Dia da Cerveja Brasileira

Hoje é o dia da cerveja brasileira. E como este preciosos líquido nos tem feito companhia em nossas viagens, vamos fazer uma breve homenagem e contar sobre alguns lugares legais para tomar uma cervejinha diferente das que você vê todo dia. Vem com a gente comemorar o dia nacional da cerveja!

Lembra da Cervejaria Therezópolis? Aqui está uma representante.

Você pode viajar por muitos motivos. Um deles é arrumar sempre uma boa desculpa para estar em outras cidades experimentando as cervejas que são fabricadas por lá. Nós viajamos para conhecer o que há de bom em outros lugares. Uma dessas coisas de bom é cerveja. E hoje, dia da cerveja brasileira, vamos falar um pouquinho de lugares onde experimentamos novidades.

São João del Rei e Belo Horizonte

Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Com botequim na esquina em frente, a rua de comércio que a liga a outras duas igrejas e ao lado, um cemitério diferente do comum.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Com botequim na esquina em frente, a rua de comércio que a liga a outras duas igrejas e ao lado, um cemitério diferente do comum.

Vai passando longe o ano de 2010, quando me aventurei, por um motivo de saco cheio e irritação exagerada, e me enfiei no primeiro ônibus que encontrei rumo ao desconhecido. Tinha ouvido falar de uma cidade lá nas Minas Gerais e amanheci em São João del Rei.

Até então, só sabia das cervejas comuns, com gosto parecido e que já não impressionam mais ninguém. Mas após andar por São João del Rei, deparei-me com uma marca desconhecida para mim. Backer. Na ocasião, o rótulo tinha o trema no A, do idioma alemão. Ouvi que a cerveja era fabricada em Belo Horizonte. Claro que numa viagem que fizemos à capital mineira, fomos à Sawassi, bairro boêmio, experimentar as Backer em vários sabores, como Ale, Trigo, Chocolate e a Capitão Senra, da mesma empresa.

A cerveja responsável por eu começar minha coleção.

A cerveja responsável por eu começar minha coleção.

Petrópolis e Teresópolis

E a Karina gostou tanto da ideia de viajar para conhecer cervejas boas, que até agendou uma viagem épica para Petrópolis, onde, além de irmos a vários lugares muito legais na cidade, ainda jantamos na fábrica da Cervejaria Bohemia, onde experimentamos vários sabores, um mais inusitado que o outro.

Descobrimos que Petrópolis está muito bem de cervejarias. Lá ainda tem a Buda, que ainda não conseguimos visitar e a Cidade Imperial, que provamos na cidade do Rio de Janeiro.

Além destes sabores, descobrimos outros depois, como a 14 Weiss.

Além destes sabores, descobrimos outros depois, como a 14 Weiss.

Na mesma viagem, a Karina marcou uma visita à Vila Sankt Gallen, fábrica da cervejaria Therezópolis, excelente por seus sabores, e ainda oferecendo sorvetes, chocolates e um restaurante e bar muito bem servidos. O objetivo da visita era fazer a degustação de todos os produtos da Therezópolis, num tour de cervejas e saber da harmonização com queijos, além de conhecer um pouquinho da história da Cervejaria e do maquinário. Você queria ter uma namorada como a minha, né?! Passeio mais que recomendado!

Sim, provamos todas!

Sim, provamos todas!

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba.

Mercado Municipal de Curitiba.

Em nosso giro pelos três estados do Sul do Brasil, claro que fomos conferindo os sabores da culinária e das cervejas locais. Já em nossa chegada a Curitiba, paramos no Mercado Municipal para o almoço fomos devidamente apresentados à cerveja Rasen, fabricada em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Faltou provar vários sabores, mas as minhas favoritas estão na linha Ale. Aos poucos a gente vai descobrindo uma variedade enorme de cervejas, sabores, tipos, escolas, maltes… Uau! Viajar é preciso para poder conhecer tantas cervejas!

Uma Ambar Ale e uma Dunkel black.

Uma Ambar Ale e uma Dunkel black.

Do melhor ao pior do Rio Grande do Sul

Nossa viagem pelas terras sulistas nos levou até Porto Alegre, capital do pampa gaúcho. E que terra boa! Nem estava tão frio. E que cidade linda.

Cerveja Coruja, de Porto Alegre.

Cerveja Coruja, de Porto Alegre.

Claro que fomos visitar lugares legais, almoçar de frente para o Mercado Municipal, visitar museus, como o Museu Júlio de Castilhos e o Museu da UFRGS, ver arte, saber mais sobre tudo que fosse possível. E a cerveja feita no local faz parte da cultura de cidade. E pudemos experimentar a cerveja da Coruja, na Toca da Coruja, o bar da fábrica, na Cidade Baixa, outro bairro boêmio.

Lá provamos uma cerveja leve, de trigo. Muito saborosa.

A Toca da Coruja, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

A Toca da Coruja, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

E como bom cientista que sou, claro que fiz várias experiências, utilizando meu próprio corpo como cobaia para o avanço da ciência.

Foi também em Porto Alegre, que comprando produtos para o jantar, numa dessas noites em que não saímos, comprei uma lata de cerveja azul, com rótulo de sereia, chamada Kalena. Não consegui tomar metade da lata. Despejei a maior parte na pia do banheiro.

Experimente e discorde mim, se for capaz.

Experimente e discorde mim, se for capaz.

Claro que bebemos outras cervejas. Bem, mais eu que a Karina. Mas numa coisa concordamos. Quando estivemos em 2016 na Gastro Beer Rio, a Karina, que além de bonita e inteligente é sortuda, ganhou uma caneca de 1 litro da cerveja Travessia – tiragem totalmente limitada!! Você não vai achar tão cedo!! – da Therezópolis. Gente, pensa num casal feliz! A travessia é encorpada, avermelhada, deliciosa e adocicada. O sabor toma conta da boca e imagine beber, numa enorme caneca de vidro, um litro de uma das melhores cervejas do mundo! Imaginou? Não precisava. Aqui estão as fotos.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Quem disse que cerveja precisa ser amarga? A Travessia é mais doce, sem deixar de ser cerveja.

Isso é só o começo. Mais pra frente a gente vai falando sobre lugares e cervejas que experimentamos. E você, conhece alguma cerveja legal? Conte pra gente!

.


Dicas de Viagem:

Aqui você visita a fábrica Coruja – http://www.cervejacoruja.com.br

Aqui você pode agendar uma visita à fábrica da Therezópolis – http://www.cervejatherezopolis.com.br/

Ainda quer mais? Faça como a gente e vá jantar na fábrica da cerveja Bohemia – http://www.bohemia.com.br/

Está em Belo Horizonte? Vá conhecer a cervejaria Backer – http://cervejariabacker.com.br/

Para encerrar, a cerveja Rasen – http://rasenbier.com.br

 

Anúncios