7 atrações imperdíveis para visitar em Cancún

Riquezas históricas, praias paradisíacas e vida noturna agitada. Cancún é uma mistura do que há de melhor e agrada a todos os tipos de viajantes. Vem ver!

Cancún, localizada em uma península na costa do estado de Quintana Roo, é o destino mais visitado de todo o México. Também é a região preferida dos brasileiros e encanta por suas belas praias azul turquesa e natureza exuberante e bem preservada. É uma ótima opção de destino para quem quer aproveitar um dos feriados prolongados de 2017.

Para facilitar o seu roteiro, a Royal Holiday, clube de férias localizado no México, listou sete atrações imperdíveis para aproveitar ao máximo este destino com tantas maravilhas culturais a serem desvendadas. Confira:

 

1. Um passeio na Isla Mujeres: ilha sagrada

A primeira dica de passeio durante uma viagem a Cancún é visitar a pequena Isla Mujeres, localizada a cerca de 6 quilômetros da costa da cidade e que reúne praias tranquilas com águas cristalinas, lojas e restaurantes. Para os Maias, a ilha era considerada sagrada para a deusa da fertilidade Ixchel.

Hoje, quem visita o local pode aproveitar um pedaço do paraíso perdido repleto de atividades para todas as idades. Nadar com golfinhos se tornou uma tradição para os visitantes, que também podem aproveitar para praticar snorkel, mergulho, windsurf e outros esportes aquáticos.

 

2. História e cultura: Museu Maya e San Miguelito

No coração da zona hoteleira, na altura do KM 16,5 do Boulevard Kukulcán, o Museu Maya é um programa para conhecer mais da história e cultura local. O museu reúne peças e informações do legado deixado na ilha, expondo itens como ferramentas, joias, artefatos de guerra, objetos sagrados dos rituais de sacrifício, cerâmicas delicadamente pintadas, pedras esculpidas e máscaras.

Tem um sítio arqueológico paralelo, o San Miguelito, local habitado mais de 800 anos antes da chegada dos espanhóis que tem cerca de 40 construções pré-colombianas, das quais 14 estão abertas à visitação. Na visita, destacam-se a Grande Pirâmide e o complexo de Chaac, onde há vestígios de um palácio com murais em homenagem à divindade Maia da chuva.

 

 

3. Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo: Chichén Itzá

O Chinchén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México, eleito em 2007 pelos organizadores da campanha New 7 Wonders como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Localizado no centro da Península de Yucatán, fica a 2h30 de Cancún, mas não deixa de ser um passeio imperdível.

Lá você poderá conferir de perto a Pirâmide de Kukulcán, que possui 30 metros de altura, sendo 26 metros de plataformas somadas aos 4 metros do templo que se encontra no topo. Não deixe de visitar também o Templo dos Guerreiros, Observatório, Cenote Sagrado e muitos outros locais que mostram um pequeno pedaço da história da civilização Maia. O Chichén Itzá foi uma das grandes cidades da Mesoamérica e continua a ser, até hoje, um dos mais populares pontos turísticos mexicanos.

 

4. Parque Xel-Há

Xel-Há, na Riviera Maya, é uma das opções de passeio para quem procura diversão e aventura. O parque é um enorme aquário natural, ótimo para quem quer mergulhar, seja com snorkel ou tanque. Outro ponto positivo é o serviço all-inclusive, que fornece durante todo o dia, comida, bebida, toalhas, guarda-volumes e o próprio equipamento de snorkel – ao final das atividades, o canudinho fica com o visitante, uma ótima recordação.

A maior atração é o enorme lago, onde é possível, mergulhar de um penhasco, brincar na tirolesa ou tentar atravessar sem cair da corda. Com atividades para todas as idades e gostos, o parque está localizado a 116 quilômetros da zona hoteleira, pouco menos de 2 horas de carro de Cancún.

 

 5. Segredo escondido: Museu Subaquático de Arte 

Como preservar barreiras de corais sem afastar os turistas? A resposta surgiu em 2009, com a criação do MUSA, formado por mais de 500 esculturas submersas a cerca de 10 metros de profundidade. Ao invés de proibir o mergulho e gerar um forte impacto negativo na economia local, a criação do museu trouxe mais visitantes à região e ajudou na preservação dos corais.

A iniciativa partiu do artista Jason de Caires Taylor, que criou as obras inspiradas em moradores da região, uma aldeia de pescadores a 35 quilômetros de Cancún. Para conhecer o local, basta mergulhar nos arredores da praia de Isla das Mujeres com snorkel ou cilindro, ou, ainda, fazer um passeio em um dos barcos com fundo de vidro.

 

 6. Paz e tranquilidade na Isla Contoy

Para quem quer fugir da agitação, a Isla Contoy é um ótimo passeio. Relativamente pouco conhecida pelos turistas, fica a aproximadamente 1 hora de Cancún e oferece uma beleza única com águas turquesas, areia branca e vida selvagem ao redor. O mais interessante é que, para quem busca paz e tranquilidade, a ilha é bastante deserta, com exceção do Parque Nacional de Isla Contoy, área protegida que cuida da preservação de espécies ameaçadas de extinção.

O acesso à ilha conta com um horário de visitação permitido das 9h às 16h, com um máximo de 200 pessoas por dia.  É indicado seguir todas as orientações dos guias para aproveitar tudo sem preocupações em desobedecer alguma regra. Por exemplo, não é permitido gritar, fumar ou comer fora dos locais apropriados. Fique atento e reserve com antecedência!

 

 7. Para curtir a noite: Coco Bongo

Para os que querem curtir a noite e se divertir sem ter hora para voltar para o hotel, o Coco Bongo é uma das casas noturnas mais procuradas de Cancún. Diferente das baladas tradicionais, apresenta shows com apresentações e covers de artistas e bandas famosas, como Guns N’ Roses, Queen, Michael Jackson e Madonna. Entre um show e outro, rola muita animação com direito a chuva de papel picado, bexigas, turistas dançando nos palcos e toca até música brasileira. O momento mais esperado é a aparição do Máscara. Afinal, o Coco Bongo foi inspirado em uma boate de mesmo nome que aparece na comédia estrelada por Jim Carrey.


Dicas de viagem:

Enviado por Burson-Marsteller. 

Royal Holiday: www.royal-holiday.com/pt/br

Xel-Há: http://es.xelha.com

MUSA: http://musamexico.org

Coco Bongo: https://www.cocobongo.com

Anúncios