Viaje sem passaporte

A Polícia Federal suspendeu temporariamente a emissão de novos passaportes. Mas acalme-se, suas férias ainda estão garantidas com as nossas dicas de países que você pode conhecer sem precisar de passaporte.

Terça-feira, dia 27 de junho, a Polícia Federal emitiu uma nota oficial avisando que a emissão de passaportes de viagem para pedidos posteriores a esta dada estava suspensa por tempo indeterminado. 

Isso significa dizer que enquanto as questões orçamentárias não forem resolvidas, as pessoas podem entrar com o processo para pedido de passaporte, mas não terão uma data – que em geral era de 7 dias úteis – para receberem seu passaporte.

E nem adianta tentar pedir passaporte de emergência para ir curtir suas férias, esse tipo de passaporte não é concedido para viagens de turismo, ele só é concedido para casos de emergência com sérios riscos à vida ou ao patrimônio, e em casos de interesse da administração pública.

A atual interrupção também não faz diferença para quem já tem ou já teve passaporte. Ao contrário do que costumamos falar, não existe renovação de passaporte. Cada vez que você entra com um pedido, para a Polícia Federal é como se você estivesse fazendo um processo novo.

Então, se você não tirou seu passaporte ainda, mas pretende viajar nessas férias, sugerimos não esperar a suspensão acabar para entrar com o pedido, e continuar lendo essa matéria para ver dicas de destinos bem legais de países onde você pode ir sem precisar de passaporte!

 

Brasil

Para começar, você pode viajar pelo Brasil. Se quiser frio, tem o Sul, se quiser calor tem o Nordeste e o Norte.

O Brasil tem diversos destinos e atrações para todos os gostos. Praias, montanhas, cidades históricas, cenários paradisíacos ou urbanidade. Tem de tudo. Culturas diferentes, pratos típicos que não têm onde você mora, arte regional.

Vale lembrar que o Brasil é um destino muito procurado por turistas estrangeiros, então, deve ser legal para turistas brasileiros também.

 

Mercosul

Nesse caso há nove países possíveis em que você só precisa de uma identidade em bom estado para entrar: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Mercosul, Mercado Comum do Sul, tem como benefícios permitir o livre tráfego de pessoas entre os países que compõe o bloco. Dá até para fazer um mochilão por todos esses países sem ter passaporte.

 

Veja alguns exemplos abaixo:

 

Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura segura e contemplação da natureza. Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, refrescar-se em lagoas de água cristalina e observar o pôr do sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Este roteiro pode incluir passeios de veículo 4×4 nos vilarejos, passeio de voadeira pelo Rio Preguiças, visita aos povoados de Atins, Caburé, Vassouras, compras de artesanato no povoado de Marcelino, onde as artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti e flutuação nas águas calmas e cristalinas de Cardosa.

 

Pantanal – Mato Grosso do Sul

O Pantanal encanta os visitantes pela exuberante natureza. É considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Seu espaço territorial é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai. O destino é ideal para quem gosta de contemplar a diversidade de animais e flora.

Além disso, as fazendas oferecem todo o conforto e a experiência da vida no campo. No roteiro, há expedições noturnas para observação de animais silvestres, passeio de chalana com pescaria de piranhas, cavalgadas, canoagem, caminhadas, safári fotográfico e o autêntico churrasco pantaneiro.

 

Amazônia – Amazonas

A Amazônia é uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, abrigando a maior biodiversidade do planeta. Uma em cada dez espécies, entre plantas e animais, conhecidas pelo homem vive em seu território. Ao conhecer este santuário ecológico, o visitante vai entrar em contato com lindas paisagens, animais, natureza, passear de barco para contemplação da natureza e curtir um maravilhoso entardecer no rio.

 

Machu Picchu – Peru

Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, Machu Picchu é uma das regiões mais visitadas do mundo. O destino alia cultura, história, riquezas arqueológicas e paisagens deslumbrantes. Com 530 metros de comprimento e 200 metros de largura, cheia de templos, casas e palácios construídos com enormes blocos de pedras encaixadas, é fácil reconhecer as duas grandes zonas que formam a “Cidade Perdida dos Incas”, como é também conhecida.

Neste roteiro, os participantes vão conhecer a cidade histórica de Cusco e seus sítios arqueológicos como o Complexo Arqueológico de Saqsaywaman – que conta com 33 sítios arqueológicos, sendo Saqsaywaman o principal deles e onde é realizada a Festa do Sol (Inti Raymi). O vilarejo de Ollantaytambo pode ser considerado um museu vivo do povo Inca. O complexo arquitetônico foi construído durante o Império Inca como uma área fortificada incluindo um templo, plataformas e uma área urbana. Estes são alguns destaques deste roteiro.

 

Deserto do Atacama – Chile

Quem acha que o Deserto do Atacama é só mais um local inóspito com areia a perder de vista e sol escaldante se surpreende. Localizado ao norte do Chile, a região de 200 km de extensão inclui lagunas de um azul super vivo, diversos vulcões, termas, salares, gêiseres, montanhas, grandes rochedos, dunas de areia fina e um rico ecossistema que transforma o local em um verdadeiro oásis.

Conhecido como o deserto mais alto e árido do mundo, a 2.438 metros de altitude, esta combinação inusitada de altitude, relevo, ventos fortes, grande radiação solar e clima seco formou paisagens fascinantes. Este cenário exótico é perfeito para quem curte aventura, belas paisagens e natureza.

 

Santiago – Chile

Santiago tem uma intensa vida cultural. Há cerca de 40 galerias e 30 museus de vários estilos a serem visitados. O centro turístico é o ponto de encontro para todos os visitantes. O Palácio da Moeda, a Praça das Armas, a Catedral, o Museu de Arte Pré-Colombiana e a Casa Colorada são os locais mais populares. O bairro boêmio de Bella Vista se destaca por seus requintados restaurantes, galerias de arte e pubs. Os amantes dos bons vinhos chilenos podem fazer visitas às vinícolas mais importantes do país, localizadas a poucos quilômetros da cidade, nos vales que circundam a capital.

 

Buenos Aires – Argentina

A capital argentina é acessível, tem restaurantes, diversidade em lazer e compras, além de ser considerada um “um pedacinho da Europa” na América do Sul. Entre os pontos turísticos, destacam-se a Casa Rosada (sede do governo do país), o Caminito, onde você irá se deparar com a típica cultura local e a av. 9 de Julho, onde fica o Obelisco, um monumento histórico criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade.


Agradecimentos: Royal Holiday e Ventura Viagens.

Dica: Precisa de mais informações sobre como fazer seu passaporte? Explicamos tudo aqui.

Anúncios