Agenda Cultural 30-06-2017

Julho começa com muita arte em São Paulo. Dança, fotografia, teatro, artes plásticas, música. Todos os tipos de apresentações, com críticas políticas e sociais, infantis e comédias para relaxar. Vem ver!

 

São Paulo

Risadaria no Mambo

Quem é que não gosta de passar um sábado divertido com a família e dando muita risada? No dia 1º de julho o Supermercado Mambo da Vila Madalena receberá artistas do maior festival de humor do mundo, o Risadaria, que promete levar o público às gargalhadas. Passarão pelo palco diversos comediantes e a entrada será gratuita. O evento comporta aproximadamente 250 pessoas e as apresentações serão no estacionamento da loja.

Quando: Sábado, dia 1º de julho.
Horário: Apresentações às 10h, 12h, 14h e 16h.
Onde: Mambo Vila Madalena
Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 553 – Vila Madalena.
Quanto: Gratuito.

Festival Amaphiko

Cinquenta projetos criativos e transformadores de diferentes lugares do Brasil vão ocupar o Centro de São Paulo no domingo. O Red Bull Amaphiko Festival apresenta shows, oficinas, debates e mostras no prédio do Red Bull Station  e no seu entorno.


O evento gratuito é encerramento da Red Bull Amaphiko Academy, que reuniu durante dez dias 15 inovadores sociais para uma imersão.

Quando: Domingo, dia 02 de julho.
Horário: A partir das 11h.
Onde: Red Bull Station
Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro.
Quanto: Gratuito.
Mais informações: Amaphiko Fesstival

Belas e Feras do Abraço

O Projeto Abraço realiza o maior evento social de São Paulo com o tema “Belas e Feras do Abraço” com o slogan “Faça da Diversão uma Boa Ação”, toda a verba arrecadada durante a festa será revertida para sete instituições beneficentes.

Além dos shows e ambiente temático, o público poderá participar do bingo beneficente, que terá como um dos principais prêmios, uma cabine do Navio Energia na Véia. A estrutura da festa possui ampla praça de alimentação, com diversas opções de comidas e lanches, além de um espaço infantil exclusivo, repleto de brincadeiras e jogos eletrônicos, supervisionados pela equipe de recreação.

Quando: Domingo, dia 02 de julho.
Horário: Das 12h às 20h.
Onde: Colégio Marista Arquidiocesano
Endereço: Rua Afonso Celso, 840 – Vila Mariana.
Quanto: R$ 20 (apenas antecipado, veja os pontos de venda aqui). Crianças até 10 anos não pagam.
Mais informações: www.projetoabraco.org.br

II Encontro de Mulheres Negras na Dança

O Encontro de Mulheres Negras na Dança chega a sua segunda edição com uma série de eventos gratuitos no Centro de Referência a Dança, em São Paulo.  De 03 a 28 julho, a Nave Gris Cia Cênica, promove o encontro que revela a trajetória, experiência e a produção de artistas negras na dança.

Quando: De 03 a 28 de julho.
Horário: Olhar programação.
Onde: Centro de Referência a Dança
Endereço: Praça Ramos s/n°- Centro.
Quanto: Grátis (Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo, para os workshops enviar e-mail para navegrisciacenica@gmail.com. As vagas são limitadas).
Mais informações: http://wp.me/p4YEZA-2P8

A nova arte-política

Com 26 artistas de 9 estados, e uma artista estrangeira, a exposição “a nova arte-política” abre em 1° de julho de 2017, com noite performática. A ação é parte do projeto “SOLAR CULTURAL” da Fundação Lauro Campos, um projeto de ‘fruição criativa no solar’. Um dos eixos do projeto é trabalhar a relação arte-política hoje, outro eixo é produzir potência política pela via da arte.

