Agenda Cultural 04-08-2017

Fim de semana cheio de atrações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tem Poesia, tem festa de rua, tem pizza, tem chocolate. Você vai curtir a festa Italiana de Achiropita, vai ver teatro, vai procurar elefantinhos coloridos por São Paulo e vai ver cinema de graça até semana que vem! Vem curtir o FDS com a gente!

 

Rio de Janeiro

Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe sarau de encerramento da maior exposição de poesia do Brasil

Evento da mostra Poesia Agora é aberto a todos os públicos. Participantes poderão se inscrever na hora

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove no dia 5 de agosto (sábado), às 16h, o último sarau da exposição Poesia Agora. O evento celebra o encerramento da mostra, que termina sua temporada no espaço no dia 6 de agosto (domingo). O microfone estará aberto para quem quiser mostrar seu talento. A lista de inscrição será feita na hora e cada poeta terá até três minutos para falar. O sarau será comandado pelo curador da exposição, Lucas Viriato, e tem entrada franca.

Poesia Agora - Gringo Carioca - Foto Luiza Chataignier

Poesia Agora – Gringo Carioca – Foto Luiza Chataignier

Poesia Agora:
A exposição Poesia Agora exibe obras dos principais poetas em atividade no país, abrindo espaço para o trabalho de artistas que, apesar de pouco conhecidos, possuem uma produção relevante. Inaugurada no dia 10 de junho, a maior mostra de poesia do Brasil tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

O poeta Lasana Lukata_foto Henrique Videira_bx

O poeta Lasana Lukata – foto Henrique Videira

 

Sarau de encerramento da exposição Poesia Agora.
Visitação da exposição: até 6 de agosto de 2017 (domingo)
Quando: 5 de agosto (sábado)
Horário: Sábado das 16h às 19h, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Foyer
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Quanto: Grátis
Mais informações: Tel. (21) 3980-3815 – Acesso para pessoas com deficiência

 

São Paulo

91ª Festa de Achiropita, no Bixiga

O Bixiga está em festa. A festa de Nossa Senhora Achiropita começa no próximo dia 5 de agosto. A tradicional festa da Achiropita é uma homenagem à padroeira do nosso bairro e busca reavivar a cultura italiana tão inerente em nosso país. Mais de trinta barracas serão instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto divididas entre culinária, com pratos que vão do tradicional espaguete aos antepastos. Para as crianças temos diversas atrações como o pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais. Ao lado da Igreja – montada especialmente no mês de agosto – temos a Cantina Madonna Achiropita em ambiente fechado, oferecendo show ao vivo com a banda Felice Itália e os Três tenores, além de um mesão de antepastos deliciosos e a “pasta della Mamma”.

91ª Festa de Achiropita, no Bixiga.

91ª Festa de Achiropita, no Bixiga.

 

Quando: 05/08, sábado a 3 de setembro
Horário: Sábados e Domingos, a partir das 18h
Onde: Festa de rua
Endereço: Rua 13 de Maio, Bixiga
Quanto: Há eventos pagos. Nas barracas, paga o que consumir.
Mais informações: http://www.achiropita.org.br/festa-da-padroeira/a-festa

 

Mostra teatral traz sobreviventes da bomba de Hiroshima e do Holocausto

A abertura da mostra Paz em Cena que será no dia 04 de agosto às 20h30 no Teatro João Caetano em SP capital. Ao longo do mês de agosto teremos a presença de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e do Holocausto, além de 4 espetáculos de teatro, exibição de documentários, palestras, exibição de animê e leitura dramática.

Mostra Paz em Cena.

Mostra Paz em Cena.

A abertura tem início 20h30 e às 21h haverá o espetáculo “Os pássaros de Sadako” – direção Geraldo Fernandes da Cia. A Jaca Est. Após a apresentação haverá coquetel.

 

Quando: 04/08, sexta-feira
Horário: Abertura às 20h30 e primeiro espetáculo às 21h. Há outros dias e horários. Veja e programação.
Onde: Teatro Popular João Caetano
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino
Quanto: Há entradas gratuitas e pagas. Consulte a programação.
Mais informações: https://www.sympla.com.br/mostra-paz-em-cena__158410

Elephantparade espalhada pela cidade a partir de Agosto.

