Conheça quatro festas juninas ao redor do mundo

Junho acabou, mas para ninguém ficar com saudade das festas juninas, vamos conhecer quatro celebrações pelo mundo que são tão especiais quanto as nossas.

Fogueira, bandeirinhas, música, quadrilha, comidas deliciosas e muita animação: assim são as festas juninas. Engana-se quem pensa que a celebração nasceu em terras tupininquis. Criado pelos camponeses europeus para celebrar o início do verão, o evento desembarcou no Brasil durante a colonização, com a chegada dos portugueses.

Confira quatro pontos do planeta que são conhecidos por enaltecerem os santos católicos entre junho e julho:

 

Lisboa(Portugal)

Em terras portuguesas, o evento que usa marchinhas para exaltar figuras como São João, Santo Antônio e São Pedro é nomeado como Festas dos Santos Populares. O grande destaque da época fica para o dia 13 de junho, dia do Santo Casamenteiro, quando acontece uma gigante cerimônia de casamento com cerca de 300 casais. A cidade também fica repleta de declarações de amor entre os apaixonados, que trocam lindos vasinhos de manjericão entre si para celebrar o amor.

Essa é Santos Populares Portugueses aqui no Brasil.

 

Pomerânia (Polônia)

A Noc Świętojańska – ou Noite de São João – tem início às 8h no dia 23 de junho e não tem hora para acabar. Enquanto no Brasil os participantes do arraiá se caracterizam de camponeses, na Polônia o traje escolhido é o de pirata. Para celebrar a chegada do verão e comemorar a fertilidade e a vitalidade da natureza, a população ilumina o céu com milhares de balões que são lançados simultaneamente.

 

Alicante (Espanha)


Conhecida como Festa das Hogueras, a atração de Alicante começa no dia 20 e se estende até o dia 24. As ruas ficam repletas de pessoas fantasiadas, além de contar com desfiles de bonecos coloridos feitos de madeira e papelão. É comum, também, encontrar fogueiras à beira do Mar Mediterrâneo, onde os moradores queimam móveis velhos e objetos antigos, pedindo boas novas.

Uma fogueira de São João autêntica, só que em Barcelona.

 

 Wiltshire (Grã-Bretanha)

A tradição é celebrar o sol, ao lado do Stonehenge, Patrimônio Mundial da Unesco, um monumento construído na antiguidade com o objetivo de observar as mudanças de estação. Com duração de quatro dias, a solenidade é marcada por grandes fogueiras, barracas de comidas e música ao vivo que atraem diferentes públicos.


Agradecimentos: ViajaNet

 

Anúncios