Campo de Marte – O Primeiro Aeroporto de São Paulo

Apertem os cintos e decolar! Nossa parada de hoje é a visita que fizemos ao Campo de Marte, primeiro aeroporto de São Paulo, hoje aeroclube e aeroporto militar. Mas ainda recebe voos de carga e em emergências, aviões de passageiros. Vem voar no céu azul com a gente. Partimos do Campo de Marte!

Monomotor Classe Diamond. Preferido para instruções.

Monomotor Classe Diamond. Preferido para instruções.

Campo de Marte é um aeroporto paulistano na região de Santana, bairro da zona norte de São Paulo. De lá saem voos de carga, aviões militares, helicópteros e até voos de passeio, para ver a cidade do alto.

Soubemos que ia ter evento no Campo de Marte neste domingo passado. E lá fomos nós, o Dhiego, meu sobrinho, e eu, achando que estava tudo em ordem.

A entrada principal para o Campo de Mate na Av. Santos Dumont.

A entrada principal para o Campo de Marte na Av. Santos Dumont.

Para o Dhiego era tudo novidade. Ele não costuma andar de metrô, e saber que ia ver aviões de verdade era meio que sonho. Porém, ao chegar, descobrimos que o evento mesmo não era este domingo, 06 de agosto, mas sim o domingo após o dia dos pais, 20 de agosto de 2017. Já aproveitamos para deixar a dica de passeio e o aviso: Não confie na mídia tradicional. TV e rádio deram a data errada.

Mas não ficamos nem um pouco chateados. Os oficiais responsáveis foram muito solícitos em nos escoltar em uma visita pelo aeroporto. Agradecimentos a todos, em especial ao oficial Herzog, que nos acompanhou aos hangares, pista e explicou sobre alguns modelos de aviões de instrução e transporte.

Do alto do Bar Brahma, pudemos ver a pista e os hangares do Campo de Marte.

Do alto do Bar Brahma, pudemos ver a pista e os hangares do Campo de Marte.

Aviões monomotor classe Diamond

O avião mais comum para instrução é o Diamond, monomotor leve para dois passageiros. Alcança uma velocidade de mais ou menos 150km/h, algo perto de 90 milhas. É bom para aprender a pilotar, bem equipado, cheio de instrumentos de navegação, inclusive navegação às cegas, ou seja, sem visão, só com os instrumentos. E para os padrões de voo, é considerado um avião fácil de pilotar. Isso, para que já conhece alguma coisa de avião, claro.

Tem uma técnica para subir no Diamond. Não pise na beirada da asa, é o flap.

Tem uma técnica para subir no Diamond. Não pise na beirada da asa, é o flap.

Campo de Marte

Primeiro aeroporto de São Paulo, o Campo de Marte é do começo do século 20. Já completou seus 100 anos. Ainda está em uso para aviões militares, helicópteros, pequenos aviões como os monomotores Diamond, bimotores e aviões leves e também atende voos de carga. Agora que temos aeroportos mais modernos, como Congonhas e Cumbica, a necessidade de um terceiro aeroporto é mais para alguma situação de emergência, e o Campo de Marte virou um conjunto de hangares, manutenção, turismo e aeroclubismo.

Olha o Dhiego! O oficial Herzog convidou para entrar no avião e o carinha já quer sair pilotando!

Olha o Dhiego! O oficial Herzog convidou para entrar no avião e o carinha já quer sair pilotando!

A entrada principal par ao Campo de Marte fica na Av. Santos Dumont, pertinho da Praça Campos de Bagatelle. Não tem erro. É só ver a homenagem a Santos Dumont em forma de 14 BIS, bem na Praça Campos de Bagatelle, esquina entre a Av. Santos Dumont e Rua Olavo Fontoura.

Homenagem a Santos Dumont. Perto de aeroporto tem que ter o 14 Bis. - Hei prefeitura, Cadê a reforma do monumento?

Homenagem a Santos Dumont. Perto de aeroporto tem que ter o 14 Bis. – Hei prefeitura, Cadê a reforma do monumento?

Aeroclube do Campo de Marte

E como fomos ver aviões, que melhor lugar que um aeroclube?

A entrada lateral do Campo de Marte, na Rua Olavo Fontoura, leva ao aeroclube, onde os pequenos aviões ficam guardados nos hangares. No Campo de Marte estes aviões recebem serviços de combustível, manutenção, abrigo e em comemorações e eventos, você vai ver muitos deles pelo céu. Uns fazendo acrobacias, outros, viagens tripuladas.

