O Colorido El Caminito de Buenos Aires

Um dos passeios mais famosos de Buenos Aires, El Caminito, o caminho de casas coloridas no bairro de La Boca é obrigatório para quem visita a Argentina. Nosso casal de viajantes foi conhecer as cores, a dança e os sorrisos de El Caminito. Vem viajar com a gente!

Homenagem ao Papa em El Caminito.

Homenagem ao Papa em El Caminito.

No conhecido bairro de La Boca, às margens do Rio Matanza e a 400 metros do Estádio de La Bombonera, está uma das ruas mais encantadoras do mundo. O famoso El Caminito. Iniciativa dos vizinhos, entre eles o pintor Benito Quinquela Martín.

A área do bairro de La Boca vai do rio Matanza até a Vuelta de Rocha, passando pelo Estádio, que logo vamos visitar. Mas agora, vamos falar apenas das cores e da arte de El Caminito.

As curiosidades sobre El Caminito são muitas. A começar que a rua, que deve ter em seus cento e cinquenta metros, é toda sinuosa, porque as construções margeavam um córrego, pequeno e bem sinuoso.

Clique nas Imagens para Ampliar:

O bairro de La Boca foi passando por uma recuperação colorida e para virar um centro de comércio de arte, feito todo colorido para chamar a atenção, e com supervisão do artista Benito Quinquela Martín. Tanto que é praticamente um museu de uma rua inteira, com feira de artistas contemporâneos, música, cervejarias, bares, restaurantes, peças de arte sendo vendidas na feira e nas lojas.

Aliás, a feira de El Caminito acontece todos os dias, das 11h às 18h durante o inverno e das 11h às 20h no verão.

Estátua a Benito Quinquela Martín. O principal idealizador de El Caminito.

Estátua a Benito Quinquela Martín. O principal idealizador de El Caminito.

Cores para trazer vida a El Caminito.

E a ideia de colorir a rua deu muito certo! Moradores de Buenos Aires vistam El Caminito frequentemente, turistas fazem El Caminito uma parada obrigatória para fazer fotos, divertirem-se, conhecerem um bom tanto da cultura local e sempre comprar alguma lembrancinha, porque o povo de lá também precisa pagar as contas!

Comida, bebida, música, arte, cores. São muitas as atrações em El Caminito.

Comida, bebida, música, arte, cores. São muitas as atrações em El Caminito.

.

Ruas pintadas em várias cores. Alguém pinte aqueles prédios também!

Ruas pintadas em várias cores. Alguém pinte aqueles prédios também!

E fica fácil se encantar com El Caminito. A rua tem esculturas, paredes e casas inteiras pintadas como se fossem quadros, arte até dentro das cantinas italianas e choperias alemãs, estátuas alegres e artistas de rua fazendo shows e alegrando o dia dos visitantes.

O nome El Caminito veio por causa da letra de um Tango, e já que o assunto acabou indo para a música, veja nosso casal tentando aprender a dançar tango entre as coloridas casas e paredes de El Caminito:

.

O Tango em El Caminito

O tango é a versão argentina da sofrência brasileira – com limitadas proporções, antes que alguém me dê um tiro – e fala muito sobre as tristezas e desventuras do amor. A música toca sobre sentimentos fortes e a dança precisa ser sensual, mas sem perder a pose!

Clique nas Imagens para Ampliar:

E nosso casal de viajantes vai a El Caminito aprender a dançar tango com a bênção do Papa!

Assim, se o Maya aprender mesmo a dançar, vai ser um milagre.

Nas atrações de El Caminito você vai ver estas divertidas pinturas sobre o tango, a arte e as cores do lugar. Homens, com terno impecável e muito bem alinhado. E as mulheres, de vestido longo, mas com um corte lateral que valoriza as coxas.

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

Muitas Atrações em El Caminito

E quem acha que apenas a rua com nome de música de tango tem atrações, vamos olhar um pouco melhor.

El Caminito foi uma ideia para renovar o bairro de La Boca, que havia perdido até a linha de trem, e as pessoas estava se afastando, o que acaba sempre deixando o local com aspecto abandonado, marginalizado. A degradação ocorre cedo ou tarde. Mas trazer as pessoas a El Caminito com arte, alegria e diversão acabou trazendo artistas, gente que gosta de noites alegres, músicos e todas estas atrações:

Agora você vai ver tudo mais colorido!

Agora você vai ver tudo mais colorido!

.

Museu de Arte Quinquela Martín. Endereço: Av. Pedro de Mendoza, 1835.
Teatro de la Ribera. Endereço: Pedro de Mendoza, 1821.
Centro Cultural Fundação Proa. Endereço: Av. Pedro de Mendoza, 1929.
Museu de Cera. Endereço: Del Valle Iberlucea, 1261.
Estádio do “Boca Juniors”. Endereço: Brandsen, 805.
Bar La Perla. Endereço: Magallanes e Del Valle Iberlucea.

.

Um mapa para ter ajudar a encontrar El Caminito.

Um mapa para ter ajudar a encontrar El Caminito.

.


Dicas de Viagem:

Aqui você descobre mais sobre El Caminito – https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminito

.

.

.

.     

Anúncios