Em agosto a Elephant Parade, uma das maiores exposições de arte do mundo e que luta pela preservação dos elefantes, chega pela primeira vez a São Paulo. A Amazon fará parte da exibição, patrocinando uma das mais de oitenta esculturas em tamanho real de bebê elefante, decoradas por artistas locais, que invadirão a cidade durante o mês. A arte do E-lê-fante, como foi batizada a estátua da Amazon, foi criada por funcionários da companhia e teve como inspiração diferentes obras literárias, como Don Quixote, Os Miseráveis, Moby Dick e Mágico de OZ. O elefante “lerá” livros digitais em um monitor que simula um e-reader Kindle, ou um tablet com acesso ao aplicativo gratuito de leitura Kindle, e estará exposto no Parque Ibirapuera. Todos os livros lidos pelo E-lê-fante durante o mês de agosto estarão disponíveis para qualquer cliente visualizar e escolher um para baixar gratuitamente pelo site www.amazon.com.br/

Elephantparade em São Paulo.

Elephantparade em São Paulo.

Na lista da elephantparade e incluem títulos clássicos da Companhia das Letras, obras publicadas pela Editora Globo e de autores independentes que utilizam o Kindle Direct Publishing (KDP), como FML Pepper, Rogerio Job e Gisele Mirabai, entre outros.

 


Saiba tudo sobre a Elephant Parade aqui


Ribeirão Pires/SP

11º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

O segundo final de semana da 11º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires e também o encerramento está aí. Quem ainda não foi, tem mais uma chance. Lembrando que na programação de inverno, tem chocolate e música clássica!

Chocolate e música. Os clássicos.

Chocolate e música. Os clássicos.

A apresentação será realizada por meio de parceria entre a FIESP e o SESI São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires.

 

Quando: 4, 5 e 6 de agosto
Horário: a partir das 19h
Onde: Complexo Ayrton Senna
Endereço: Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy
Quanto: Entrada Grátis
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1833275976999096

 

Segunda-feira em São Paulo

Festival de Cinema da Nova Zelândia na FAAP

Para quem vai esticar o final de semana, tem evento gratuito até na segunda-feira, dia 07 de agosto.

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) sedia na próxima segunda-feira (7/8) parte da programação do Festival de Cinema da Nova Zelândia. Inédito no Brasil, o evento contará com sessões de filmes que contam histórias inspiradoras sobre a vida e a cultura dos neozelandeses, além de debates com os diretores Bryn Evans, Christopher Pryor e Miriam Smith.

Gratuito e aberto ao público, o evento é uma realização da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil em parceria com o Ministério de Cultura, Artes e Patrimônio da Nova Zelândia e com a New Zealand Film Commission. O festival ocorre em  outros espaços em São Paulo, além do  Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e  Belo Horizonte (MG).

Vai ter cinema de graça na segundona da FAAP.

Vai ter cinema de graça na segundona da FAAP.

 

Data: 07/08 (segunda-feira)

Horário: 9h20
Exibição do filme Operação Hip Hop (Hip Hop-eration)
Direção: Bryn Evans
Sinopse: Mostra a trajetória de três nonagenárias, cheias de energia e coragem, caminho do Campeonato Mundial de Hip Hop. Lideradas pela gerente Bili, elas deixam para trás as cadeiras de roda e as muletas e projetam seus corpos e próteses para muito além dos limites da idade.

Horário: 19h30
Exibição do filme O Espaço que Ganhamos (The Ground We Won)
Direção: Christopher Pryor e Miriam Smith
Sinopse: É um estudo Cinema Verité da masculinidade, observada por meio de ritos e rituais de um clube de rúgbi em região rural da Nova Zelândia. Filmada em preto e branco, as imagens árduas da agricultura e do rúgbi.

Horário: 21h
Debate com os diretores Bryn Evans, Christopher Pryor e Miriam Smith (haverá tradução consecutiva)

Festival de Cinema da Nova Zelândia
Quando: 07/08 (segunda-feira)
Horário: sessões às 9h20 e às 19h30; debate com diretores às 21h
Onde: FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: 3662-7332

 

 

Terça-feira em São Paulo

CineMA na Rua – Agosto

Cinema gratuito ao ar livre volta à rua Maria Antonia. Centro Universitário da USP retoma o projeto CineMA na Rua com duas exibições em agosto

Após duas experiências, em maio e junho, o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA) da USP retoma em agosto as exibições gratuitas de cinema ao ar livre com o projeto CineMA na Rua. As sessões acontecerão nos dias 8 e 22, às 19h, na praça existente entre os dois edifícios que compõem o CEUMA e o acesso é livre a todos os interessados.

Quando: terça-feira, 8 de agosto e também dia 22/08.
Horário: 19h
Onde: USP – Cidade Universitária
Endereço: Rua Maria Antonia, 294 – Praça, São Paulo – SP
Quanto: Grátis
Mais informações: www.mariantonia.prceu.usp.br

.

.

.

Anúncios