6 destinos gastronômicos para viajantes gourmet

Comida também é cultura e parte importante em toda viagem. Conheça 6 destinos internacionais perfeitos para aqueles que  querem aliar boas viagens com as melhores experiências gastronômicas.

Viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas é maravilhoso, mas, a imersão cultural só é completa se experimentarmos iguarias do país visitado, não é mesmo? A gastronomia pelo mundo possui tantas formas e variedades, que, por si só, é um ótimo motivo para viajar com foco na boa mesa. A Royal Holiday selecionou destinos que podem dar uma mãozinha na hora de surpreender os paladares dos viajantes mais exigentes.

 

 Cusco, Peru: diversidade de pratos

O Peru é considerado um dos melhores destinos gastronômicos e exibe uma enorme riqueza de pratos, desde os mais simples até a alta gastronomia. Embora alguns deles causem estranheza, como o cuy (porquinho da índia) ou a carne de lhama, a cozinha peruana é repleta de receitas com ingredientes já conhecidos pelos paladares brasileiros, como arroz, batata, peixes, carnes e legumes. Outra dica é a Inka Cola, o refrigerante mais popular no país, que possui coloração curiosa e sabor diferente, e o pisco, uma aguardente de uva, forte como a cachaça. Se você gosta de bebidas alcoólicas, vale experimentar o coquetel pisco sour (pisco, clara de ovo, gelo, limão e açúcar).

 

Phuket, Tailândia: gastronomia reconhecida pela UNESCO

Lembrada por cenários paradisíacos, agora Phuket é também reconhecida por seu cardápio variado, ganhando mais um motivo para ser visitada. A ilha faz parte da lista das “Cidades Criativas” da UNESCO na categoria gastronômica. Com uma das melhores opções de comida de rua do mundo. São inúmeros ambulantes, feiras e quiosques vendendo pratos típicos, como o Chu Chee Pla – peixe assado no vapor envolto em folha de bananeira, e o Roti Kluai Khai, doce no estilo panqueca com banana e ovo frito, adoçado com leite condensado e açúcar ou coberto de calda de chocolate. Também vale degustar as bebidas típicas, como o chá gelado Cha Yen e a cerveja Chang.

Roma, Itália: para os apaixonados por massas

Para os que buscam o melhor da culinária internacional, Roma é parada obrigatória. Além de incríveis museus e monumentos históricos, a cidade oferece um grande menu para quem ama comer bem. As massas são o forte do país, com destaque para pratos como penne all’arrabbiata (servido com molho de tomate picante e pimentão) e o spaghetti carbonara (com bacon, ovo e queijo). Queijos artesanais, vinhos e o famoso gelatto (sorvete) também não podem ficar de fora. Para uma experiência completa, tome um café da manhã em um dos bares da cidade, a dica é pedir um cappuccino acompanhado de um brioche (ou corneto).

Paris, França: requinte e sofisticação

Tradicional destino romântico, Paris também é sinônimo de chefs renomados. A arte da culinária francesa é reconhecida mundialmente e foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Tomar um delicioso café quentinho e um croissant é o melhor jeito de começar o dia. Depois, para a viagem ser ainda mais especial, o roteiro pode incluir um brunch, navegando pelo Rio Sena, e um jantar a dois com vista para a Torre Eiffel; um dos mais indicados são o Jules Verne, localizado no 2° andar da torre, e o Tour d’Argent, criado em 1582, um dos restaurantes mais antigos, bonitos e tradicionais da cidade.

Barcelona, Espanha: sabores do mar e da montanha

A cultura catalã oferece uma rica e variada lista de opções, mesclando muitos dos sabores do mar e também da montanha. Durante a estadia na cidade, é possível encontrar as mais clássicas iguarias espanholas, como as tortillas de patatas (feitas com ovos e batatas), as tapas e o gazpacho. Outro destaque é a paella, prato típico feito de arroz e frutos do mar, que pode ser encontrada em várias regiões do país e não deve faltar no cardápio. Não deixe de fora do roteiro o Mercado La Boquería, onde é possível comprar todo tipo de comida típica da região.

Goa, Índia: se delicie com pratos exóticos

Se o destino é o Oriente, Goa reúne uma admirável mistura entre duas culturas, a portuguesa e a indiana. Nasceu assim uma única comida, apreciada em todo o mundo, com pratos bem temperados, aproveitando da riqueza de especiarias e ervas que se encontram no país.  A vaca é sagrada na religião hindu, então a carne de boi não é comum na Índia – as carnes mais comuns são as de frango e cabra. Peixe e camarão também são muito populares, sobretudo nas regiões litorâneas do país, como Goa, Kerala e Bengala Ocidental. A bebida preferida dos indianos é o chá, com muito leite e açúcar. Também é comum acrescentar especiarias como cardamomo e gengibre. 

 


Agradecimentos: Royal Holiday

 

Anúncios