Expresso Turístico da CPTM

Viagens de trem, passeios de final de semana e tudo isso partindo da capital paulista para cidades bem pertinho? Conheça o Expresso Turístico da CPTM com três destinos para visitar!  

Desde 2009, a CPTM opera o serviço Expresso Turístico, com viagens para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (segundo sábado do mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos). São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Mogi das Cruzes

A cidade de Mogi das Cruzes tem diversos atrativos. Para os que gostam de pedalar, as trilhas de mountain bike da região são uma opção de diversão. Para aqueles que preferem passeios mais tranquilos, a dica é conhecer o Orquidário Oriental.

 

O Centro histórico de Mogi das Cruzes também é bem conhecido por representar o Ciclo do Café na economia brasileira. Tanto que até hoje, Mogi das Cruzes é considerada a parte principal do cinturão verde que envolve a Grande São Paulo, contendo fazendas de café, cana de açúcar e até enormes galpões para o plantio de champignons.

Jundiaí

Jundiaí tem em suas atrações um dos maiores museus de carros antigos do Brasil, Centro Histórico preservado da época áurea dos transportes de trem, quando as cargas atravessavam o Brasil todo, parando em cidades como Sorocaba e Jundiaí para seguirem para o Porto de Santos, via Estrada de Ferro São Paulo Railway, passando por Paranapiacaba.

Também em Jundiaí está o Museu Ferroviário, que além de oferecer ao visitante desenhos, fotografias, miniaturas e montagens em tamanho real de escritórios da companhia ferroviária, estações, maquinário e utensílios de uso no trabalho ferroviário, como sinalizadores e placas, ainda tem mais de 20 locomotivas estacionadas e uma garagem de manutenção em um museu todo construído em tijolo vermelho aparente, formando um conjunto arquitetônico inglês que data do começo do século 20.

Ainda em Jundiaí, vale a pena visitar o Mercado Municipal da cidade. Fica bem perto da estação de trem. Nós fomos e gostamos muito!

Algumas vezes por ano, o Expresso Turístico de Jundiaí será o Expresso Turístico Italiano, com apresentações culturais de música e dança, sem custo adicional.

Paranapiacaba

A vila de funcionários da Companhia Ferroviária da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí é parada obrigatória para estudantes de fotografia, artistas, músicos em busca de um cenário para seu videoclipe, estudantes de arquitetura e urbanismo.

Além das trilhas pela Serra do Mar, mirantes e maquinário preservado, a cidade ainda oferece passeio de Maria-Fumaça, museu ferroviário, festivais de inverno, e tem um calendário rico em shows.

Como foi fundada pela companhia inglesa São Paulo Railway ainda no século 19, sua arquitetura é predominantemente ao estilo inglês, com casas de madeira, pontes, garagem dos trens, bicas d’água, e ao lado da igreja, fundada em 1888, está o cemitério histórico da vila, que não é uma cidade autônoma, fazendo parte do município de Santo André.

 


Dicas de viagem: 

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta e custa R$ 48 para qualquer um dos três roteiros saindo da estação da Luz. No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.

Bilheterias

  • Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André
  • De segunda a domingo, das 9h às 18h

Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Expresso-Turistico.aspx

O valor para transporte de bicicletas é de R$ 6,00.

Os passeios complementares podem ser adquiridos nas agências de viagens como a Rizzatour que faz passeios por Jundiaí e Paranapiacaba.

 

Anúncios