Star Wars Day

Hoje é o dia de todos os sonhadores. Star Wars Day, a data que comemora a estreia de Star Wars, a New Hope nos cinemas, em 04 de maio de 1977. E este ano a data é especial porque comemora 40 anos de Star Wars. Viaje com a gente por uma galáxia muito, muito distante.

Que o Quarto (de maio) esteja com você!

Que o Quarto (de maio) esteja com você!

Hoje é um dia de sonhadores.

A princesa rebelde que sonhava com esperança, o jovem fazendeiro distante da civilização, que já havia perdido todos os amigos para a universidade na cidade grande e que sonhava com uma vida de aventuras, o contrabandista e herói improvável. Juntos eles formariam o mais sensacional grupo de sonhadores e heróis de toda a galáxia!

Toda a fantasia é feita por um sonhador, George Lucas, que aprendeu a contar boas histórias e aprendeu também a fazer gerações sonharem.

Star Wars – A New Hope

O filme Star Wars, a New Hope, estreou nos cinemas estadunidenses no dia 04 de maio de 1977, há exatos 40 anos! E se tornou um dos maiores fenômenos da cultura pop de todos os tempos.

A receita para se fazer bons filmes está toda lá em Star Wars: Luke Skywalker, o jovem que queria aventuras, emoções, que sentia um enorme desejo por justiça e queria sair do pequeno e miserável vilarejo em que vivia. Solitário, sem ter jamais conhecido seus pais, perdia aos poucos a esperança de um dia sair daquele lugar deserto.

A ele se juntam dois droids. E a ação de Star Wars parece ser contada pelo ponto de vista destes dois viajantes desconhecidos. Um deles, R2-D2, bravo, intrépido e fiel à sua missão. O outro, C-3PO, covarde, tagarela e irritante, mas capaz de superar todos os defeitos para fazer bem seu trabalho e receber a aprovação de seus mestres.

O poster original de Star Wars - A New Hope.

O poster original de Star Wars – A New Hope.

Também há a figura do mestre, o ancião, recluso, sábio, cheio de histórias excitantes sobre passados de glória e muitas guerras, mas sombrio e misterioso. O Mestre Jedi Obi Wan Kenobi fala sobre um mítico poder chamado “A Força”. Que parece ser apenas uma crença qualquer, até que o mestre prova o que diz.

A viagem começa com a contratação de contrabandistas para ajudar em sua jornada rumo ao desconhecido. Nessa hora entram em cena Han Solo, e Chewbacca, o Wokie. Uma dupla ainda mais improvável de mercenários. E aqui faço uma pausa na narração para dizer que Han Solo atirou primeiro! Entendedores entenderão!

Star Wars Day em Toronto, Canadá, em 2012.

Star Wars Day em Toronto, Canadá, em 2012.

Juntos, este grupo bem estranho segue em direção a um grande planeta central, uma terra rica, próspera, pacífica, apenas para descobrirem que este paraíso foi destruído pelo maior vilão de todos os tempos: Darth Vader!

E o poder do inimigo parece não ter limites. Junto ao mais assustador e sinistro dos vilões, estão o poder inimaginável de um aparato bélico sem precedentes. A Estrela da Morte. E junto a este monstro de destruição, o poder do Império Galático e o assustador Imperador Palpatine.

A missão logo muda para o salvamento de uma princesa, Leia Organa, e posteriormente, esta missão será enfrentar o poder devastador da Estrela da Morte antes que seja tarde demais.

O ponto triste aqui é que Carrie Fisher, a atriz que interpretou a Princesa Leia na série original, faleceu em 27 de dezembro de 2016.

A Estrela da Morte.

A Estrela da Morte.

Está tudo lá em Guerra nas Estrelas

A saga do herói, a mudança do jovem que se torna um homem cheio de responsabilidades, os personagens muito bem construídos, os efeitos especiais baratos, mas convincentes, a história original muito bem amarrada e a sensacional orquestra de John Williams regendo provavelmente a mais clássica trilha sonora do cinema, atores carismáticos e até o ganhador do Oscar, Alec Guiness, no papel de Obi Wan Kenobi e o final espetacular, com todas aquelas naves voando ao redor da ameaça que é a Estrela da Morte, e o filme criou a história. E reescreveu o cinema. E até hoje conquista fãs dia a dia.

Uma série lucrativa foi criada a partir do sucesso de Star Wars. Uma bilheteria histórica e recordes de público foram batidos um após o outro. O filme Star Wars criou personagens eternos e um folclore de mitos modernos comparáveis apenas com as antigas lendas de divindades e seres místicos. E fez as pessoas sonharem com o impossível.

Darth Vader. O maior vilão do cinema.

Darth Vader. O maior vilão do cinema.

– Se alguém com pouca verba conseguiu fazer um trabalho tão bom, eu também posso! – Disseram nomes como James Cameron e Ridley Scott.

Star Wars é inspirador porque trata da história humana, da vida real, contada com artifícios coloridos e monstros que parecem reais, mas apesar de toda a fantasia. A Jornada do Herói é um rito de passagem que todas as pessoas enfrentam durante suas vidas. E claro, a aventura e a emoção ajudam a fazer sucesso.

Uma pena que no Brasil não haja muitos eventos de Star Wars, mas lá fora o povo leva muito a sério. Tanto que há eventos, feiras, reuniões, festas. O 4 de maio é levado muito a sério pelos fãs de Star Wars.

Talvez você jamais viaje para “…uma galáxia muito, muito distante”, mas esperamos que a inspiração de uma missão de salvamento poxa ajudar você a viajar muito, para bem longe, e nos mandar fotos e contar histórias e suas aventuras.

A Estrela da Morte.

A Estrela da Morte.

Viaje muito! Realize sonhos. E que a força esteja com você!


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre o Star Wars Day aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Star_Wars

E aqui está mais completo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Wars

Site oficial de Star Wars: http://www.starwars.com/

Versão brasileira do site de Star Wars: http://br.starwars.com/

A gente não ia deixar barato.

A gente não ia deixar barato.

Anúncios