893. O livro é uma coleção de histórias que se desenrolam na região amazônica, em que se mesclam temas fantásticos com outros de observação crítica e social. Essa dualidade entre fantasia e realidade, característica do livro, é o que Rafael M. Milani trata de dar forma em suas fotografias.

Quando: De 07 de abril a 09 de julho de 2017.
Horário: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30.
Onde: SESC Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana.
Quanto: Gratuito.

Retrato – Território da Fotografia

Exposição inédita com cerca de 90 retratos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, que estão no acervo do MAB-FAAP. Reúne nomes como Horst P. Horst, Erwin Blumenfeld, Bob Gruen, Miro, Klaus Mitteldorf, Valdir Cruz, Bob Wolfenson e Mario Testino. As obras serão apresentadas em núcleos como Clássicos, Moda, Cultura Pop, Artistas Visuais, O Corpo, Grupos, entre outros. O objetivo da exposição é indicar o retrato como um dos gêneros mais populares da fotografia, a partir de uma seleção de imagens que pertencem ao acervo do MAB-FAAP.

Quando: De 10 de abril a 04 de junho de 2017.
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 18h, com permanência até às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h.
Onde: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Quanto: gratuita.
Mais informações: (11) 3662-7198

Páscoa infantil

E no feriado também tem muitos eventos para aproveitar com as crianças em São Paulo. E o melhor? Tudo de graça!

Caça aos ovos

De 14 a 16 de abril, uma verdadeira caça aos ovos vai agitar a garotada em busca dos chocolates e algumas surpresas. Nessa aventura, os adultos poderão acompanhar seus filhos e encarar o desafio.

O ponto de partida para a brincadeira é a loja YouPlay Space, no piso térreo, onde as crianças irão retirar sacolinhas personalizadas para guardar os chocolates, uma pulseirinha de identificação, além de um mapa com a localização das lojas participantes, mostrarndo os locais em que os doces ficarão escondidos.

Quando: De 14 a 16 de abril.
Horário: Sexta, das 14h às 20h; sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h.
Onde: Morumbi Town Shopping
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade.

Lounge especial de Páscoa

O Shopping Tamboré abriu o seu lounge especial de Páscoa com pintura facial aos finais de semana e oficina de orelhinhas de coelho todos os dias. O coelho da Páscoa também visita o espaço diariamente e fica à disposição para tirar fotos e se divertir com os pequenos.

Customização de orelhinhas: Sexta e sábado – 10h às 22h; Domingo – 12h às 20h
Foto com o coelho: Sexta e sábado – 14h às 22h; Domingo – 14h às 20h
Pintura facial: Sábado e domingo – 12h às 20h

Quando: De 14 a 16 de abril.
Onde: Shopping Tamboré
Endereço: Av. Piracema, 669 – Tamboré.

Vem pro sofá

No feriado, o Shopping Ibirapuera faz um convite irresistível para os pequenos se jogarem em um colorido sofá gigante montado dentro do centro comercial e curtir diferentes desenhos animados, que serão projetados em telão de 4 metros.


No evento gratuito “Vem pro sofá – Edição de Páscoa” vai ser assim!  É só chegar, garantir seu lugar no sofazão de 35 m², repleto de almofadas coloridas  e aproveitar a sessão de 25 minutos, acompanhada de muita pipoca.  O espaço acomoda confortavelmente até 70 crianças, acima de 4 anos, mas os pequenos com até 3 anos não foram esquecidos e terão um lugarzinho especial junto com o papai ou mamãe.
A diversão fica ainda mais completa e simbólica com a presença dos adoráveis coelhos da Páscoa que, após cada exibição, vão interagir com a criançada e ainda tirar fotos.

Quando: Dias 14 a16 e 21 a 23 de abril.
Horário: Sessões às 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.
Onde: Shopping Ibirapuera
Endereço: Av. Ibirapuera, 3103 – Moema.

Oficina de Páscoa

A Pritt anuncia programação de atividades manuais gratuitas aos pequenos em comemoração à Páscoa. As oficinas serão realizadas na Livraria da Vila, unidade Shopping Jardim.

A ação visa proporcionar momentos de lazer e estimular a criatividade dos pequenos, que poderão confeccionar as suas próprias máscaras de coelhinho feitas com colagens de papeis coloridos. As oficinas são realizadas em parceria com o Ateliê Maria Flor, que cria os artesanatos, e sempre conta com a supervisão de monitores especializados durante as atividades. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e estimular a criatividade das crianças.

Quando: Dias 15 e 16 de abril.
Horário: Das 16h às 17h.
Onde: Livraria da Vila – Shopping Cidade Jardim.
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim

Feriado do Museu

A exposição Eterna Trilogia: retratos, paisagens e naturezas-mortas, em cartaz no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), conta com uma programação variada neste mês, em especial nos fins de semana de feriados, organizada pelo Serviço Educativo. Jogos, atividades de criação e de reflexão, além de conversas com os artistas Paulo Whitaker e Paulo Almeida gratuitas e abertas ao público.

As atividades propõem ao visitante refletir sobre as obras a partir do aprofundamento de temas visíveis na mostra. O objetivo do educador do MAB-FAAP é atuar como um provocador da relação entre a obra e o visitante.

Oficina Live Painting
Quando: 14, 15 e 16 de abril.
Horário: Das 10h às 18h.
Objetivo: Os participantes serão convidados a recriar as paisagens da exposição, utilizando tintas e pincel em telas transparentes. Toda a arte produzida na oficina fará parte de uma instalação educativa que ficará exposta durante todo o feriado. Percepções realistas, abstratas e conceituais serão bem-vindas na atividade.

Oficina de confecção de máscaras de coelho
Quando: 14 e 15 de abril.
Horário: Às 15h.
Objetivo: Desenvolver máscaras de coelho para comemorar a Páscoa. O participante receberá o material e ficará livre para confeccionar a máscara da maneira como quiser.

Onde: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Anúncios