Quando: De 03 a 22 de julho (abertura no dia 1º de julho).
Horário: Das 10h às 19h.
Onde: Fundação Lauro Campos
Endereço: Alameda Barão de Limeira, 1400 – Campos Elíseos.
Quanto: Gratuito.
Mais informações: www.laurocampos.org.br/solarcultural/a-nova-arte-politica/

Espetáculo Rá-tim-bum, o castelo

Com sucesso de público durante a primeira temporada da exposição Rá-Tim-Bum, o Castelo, o Memorial da América Latina prorrogou a atração trazendo uma grande novidade, trata-se do Espetáculo Rá-Tim-Bum, o Castelo, uma apresentação gratuita em que será possível relembrar alguns dos episódios da série da exibida pela TV Cultura.

A adaptação feita para os palcos manteve o roteiro e trilha originais, possibilitando ao público interagir com os personagens.

Quando: De 01 de julho a 30 de setembro.
Horário: Sábados e domingos, das 10h30 às 18h30 (uma apresentação por hora), projeções às 19h30 e às 21h.
Onde: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.
Quanto: Os espetáculos são gratuitos, e não tem relação com a exposição.
Mais informações: http://www.memorial.org.br

Além dos trilhos

A Estação Brás da CPTM exibirá a exposição “Além dos Trilhos”, que procura resgatar por meio da fotografia uma parte da história da ferrovia paulista que completa 150 anos em 2017. A mostra, composta por 20 imagens em preto e branco, está instalada no espaço cultural da estação, na área paga.

O trabalho é resultado de mais de três meses de andanças do fotógrafo Sérgio Assis pelas seis linhas da CPTM.

Quando: De 29 de junho a 08 de julho.
Horário: Das 04h às 00h.
Onde: Estação Brás da CPTM
Quanto: Grátis para usuários, ou o valor da passagem.
Mais informações: http://www.cptm.sp.gov.br

Debret e os 25 anos da CPTM

Em comemoração aos 25 anos da CPTM, a Estação da Luz recebe a partir desta quinta-feira (29/06) exposição com 30 gravuras de reproduções de Jean Baptiste Debret, o pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.

Quando: De 29 de junho a 09 de julho.
Horário: Das 04h às 00h.
Onde: Estação Luz
Quanto: Grátis para usuários, ou o valor da passagem.
Mais informações: http://www.cptm.sp.gov.br

 

Santos

Mostra Performatus

Com produções de 8 países e 41 ações em 9 dias, a arte da performance estará presente em performances ao vivo, instalação, bate-papos com artistas e teóricos, exibições, residência artística e formativas, com um recorte curatorial voltado para as micropolíticas vinculadas aos direitos humanos e às atuais preocupações com relação à preservação do meio ambiente e dos nossos recursos naturais.

O pós-colonialismo, feminismo, Teoria Queer e as políticas ambientais estão naturalmente presentes nos trabalhos artísticos apresentados nas performances ao vivo e, também na composição de obras que funcionam como expansões destas ações nas exibições de filmes e vídeos, nas discussões existentes nas oficinas, nas palestras e bate-papos.

As atividades acontecem durante todo o horário de funcionamento do SESC Santos, para saber o horário específico de uma performance, olhar a programação aqui.

Quando: De 01 a 09 de julho.
Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h.
Onde: SESC Santos
Endereço: Rua: Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida.
Quanto: Gratuito. Algumas ações precisam de retirada de ingresso, então verifique antes.
Mais informações: sescsp.org.br/santos

 

Campos do Jordão

Festival Internacional de Inverno

Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. A 48ª edição chega com mais de 80 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista. A Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, faz quatro concertos, dois regidos por Neil Thomson (Filarmônica de Goiás) e dois por Alexander Liebreich (Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Polonesa), com o barítono Paulo Szot como solista.

Na Sala São Paulo, uma novidade desta edição é o Festival Infantil, uma parceria e realização da Fundação Osesp com a Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, com o projeto Aprendiz de Maestro.

Para saber os locais, horários e o valor dos concertos, olhar a programação no site.

Quando: De 01 a 30 de julho
Quanto: Há concertos gratuitos e há concertos que chegam a custar R$ 120.
Mais informações: http://www.festivalcamposdojordao.org.br


Se você tiver eventos de arte, lazer e gastronomia gratuitos ou a preços populares, em qualquer lugar do Brasil, envie para a gente no e-mail: abussolaquebrada@gmail.com

 

Anúncios