A locomotiva do El Ferroviario

Conheça um famoso e escondido restaurante antigourmet orgulhoso em servir a Buenos Aires e seus visitantes, porções generosas de ‘parrillas’ suculentas, oferecer ao cliente comida deliciosa e sem frescura e servir como ótimo lugar para se despedir de Buenos Aires. Vem comer com a gente no Clube El Ferroviario.

A Locomotiva 36 - Marca registrada do Restaurante El Ferroviario.

A Locomotiva 36 – Marca registrada do Restaurante El Ferroviario.

Nestes dias visitando Buenos Aires com o nosso querido Casal Viajante, você descobriu um excelente restaurante no estádio de La Bombonera, soube de uma bodeguita genial para ver um show de tango e já deve saber que os vizinhos argentinos amam um bom corte de carne. E todo mundo gosta de um bom restaurante, com pratos bonitos, vistosos, pensados para encher os olhos. Todo mundo que viaja sabe falar daquele lugar bonito, requintado, de comidas preparadas de um jeito que parecem uma obra de arte. E acho que todos nós concordamos que comida também é cultura. E uma mesa bem-feita, em alta gastronomia também é uma forma sublime de arte. Mas que tal falar de baixa gastronomia?

Comer e beber à vontade.

Comer e beber à vontade.

Ao invés de pequenos pedaços decorados com cuidado e ervas finas, um enorme boi no rolete com sal grosso e gordura pingando numa fogueira que parece a cratera do vulcão Krakatoa. A baixa gastronomia é conhecida pela riqueza de produtos, fartura de condimentos, sal a gosto, porções generosas, cozinha artesanal sem frescura e com muita alegria. Tudo é muito bem feito, com cuidado, higiene, respeito ao consumidor, mas em muitos lugares, se o cliente comer com as mãos e se lambuzar, não fará feio.

A mesa do El Ferroviario é farta. Tem até salada.

A mesa do El Ferroviario é farta. Tem até salada.

E para encerrar a visita de nosso Casal Viajante a Buenos Aires, vamos falar da pequena ceia que o Maya e a Débora fizeram no restaurante El Ferroviario.

Poderia ser um lugar qualquer, mas o El Ferroviario se destaca, além de tudo que já foi dito, por sua localização, que o Maya explicou, é fácil de perder para quem vai pela primeira vez.

Você vai se sentir pequeno em uma mesa tão grande e cheia.

Você vai se sentir pequeno em uma mesa tão grande e cheia.

A ideia era comer bem e pagar barato. Um sonho para todo viajando que anda duro pelas estradas desse mundão. E o El Ferroviario consegue a proeza de ser simples, descolado, alimentar bem e não cobrar o fígado de ninguém por isso. Mas a localização não ajuda a “goumetizar” o lugar. Inclusive, muita gente se refere ao Clube El Ferroviario como um restaurante antigourmet.

Quem lembrou do Fred Flintstone pedindo um sanduíche de brontossauro?

Quem lembrou do Fred Flintstone pedindo um sanduíche de brontossauro?

A entrada do restaurante está bem debaixo de um viaduto mal iluminado e com várias áreas para estacionamento. O Maya soube do lugar por muitas recomendações, inclusive do pessoal do hotel, mas ao chegar, foi pela rua indicada, passou a entrada porque estava cheia de carros na frente e ao sair de novo para a luz do dia e se informar, soube que havia passado.

Nosso querido Casal Viajante se despedindo de Buenos Aires.

Nosso querido Casal Viajante se despedindo de Buenos Aires.

Mas a ideia é seguir mesmo adiante até um amontoado de carros, seguir entre eles e dar de cara com uma decoração sem grandes requintes ou luxo, mas com muita alegria, pessoas conversando, ambiente familiar, e muita gente feliz. Afinal, como diz o ditado: “Barriga cheia, coração contente!”

O lugar pode parecer incomum. Mas o El Ferroviario é mesmo um lugar incomum.

O lugar pode parecer incomum. Mas o El Ferroviario é mesmo um lugar incomum.

O El Ferroviario é um bar e restaurante com atrações para crianças e adultos, com shows, música, dança, e apesar de a imagem inicial dar uma impressão ruim, lá é bem seguro.

Despojado, simples, mas muito aconchegante.

Despojado, simples, mas muito aconchegante.

O espaço para o churrasco é de deixar qualquer brasileiro alegre. Uma enorme fogueira. Claro, tudo feito com tijolos, grelha, coifa para absorver a fumaça, mas a impressão que tudo está sendo feito no terreno de algum sítio vai marcar você.

Na grelha, costelas de um boi inteiro, porcos rodando com ou sem maçãs na boca, o rolete servindo pedaços generosos de carnes variadas, o fogo pegando e a música fazendo sua parte.

O lugar mais importante do El Ferroviario.

O lugar mais importante do El Ferroviario.

Mesas enormes e comunais, mas com muito espaço para todo mundo se virar sem esbarrar nos demais, alguns pratos feitos de porcelana, mas muitos, como os de carne, de latão. Tudo muito anitgourmet, mas quente, gostoso, delicioso, sem miséria ou pudores.

E mesmo que come pouca carne vai acabar gostando dos acompanhamentos. Arroz, purê de batatas, pães, empanadas, saladas, maionese, frios. Nada que engorde.

Guarde um 'espacinho' para a sobremesa.

Guarde um ‘espacinho’ para a sobremesa.

E claro, sempre tem a hora da sobremesa. É nessa hora que você mostra toda a sua boa educação e pega pequenos pedaços. Ou vai lá pra passar bem mesmo e mistura doce de leite, pudim, bolo e torta no maior prato que encontrar e come feliz e sem medo.

O El Ferroviario foi construído em uma antiga estação de trem de Buenos Aires, e a ideia de fazer do lugar um restaurante antigourmet vem desse histórico popular e suburbano. A região se modernizou ao redor, mas quem vai ao El Ferroviario come em quantidade, vê muita agitação, fotos antigas que explicam mais sobre o lugar e a região e uma locomotiva ajuda a dar o clima entre paredes, janelas e decoração rústica. Um sonho para quem quer comer sem culpa e sem medo de errar o talher.

Ouvi dizer que sorvete é uma sobremesa leve e faz bem. Melhor provar dois pra ter certeza.

Ouvi dizer que sorvete é uma sobremesa leve e faz bem. Melhor provar dois pra ter certeza.

O El Ferroviario tinha que estar nessa lista de lugares para visitar em Buenos Aires porque é o tipo do lugar simples e despojado que todo mundo fala que já visitou mas que ninguém nunca lembra onde fica. Então, graças ao Maya e à Débora, vai uma dica de onde comer bem e ficar muito contente e sair rolando e falando bem de Buenos Aires.

Comer bem é uma arte. Viaje e conte pra gente suas aventuras, ainda que sejam só sobre comidas diferentes ou lugares inusitados que você viu. Vamos adorar viajar com você.

Boa viagem e bom apetite!

A decoração do El Ferroviario é inusitada.

A decoração do El Ferroviario é inusitada.

.


Dicas de Viagem:

Difícil achar o site do El Ferroviario, mas achamos a página deles no Facebook – https://www.facebook.com/ElFerroviarioRecepcionesRestaurante/

Quem souber de outro site, ou foi lá conhecer, conte pra gente!

O endereço é este aqui – Reservistas Argentinos 219, Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Recomendamos fazer reserva antecipada.

Anúncios