Viajar deixa você mais jovem

A Fonte da Juventude existe. Mitos ao redor do mundo sobre artifícios mágicos, águas encantadas e até se banhar em sangue de virgens (não tente fazer isso) para preservar a juventude. Tudo bobagem. O que realmente faz você ficar mais jovem é viajar. Descubra aqui como esta magia acontece!

Castelo e forte de San Marcos, em Saint Augustine, Flórida.

Castelo e forte de San Marcos, em Saint Augustine, Flórida.

O explorador Ponce de León veio do velho mundo no século 16 e se tornou governador em Porto Rico. Mas ele queria mais. Ouviu muitas lendas e mitos sobre uma terra onde, supostamente, ficava o Jardim do Éden, a primeira morada da humanidade, segundo a Bíblia. E como em todo bom mito contado de boca a boca, esta terra fantástica era linda, maravilhosa, paradisíaca. Para um europeu acostumado ao frio e dias cinzentos, qualquer ilha se encaixa na descrição. E claro que a lenda falava de ouro e pedras preciosas e ainda, uma fonte de água mineral que dava a todos que a bebiam, os benefícios da eterna juventude.

O famoso Ponce de León, que queria ser jovem para sempre.

O famoso Ponce de León, que queria ser jovem para sempre.

Viver para sempre e ainda jovem como se tivesse 20 anos? Claro que Ponce de León queria! Quem não quer?

Outros mitos de águas mágicas estão espalhados pelo mundo. África, com seus lagos e cidades míticas e – fontes da juventude, Shan-Gri-Lá, no Himalaia, cidade que nunca ninguém viu, mas todos juram que existe em meio à neve e neblina, onde ninguém envelhece e a vida dura para toda a eternidade, livros de escritores famosos, como o rio de águas mágicas de Gabriel Garcia Márquez, e mais uma infinidade de patuás, chocalhos e rezas de benzedeira.

Até o Indiana Jones descobriu uma Fonte da Juventude, da cura e da vida eterna em seu terceiro filme. O cálice em que Cristo teria bebido vinho na última ceia curava feridas mortais, revigorava, mantinha a pessoa viva por séculos, mas com uma condição: O afortunado sujeito não poderia passar da saída da gruta. Prisão perpétua como bênção. Estou fora!

Harrison Ford em Indiana Jones e a Última Cruzada. O mito do Cálice Sagrado.

Harrison Ford em Indiana Jones e a Última Cruzada. O mito do Cálice Sagrado.

Ponce de León morreu em Cuba após agonizar por dias com o ferimento de uma flecha, vinda de algum nativo da Flórida, nos Estados Unidos. Parece não ter descoberto a Fonte de Juventude.

No lugar onde Ponce de León esteve, foi criado o Parque Nacional da Fonte de Juventude, na cidade de Saint Augustine, Flórida. E os visitantes jogam moedinhas na fonte, como em todo chafariz que se preze. Vai entender.

Imagens de Saint Augustine, Flórida.

Imagens de Saint Augustine, Flórida.

E tem mais: Essa necessidade de ser sempre jovem e sair bem na foto é coisa antiga. Contos Hebraicos inspiraram Alexandre, o Grande, a viajar o mundo conhecido atrás de conquistas, e também, da Fonte da Juventude.

O mito grego da Fonte da Juventude.

O mito grego da Fonte da Juventude.

Antigos gregos diziam que um rio mágico descia do Monte Olimpo, morada dos deuses gregos e trazia águas encantadas que davam vida eterna e juventude a quem dele bebesse. Claro que os romanos abraçaram a ideia e muitos contaram ter visto este rio.

Mas numa coisa Ponce de León e Indiana Jones estavam certos. Viajar torna você mais jovem, sem dúvidas!

Saint Augustine. Parece um bom lugar para passar a eternidade.

Saint Augustine. Parece um bom lugar para passar a eternidade.

E a cada viagem, há uma renovação. A começar pelo corpo, que precisa se adaptar rapidamente a um novo ambiente, a uma nova condição climática, a distâncias desconhecidas e dificuldades outras. Nada daquilo a que você se acostumou durante seus dias de trabalho e estudo. Sua rotina é quebrada, seus exercícios mudam e seu corpo reage a estes estímulos para se adaptar à nova realidade do local, seu corpo evolui ainda que um pouquinho. Você rejuvenesce.

A Fonte da Juventude de Saint Augustine, na Flórida. Acredita?

A Fonte da Juventude de Saint Augustine, na Flórida. Acredita?

Mas o mais abençoado com esta magia de viajar e rejuvenescer é o seu cérebro. Ao sair de sua rotina, seu cérebro terá que descobrir tudo de novo. Novos caminhos para o local de almoço, memorizar novos rostos, adaptar-se a uma nova luz do dia, diferente daquela da sua terra-natal. Como fotógrafo, pude ver isso viajando a Curitiba, Porto Alegre e Londres. A luz é diferente, as cores mudam, o clima é outro. E seu cérebro vai perceber tudo isso. Todas essas mudanças farão seu cérebro trabalhar de um jeito diferente.

Até as pequenas coisas farão seu cérebro rejuvenescer. Onde estão as roupas? Na mala? Na mochila? No armário? Embaixo da cama?

Quadro "Afonte da Juventude, de Luccas Cranach, o Velho. Museu de Berlim.

Quadro “A fonte da Juventude, de Luccas Cranach, o Velho. Museu de Berlim.

Quem escondeu a pasta de dentes? Onde está minha escova? A torneira vira para a esquerda ou para a direita? Giro o registro ou aperto um botão? Uso garfos ou palitos para comer? E mais: caminhos novos, plantas, cheiros, sabores diferentes. Comida estranha, roupas que nunca vi antes, padrões de cores desconhecidos, rostos novos aos milhões de uma única vez. E seu cérebro entra em colapso. E ‘reboota’. E rejuvenesce.

Claro que o corpo precisa carregar o cérebro e novamente, seu corpo rejuvenesce. E você fica mais jovem.

Descobriu a Fonte da Juventude? Viajar torna você mais jovem!

Até o Pica-Pau saiu procurando a Fonte de Juventude. Mas era golpe.

Até o Pica-Pau saiu procurando a Fonte de Juventude. Mas era golpe.

Ponce de León saiu da Europa e viajou boa parte das Américas para achar uma flecha e nunca rejuvenesceu. Indiana Jones ficou bem por uns tempos, mas a idade chega até para os astros de Hollywood. Imortais de filmes de terror deixam de ser jovens e bonitos com uma estaca no peito ou com um crucifixo. E todos eles, até Drácula saíram de suas casinhas conhecidas para se aventurarem pelo mundo e descobrirem que há algo bem maior além do jardim.

Que tal sair da rotina e rejuvenescer a mente e o corpo? Experimente a verdadeira Fonte da Juventude. Vá viajar!

.


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre Ponce de León e a Fonte da Juventude – https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_da_juventude

Aqui você descobre um pouquinho mais sobre Saint Augustine e a Fonte da Juventude – https://pt.wikipedia.org/wiki/Saint_Augustine

 

Anúncios