Uma viagem assustadora pelo Cemitério da Recoleta

Nosso post de hoje não é para ler sozinho. E nem com pouca luz. Vamos falar sobre uma visita sinistra ao cemitério de La Recoleta, em Buenos Aires! E se você tiver medo, recomendamos que leia este post durante o dia. Caminhe conosco por entre as tumbas do famoso cemitério assombrado de La Recoleta.

Cuidado com os caminhos em La Recoleta. E cuidado com quem o quê você vai encontrar por lá.

Cuidado com os caminhos em La Recoleta. E cuidado com quem o quê você vai encontrar por lá.

O Cemitério de La Recoleta é um daqueles lugares no mundo precedidos por sua fama. As lendas sobre suas assombrações fazem com que La Recoleta figure na agenda daqueles de desafiam o medo e os perigos do sobrenatural. Nosso casal viajando aproveitou a proximidade para visitar a necrópole. Já vamos avisamos que além do nosso casal de amigos, ninguém que participou dessa narração escapou com vida.

Cúpulas, estátuas, anjos e cruzes. A decoração em Recoleta está assinada por nomes famosos das artes.

Cúpulas, estátuas, anjos e cruzes. A decoração em Recoleta está assinada por nomes famosos das artes.

Requiescant in Pace – Descance em paz – Mas paz parece que é algo pouco comum em La Recoleta. A frase que você encontra em latim nos portões do cemitério de La Recoleta acaba tirando a paz de quem já sente aquele friozinho na espinha quando o assunto é passar dessa vida para adiante. 

O cemitério de La Recoleta está num bairro muito conhecido e próximo do centro. O bairro é moradia de pessoas de nomes familiares históricos e de famosos de Buenos Aires, como políticos, artistas, músicos, e é lá que moraram e ainda moram boa parte dos ricos e endinheirados nobres, fazendeiros e industriais da história da Argentina.

A necrópole é cheia de lendas.

A necrópole é cheia de lendas.

Alguns dos famosos que você vai “encontrar” no Cemitério de La Recoleta incluem quatro ex-presidentes, Arturo Illia, Domingo Faustino Sarmiento, Hipólito Yrigoyen, este por duas vezes, Raúl Alfonsín, Eva Duarte de Perón, a famosa Evita, e Remedios Escalada de San Martín, esposa do General San Martín, famoso pela segunda fundação de Buenos Aires. Você viu isso em nosso post sobre a Catedral de Buenos Aires.

La Recoleta guarda tragédias pessoais e nacionais.

La Recoleta guarda tragédias pessoais e nacionais.

Além da magnífica Arte Tumular, há estórias e lendas assustadoras tirando o sono dos mais sensíveis e atraindo muitos turistas.

A Arte Tumular de La Recoleta é belíssima. Supere o medo, Você vai gostar.

A Arte Tumular de La Recoleta é belíssima. Supere o medo, você vai gostar.

Rufina Cambaceres – A mulher que morreu duas vezes.

Um dos casos mais famosos é o de Rufina Cambaceres, também conhecida como La Dama de Blanco, filha do escritor Eugênio Cambaceres e de Luisa Baccichi, famosa bailarina italiana.

A lenda fala de casos amorosos, estórias sórdidas e tristezas. Conta-se que Rufina caiu morta ao saber de um romance secreto de sua mãe, então viúva. Mas como nada foi provado, não vamos jogar lama no nome de ninguém.

Rufina Cambaceres, provavelmente um dos mais famosos casos de catalepsia.

Rufina Cambaceres, provavelmente um dos mais famosos casos de catalepsia.

A história dá conta que Rufina morreu ainda muito jovem, mas dizem hoje que sua morte pode ter sido uma catalepsia. A moça pode ter sido enterrada viva, motivo que fez sua mãe construir uma estátua, que estenda a mão à maçaneta do mausoléu, sem poder alcança. Jeito estranho de se homenagear alguém.

As estórias de fantasmas dizem que a alma da moça hoje perambula pelo cemitério de La Recoleta sem poder sair, sofrendo pelo suposto mal que a mãe lhe causou e ainda apavorada por estar presa num caixão, sem saber se está morta ou viva.

David Alleno – O mal que causa a Ansiedade

Recoleta é um cemitério de ricos. É chique e bonito. Mas ninguém quis tanto estar nele quando David Alleno.

Coveiro do cemitério, trabalhador de poucas posses, David Alleno trabalhou em Recoleta, economizou tudo que pôde, comprou um ”pedacinho de chão”, viajou para a Itália onde encomendou uma lápide e se suicidou aos 29 anos, em 1910, data que ele mesmo escolheu para a lápide que mandou fazer, paga com a ajuda do irmão.

Trabalhar num cemitério e nunca mais sair. Este foi o desejo de David Alleno.

Trabalhar num cemitério e nunca mais sair. Este foi o desejo de David Alleno.

Em sua tumba, uma estátua o representa com as roupas comuns de um homem de sua classe social, alguns pertences e a frase “O único feliz proprietário deste pedaço de terra”. Se você encontrar um fantasma sorridente em La Recoleta, só pode ser o coveiro David Alleno.

O rancor que nem a morte apagou.

Salvador María del Carril e Tibúrcia Dominguez.

Não foi a morte que separou Salvador María del Carril e Tibúrcia Dominguez.

Salvador María del Carril e Tibúrcia Dominguez eram casados. Mas após uma briga, que deve ter sido grande, nunca mais se falaram. Salvador, o marido, disse a todos que não pagaria mais pelas dívidas da mulher. Que estava cansado.

Quando morreu, Tibúrcia, a esposa, construiu um mausoléu para ele, com um busto virado para o norte. Pedido dela.

Dona Tibúrcia morreu quinze anos depois. E pediu também para ela um busto. Mas virado para o sul. Parece mesmo que eles nunca mais se falaram.

Dona Tibúrcia parece que ainda não perdoou o marido.

Dona Tibúrcia parece que ainda não perdoou o marido.

Forte Conexão

Liliana Crociati, morta dirante sua lua de mel.

Liliana Crociati, morta durante sua lua de mel.

Liliana Crociati morreu na Áustria em 1970, numa avalanche em Innsbruck. A jovem estava em lua de mel. A tragédia foi sentida imediatamente por seu cachorro Sabú, que, conta a lenda, morreu no mesmo dia, em Buenos Aires.

O pai de Liliana fez o mausoléu reproduzindo o quarto de Liliana, e sua estátua é a única que tem com um animal como companhia.

A estátua de Liliana, a única a ter a companhia de um cachorro.

A estátua de Liliana, a única a ter a companhia de um cachorro.

.


Dicas de Viagem:

Aqui você vai encontrar linhas de ônibus e dicas de como chegar ao Cemitério de La Recoleta, além de uma lista bem completa de mortos famosos – http://www.buenosairesturismo.com.br/passeios/cemiterio-da-recoleta.php

Aqui tem um vídeo bem legal e histórias sinistras, mas está em inglês, sorry! – https://www.joejourneys.com/5-tombs-to-visit-in-la-recoleta-cemetery

E aqui, mais histórias de fantasmas, completinhas sobre os assustadores moradores do Cemitério de La Recoleta – http://airesbuenosblog.com/5-historias-surreais-do-cemiterio-da-recoleta/

 

 

Anúncios