Os vários significados do Fogo

O amor é fogo, que arde sem se ver. O Poeta Camões declamava seu desejo em versos acalorados. O fogo aquece, destrói, trata, limpa. Leia mais sobre os vários significados do fogo em várias culturas pelo mundo e leve para casa o ideograma japonês para Fogo.

O fogo como amigo em noites frias. Assim evoluímos.

O fogo como amigo em noites frias. Assim evoluímos.

Fogo,  Fire, Fuego, Hi. O ideograma japonês para fogo fala da intensidade deste elemento primordial. O calor, a dualidade, os vários significados para o fogo, nosso conhecido diário.

O elemento fogo está associado a vários signos do zodíaco grego. Áries, Leão, Sagitário.

O fogo é sempre associado nas relações humanas ao romantismo. O calor que aquece corações, o poder de tórridas paixões, as chamas do amor eterno. Quando estamos apaixonados, o coração acelera, sentimos o corpo todo esquentar e percebemos que mudamos de cor. Mas também é comparado ao ódio extremo, com sua força destruidora.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Hi – O ideograma de fogo do Japão

Normalmente representado em tons de vermelho, amarelo, laranja, as cores quentes do espectro, o fogo é representado no Japão pelo ideograma Hi – que além do elemento em si ainda se refere a força, poder, vontade. Quem tem fogo dentro de si, tem força para fazer o que pretende.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Um velho amigo da humanidade

As lendas gregas contam que o fogo foi roubado dos deuses por Prometheus, um deus também, mas que sabia que a humanidade precisava do fogo para sobreviver às feras e monstros deste mundo. E evoluir. E graças ao fogo, de fato a humanidade evoluiu, cresceu, e se tornou o que é hoje.

Antigos caçadores se juntavam à beira do fogo, sobreviviam às noites geladas, comiam, riam e contavam histórias.

Clique nas Imagens para Ampliar:

O medo do fogo

O fogo também foi muito usado como arma e faz parte do vocabulário militar – Abrir fogo! – É sempre a ordem para atirar contra o inimigo.

O mesmo fogo que aquece, consome e machuca. Não à toa, vários povos atribuem o fogo como elemento de punição dos pecados da humanidade, como o Tártaro dos gregos, o Lago de Fogo dos hebreus, o Inferno dos católicos. Cada povo com sua cultura.

Uns tem medo de fogo. Há até um nome para o pavor ao elemento fogo, ou o medo de se queimar. Pirofobia. Claro, é bom mesmo não brincar com fogo. Ele é um amigo temperamental, se você não souber lidar com ele, você pode mesmo se queimar.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Aos muitos significados dados ao fogo, está o de renovação, ou purificação. Na Índia, o fogo é visto como um elemento que purifica de todo o mal, tanto que os seguidores de algumas crenças costumas pisar em brasas em chamas para se livrarem de todo o mal.

Com menos dor e mais significados literários, o Apocalipse conta da renovação do mundo após o mal ser consumido pelo fogo. E que pode esquecer a fênix, pássaro mítico dos gregos que após morrer pelo fogo, ressurge de suas próprias cinzas.

Como o elemento fogo sempre chamou minha atenção, e como poucas coisas na vida são mais divertidas que fazer uma fogueira e contar histórias de todos os tipos durante a noite escura, em um acampamento, sejam verdadeiras, mentirosas, de terror ou o que forem, criamos esta coleção de artefatos de fogo. Ou o mais próximo possível.

A força do ideograma japonês hi – fogo e produtos de uso diário para quem tem muito bom gosto e aquele poder extra dentro de si que faz com que sua força jamais se acabe, e que ajuda a realizar sonhos e desejos.

Que tal uma bebida quente?

Que tal uma bebida quente?

Todo o calor do fogo – hi – para você. Sabemos que força é o que não vai te faltar!

.


Dicas de Viagem:

Aqui está o endereço de nossa lojinha: http://www.colab55.com/@abussolaquebrada/

E aqui você consegue desconto na primeira compra: https://www.colab55.com/via/abussolaquebrada

 

.

.

.

.

Anúncios