Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

O Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, é ‘um pedido para as estrelas’. É uma festa típica japonesa que aconteceu nos dias 15 e 16 de julho de 2017 no bairro da Liberdade, em São Paulo, região central, e famoso pela grande comunidade japonesa. Vem saber mais sobre o Tanabata Matsuri.

Boas-Vindas ao Tanabata Matsuri - O Festival das Estrelas

Boas-Vindas ao Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas

Aproveitamos o evento do Tanabata Matsuri para visitar os atrativos do Bairro da Liberdade. Famoso pelos artigos importados do Japão, roupas geek e cultura pop, comidas, trajes típicos e cultura vinda diretamente do distante Japão. 

Uma lenda oriental sobre um amor impossível conta a origem do Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. A linda princesa Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou perdidamente por Kengyu, um pastor de gado. Dedicados ao romance, eles deixaram de lado as tarefas e as obrigações diárias. Por causa da falta de responsabilidade, o pai de Orihime decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Sentindo a tristeza da filha, o deus-pai autorizou o casal a se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, que é um pouco diferente do nosso calendário solar, então, nem sempre as datas são as mesmas. Mas para o casal se encontrar de novo, havia uma condição: eles precisavam atender a todos os pedidos vindos da Terra.

Trazendo os mitos para os dias atuais, as estrelas que representam o casal de apaixonados são Vega e Altair, segundo as lendas japonesas, as mais distantes estrelas do céu.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Como fazer o seu pedido?

Compre um tanzaku, o cartão colorido para cada finalidade e, com muita fé, escreva o seu pedido e pendure nos galhos dos bambus que estarão espalhados pelas ruas.

Aqui você entende melhor o significado das cores de cada tanzaku:

O significado das cores de cada tanzaku.

O significado das cores de cada tanzaku.

  • AMARELO = Dinheiro
  • AZUL = Proteção e Saúde
  • BRANCO = Paz
  • LARANJA = Felicidade
  • ROSA = Amor
  • VERDE = Esperança
  • VERMELHO = Gratidão
Faça seus pedidos com o Tanzaku.

Faça seus pedidos com o Tanzaku.

Cospalyers

Acha que é só isso? O festival Tanabata Matsuri ainda tem o famoso dragão da sorte, que passeia pelas ruas do bairro japonês da Liberdade. A lenda dizia que era o dragão que levava o pastor Kengyu até sua amada Orihime. Olha que coisa mais estilosa!

Clique nas Imagens para Ampliar:

E se tem dragão e história de amor, tem que ter cosplayer. Afinal, toda festa japonesa tem que ter o pessoal fantasiado de algum astro da cultura pop. Estadunidense, japonesa, ou de onde for. As mais comuns são as japonericanas, então, prepare-se para ver otakus e otomes, personagens de mangás, animês, doramas, tokusatsus e seyuus para a velha guarda, e vários universos paralelos de gente fantasiada de desenho, filme, história em quadrinho e até Hello Kitty.

Galerias de Cultura Pop e Geek

Acha que é pouco? Quem visita o bairro da Liberdade em qualquer dia do ano vai encontrar galerias e lojas cheias de cultura geek e artefatos para cosplayers. Um bom exemplo são os 5 andares da galeria de número 40 na rua Galvão Bueno, bem do lado do Metrô Liberdade. Roupas típicas, trajes de gueixa completos, lenços, espadas, bandanas, colecionáveis, camisetas, fantasias, roupas e acessórios, armas, informática, brinquedos e um Predador de dois metros de altura no terceiro andar da galeria, na loja Shinozaki Store. Vai lá que você vai pirar!

Clique nas Imagens para Ampliar:

Aproveitando que festa boa tem que ter música, pudemos ver várias bandas tocando durante o Tanabata Matsuri. O repertório variava de trilhas sonoras de animês e tokusatsus até os clássicos do rock e do metal dos anos 1970, 1980 e 1990. Só coisa boa!

Clique nas Imagens para Ampliar:

Comidas Típicas

Gostou até aqui? Acha que é só em dia de festa? Prepare seu par de hachis e e vá ao bairro da Liberdade aos finais de semana que você vê tudo isso e mais um pouco nas barracas que ficam ao redor da estação do Metrô, na Praça da Liberdade.

Todos os finais de semana tem a feirinha da Liberdade.

Todos os finais de semana tem a feirinha da Liberdade.

São objetos de decoração, roupas, acessórios, bijuterias, arte, e claro, tudo o que você já ouviu falar de comida japonesa e mais um monte de comidas que você nunca soube que existiam, como canyis, tempurás, lámen, sushis variados, doces e salgados, artesanato, cerveja para acompanhar e chás, bebidas, frutas, lojas ao redor, cafés e até lojas e bancos de franquias famosas com as fachadas decoradas com padrões do Japão Feudal. Uma viagem para o outro lado do mundo bem no centro de São Paulo.

Roupas e cosméticos

Se alguma moça vaidosa ainda não ficou satisfeita, pode andar pelas ruas do bairro da Liberdade e ver as centenas de lojas de cosméticos espalhadas pela região, como Soho Cabeleireiros, Ikesaki Cosméticos, com seu prédio de sete andares, lojas de decoração e arte, grandes ou pequenas, lanternas japonesas espalhadas como luminárias pelas ruas do bairro e tratamentos de beleza Made in Japan para agradar as mulheres mais exigentes.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Jardim Japonês

E para finalizar, se você chegar durante o dia, pode visitar um lindo Jardim Japonês bem ao lado do elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão, antes da ferradura da avenida 23 de Maio e ver o trânsito pesado do centrão de São Paulo, enquanto come tranquilo seu almoço japonês ao lado de um lago, com cachoeira e Karpas coloridas.

Clique nas Imagens para Ampliar:

Ficou com vontade? Ano que vem tem mais Tanabata Matsuri, mas a feira japonesa na Liberdade tem em todos os finais de semana e as lojas estão lá diariamente. Vá dar um pulinho no Japão sem sair de São Paulo.

O bairro da Liberdade é tão turístico que tem até parada do ônibus de Turismo de São Paulo.

O bairro da Liberdade é tão turístico que tem até parada do ônibus de Turismo de São Paulo. Clique na imagem para saber mais.

 

Feliz Tanabata Matsuri e Banzai!!

 


Dicas de Viagem:

Pegue o Metrô e desça na estação Liberdade da linha azul. Saia do lado da Praça da Liberdade e veja a feira japonesa aos finais de semana e durante a semana, lojas de cosméticos a cosplayers.

O bairro da Liberdade fica bem atrás da Catedral da Sé, região central da cidade de São Paulo. Fácil e sem erro.

Festivais de Cosplay são comuns em São Paulo graças à comunidade japonesa. Tem eventos o ano todo. Pesquise!

Homenagens à comunidade japonesa no Brasil.

Homenagens à comunidade japonesa no Brasil.

 

Anúncios