Festa Italiana de Casaluce

A temporada de festas italianas começou! E abrindo o ano de 2017 tem a Festa Italiana de Casaluce, com cultura, música e danças típicas, comidas italianas que todo mundo adora, alegria e muitos doces. Prepare o apetite e venha ver a Festa Italiana de Casaluce com a gente!

Abertura da Festa Italiana de Casaluce, sábado, 29 de abril. E vai até domingo, 28 de maio.

Abertura da Festa Italiana de Casaluce, sábado, 29 de abril. E vai até domingo, 28 de maio.

Vai chegando o inverno em São Paulo e com ele alguns eventos que ninguém quer perder, como os vários festivais de sopas e as festas italianas, que se estendem até o final do ano. A primeira de todas é a Festa Italiana de Casaluce, tradicional, com mais de cem anos, acontecendo nas ruas do Brás.

Como bom filho de italianos, claro que eu fui. E claro que a Karina queria ir, afinal, ela e a amiga, ambas cariocas, acham que aquilo que servem no Rio de Janeiro é pizza. E eu tinha que explicar a elas que não é bem assim.

Em Casaluce vem bem mais gente que a colônia italiana. Já começa que o motivo não poderia ser melhor. É festa, é alegria. É tudo que falta numa cidade grande, que precisa de mais ações de solidariedade, de mais festejos, de mais calor humano, ainda mais com o frio do inverno chegando.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Uma coisa muito legal destas festas italianas é a animação. A festa tem música e danças típicas a noite inteira, uma tenda gigante serve de salão de restaurante, esta é a parte paga. Como a gente não tava com essa grana toda e já tinha comido pizza (chegamos antes de começar a festa e com muita fome… ítalo-brasileiros não são muito pontuais), ficamos na parte aberta onde tem as barraquinhas.

E tinha de tudo. Macarronada, nhoque, jambela, lasanha, pizza. Mas atenção, tem espetinhos e tem a deliciosa guimirela, que é um espeto de fígado com folhas de louro simplesmente sensacional! E os doces que destroem qualquer dieta. Não vá me chegar na festa de Casaluce e me pedir comida diet ou light, hein! Olha o sacrilégio!

Clique nas Imagens para Ampliar:

A Rua Caetano Pinto, onde é o local da Festa de Casaluce, é cheia de bares e cantinas com as mais saborosas pizzas. Como jantar, escolhemos uma pizza Marguerita. Massa fina, mussarela, tomate, manjericão e parmesão. As clássicas são as mais saborosas! As cariocas gostaram!

Depois da pizza, nossa missão era encontrar um bom cannoli, doce típico italiano. Só tinha uma barraca de doce. Mas sim, tinha cannoli. Como estava muito frio, passamos antes na barraca bazar. Várias roupas com precinho camarada. A Karina comprou uma toca fofa, para proteger a cabeça do sereno, já que ela estava um pouco doente. 

Bandeira do Instituto PACE, para a paz mundial.

Bandeira do Instituto PACE, para a paz mundial.

A foto acima está em uma das barracas e você já viu esta bandeira na Festa do Memorial do Imigrante. Você foi lá com A Bússola Quebrada, lembra?

Falar em crianças, logo que chega o visitante vê os brinquedões para as crianças pularem e brincarem. O Pula-pula inflável, bem seguro, um tobogã fofo e mais algumas atrações que vão prender a atenção dos pequenos.

Olha o tamanho destes brinquedões!

Olha o tamanho destes brinquedões!

A Festa Italiana de Casaluce já completa cento e dezessete anos em São Paulo. Começou dia 29 de abril e continua durante todos os finais de semana de maio, até o dia 28 de maio, domingo. Dá pra ir, voltar, e voltar de novo!

Como chegamos no começo do evento, pudemos ver os bastidores e a preparação para a festa. O padre da paróquia de Nossa Senhora de Casaluce fazia seus trabalhos litúrgicos. Acho que vimos de longe o batismo de um bebê.

Compre aqui seus tíquetes. As barracas só aceitam o tíquete da festa.

Compre aqui seus tíquetes. As barracas só aceitam o tíquete da festa.

Para organizar a compra de produtos, o visitante deve ir ao galpão da venda de tíquetes e trocar seu dinheiro por vales coloridos com valores diferentes. A fila para comprar os tíquetes parece grande, mas são vários caixas e o tempo de espera é até pequeno. Enquanto isso você curte as músicas, a dança e as atrações dos festejos.

Clique nas Imagens para Ampliar:

E se é para fazer festa, que seja bem animada. Como foi no Rio de Janeiro, com a Festa dos Santos Portugueses, lembra? Você que está sempre com a gente aqui em A Bússola Quebrada esteve lá com a gente!

A gente se divertiu bastante vendo os dançarinos. E mais ainda vendo as senhoras das barraquinhas super animadas para aparecerem ao vivo na TV. A gente bem que tentou, mas estávamos na parte não VIP. 

Tem alguma festa típica na sua cidade? Conte pra gente! Mande fotos! Queremos muito ver e visitar as cidades brasileiras e descobrir todas as alegrias dos municípios por este Brasil!

Vem festejar com a gente!

Festa Italiana de Casaluce, no Brás.

Festa Italiana de Casaluce, no Brás.

.


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre a tradição da Festa Italiana de Casaluce aqui – http://www.casaluce.com.br/festa.aspx

E aqui tem um pouquinho mais de informação – http://www.arquisp.org.br/regiaose/noticias/117a-festa-italiana-de-casaluce

O endereço é rua Caetano Pinto, 608 no Brás e você chega rapidinho de Metrô. Olha aqui um mapa para te ajudar – goo.gl/avFEPQ

 

 

Anúncios