Cidades Famosas pelo Corpus Christi

Do norte do Brasil ao mais afastado sul, as manifestações religiosas em torno dos festejos de Corpus Christi ajudam a renovar a fé de uns enquanto entregam um espetáculo de cultura regional aos visitantes. Veja algumas cidades para descobrir o Corpus Christi e escolha seu próximo destino.

Desenho com serragem feito em Santos Dumont, Minas Gerais.

Desenho com serragem feito em Santos Dumont, Minas Gerais.

Feriado religioso, o Corpus Christi é comemorado em países de predominância católica. São famosas as festas tradicionais em países como Alemanha, Portugal e Brasil.

A festividades, celebrada em vários municípios brasileiros é rica em tradições, manifestações culturais, arte e conta com forte participação popular, como procissões, cavalarias, casas e ruas enfeitadas, apresentações teatrais e os famosos tapetes de flores ou serragem que decoram longos trechos de ruas em muitas cidades.

Tapete em Castelo, Espírito Santo.

Tapete em Castelo, Espírito Santo.

.

São Paulo

Matão, a 300 quilômetros de São Paulo é famosa por suas comemorações. A cidade faz eventos e festas que envolvem toda a macrorregião e a data é uma das mais aguardadas do ano.

Santana do Parnaíba, São Paulo.

Santana do Parnaíba, São Paulo.

Outras cidades mais próximas da capital paulista atraem os visitantes da metrópole e doa arredores, como Santana de Parnaíba, famosa por seu espetáculo de comemoração da Páscoa. O palco da festa fica as ruas do centro histórico da cidade, com suas casas preservadas e ao lado da Igreja Matriz.

Clique na Imagem para ampliar:

Ainda próxima aos grandes centros urbanos, encontramos os tapetes de serragem de Pirapora do Bom Jesus e São Manuel, e um pouco mais para o centro do estado, a cidade de Itu se destaca com sua decoração em pinturas, serragem e flores nas ruas.

Festejos em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.

Festejos em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo.

Também perto de São Paulo está Mogi das Cruzes, de onde vem esta decoração:

Mogi das Cruzes, no cinturão verde de São Paulo.

Mogi das Cruzes, no cinturão verde de São Paulo.

.

Minas Gerais

O grande estado de Minas Gerais é famoso por suas riquezas naturais, como as minas de vários metais e pedras preciosas e jazidas de minérios, as belezas das serras e paisagens, a mata, a área cultivada e a deliciosa culinária local.

Catedral Metropolitana de Belo Horizonte.

Catedral Metropolitana de Belo Horizonte.

Em Minas Gerais temos um festival de cultura, com o bem conhecido barroco mineiro, temos aulas de história por todos os lados, com museus, arte, casarões antigos e cidades inteiras que se parecem com o cenário de uma viagem no tempo. Somos privilegiados em ter visitado cidades como Ouro Preto, Mariana e Congonhas, todas elas até próximas, com tradição secular de comemorações do Corpus Christi. E estas se somam Tiradentes e São João del-Rei, que também conhecemos. Todas com igrejas antigas onde são celebradas missas, há peregrinações, romarias e festejos com tapete, ora de flores, ora de serragem, enfeitando várias ruas.

Cidade baixa de Ouro Preto, Minas Gerais.

Cidade baixa de Ouro Preto, Minas Gerais.

Ainda no circuito histórico do ouro mineiro e dos diamantes estão Diamantina, mais ao norte do estado e Sabará, vizinha de Belo Horizonte, há também os festejos de Araxá, Santos Dumont e Extrema, mais próxima de São Paulo, todas com tradições para o Corpus Christi e cenários majestosos.

.

Espírito Santo

Uma das mais famosas comemorações do estado pode ser vista em Castelo. A tradição já vem de pelo menos 50 anos e começou com um pequeno tapete costurado à mão por uma das Irmãs da Caridade em frente à capela de Nossa Senhora das Graças. Parece que a ideia agradou e a cada ano o povo tenta superar o tamanho das decorações.

Clique nas imagens para ampliar.

Castelo está a 150km de Vitória, capital do estado do Espírito Santo e a apenas 37km de Cachoeiro do Itapemirim, outra cidade que comemora o Corpus Christi com a tradição de tapetes de serragem e flores.

.

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa acolhe bem seus visitantes, tanto que muito ficam por lá mesmo, e quando chega o Corpus Christi, descobrimos que algumas tradições mais comuns às cidades menores acabam se incorporando à metrópole, como é o caso dos tapetes de serragem colorida que vêm sendo feitos no Centro do Rio de Janeiro.

Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Outra cidade que já se consolida como referência para o Corpus Christi é Cabo Frio, que também aderiu à tradição de colorir o asfalto e acompanhar procissões com cores e alegria. Um detalhe da cidade na Região dos Lagos é que aqui se usa sal e até tapetes de areia colorida para os mosaicos.

Centro do Rio de Janeiro.

Centro do Rio de Janeiro.

.

Pernambuco

São Bento do Una, a apenas 16km da capital, Recife, parece mesmo determinada a entrar no mapa das comemorações do Corpus Christi. Já há alguns anos a cidade vem se enfeitando para as festividades e a decoração de serragem colorida vem tomando cada vez mais espaço no centro da cidade.

O Alfa e o ômega do verso bíblico representados no tapete de serragem de São Bento do Una.

O Alfa e o ômega do verso bíblico representados no tapete de serragem de São Bento do Una.

Outra cidade que se destaca no estado de Pernambuco é Trindade, que fica quase no Piauí, a 652km de Recife. Crianças, jovens e adultos fazem sua parte em um grande mutirão com desenhos, pinturas, tapetes de serragem e flores. As comemorações tomam mais vulto no bairro histórico de Vila São Pedro.

.

Rio Grande do Sul

Para finalizar, mas tendo igual importância, Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul é famosa por seu vinho, por suas flores, pelo frio, tendo até cartões postais de árvores cobertas de neve e também faz parte dos municípios que colorem suas ruas e avenidas com tapetes coloridos. Em Flores da Cunha também se usa serragem, mas é mais frequente se ver o uso de flores para decoração.

Clique nas imagens para ampliar:

Você pode não ser muito religioso(a), mas vem aí um bom feriado, quatro dias. Que tal visitar uma dessas cidades e conhecer um pouco da cultura da região?

 

 

Anúncios