Dá vontade de fotografar todos os modelos de aviões.

Dá vontade de fotografar todos os modelos de aviões.

Falar nisso, o oficial Herzog estava explicando que é possível, e acessível, a qualquer um pedir um voo de um avião de pequeno porte, para até quatro pessoas, incluindo o piloto, por apenas R$ 367,00 por um período de meia hora, que dá mais ou menos para ir até o Pico do Jaraguá, no extremo da Zona Oeste de São Paulo e voltar, fazer umas fotos, curtir a vista aérea e ter muitas histórias novas para contar. Você contrata o avião e o piloto, leva dois amigos e curte a cidade, olhando bem lá de cima. Olha que show!

Pudemos ver bem mais do que a maioria das pessoas vê. Como o dia estava tranquilo, visitamos um hangar para dar de cara com máquinas dos tempos remotos da aviação, como os caças de combate usados nos anos 1950 e 1960, como estes modelos de aviões:

Clique na Imagem para Ampliar:

E já que o assunto é de modelos clássicos, tivemos o privilégio de ver no aeroclube do Campo de Marte esta joia de Belle Epoque – Um Cadillac Deluxe 1950 de chapa preta, o que significa que é um carro com pelo menos 70% de originalidade. Lindo!

Clássico! Show!! Avião do asfalto!

Clássico! Show!! Avião do asfalto!

Restaurante Bar Brahma

Como o Dhiego é criança, e criança tem fome o tempo todo, paradinha obrigatória para o almoço. Aqui vai bem o elogio ao restaurante Bar Brahma no aeroclube do Campo de Marte. Comida boa, bem gostosa mesmo. Eles têm uma lojinha na entrada do restaurante, mas como era domingo, estava fechada.

Claro que tem que ter um avião dentro do Bar Brahma do Campo de Marte.

Claro que tem que ter um avião dentro do Bar Brahma do Campo de Marte.

Clube de Aeromodelismo

E se você gosta de aviões mas acha que por algum motivo não vai dar para ser piloto, não se desespere. Você pode ser piloto de um aeromodelo, que voa de verdade, leva combustível, precisa de manutenção, faz piruetas e vai custar mais barato que um avião de verdade. É só visitar a CASA – Clube de Aeromodelismo de Sant’Ana, bem em frente ao 14 BIS, na Praça Campos de Bagatelle.

Entrada do CASA - Clube de Aeromodelismo de Sant'ana.

Entrada do CASA – Clube de Aeromodelismo de Sant’ana.

Curtiu? Agora é só voar! E não esqueça que dia 20 tem programação no Campo de Marte, com caças da Força Aérea Brasileira, acrobacias e show aéreo. Divirta-se!

 


Dicas de Viagem:

A entrada par ao Campo de Marte fica na Av. Santos Dumont, 1979 – Santana, São Paulo – SP. E aqui você tem o site com mais informações – http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-de-sao-paulo-campo-de-marte/

Se quiser ver o Aeroclube que tem no Campo de Marte, a entrada fica na Rua Olavo Fontoura, 443

Olha o Dhiego aí de novo, num modelo mais moderno de avião de instrução.

Olha o Dhiego aí de novo, num modelo mais moderno de avião de instrução.

O Bar Brahma em que almoçamos está na entrada do Aeroclube do Campo de Marte. Veja aqui o site – http://www.barbrahmaaeroclube.com/

Chegar no Campo de Marte é muito fácil. Fica perto da estação Portuguesa-Tietê do Metrô de São Paulo, linha azul, sentido Zona Norte. Siga para a Praça Campos de Bagatelle.

Olha um mapa aqui para te ajudar – goo.gl/ALdTqW

No caminho para a entrada do Aeroclube do Campo de Marte tem o Clube de Aeromodelismo de Sant’Ana – http://www.casavcc.com.br/, com uma pista para decolagem e miniaturas de aviões, que voam de verdade, com loja, aulas, instruções e um grupo seleto de pilotos com suas máquinas em escala. Sua chance de ser piloto também! O Endereço é Praça Campos de Bagatelle, 300 – Santana – São Paulo

E aqui você descobre um pouquinho mais da história do Campo de Marte – https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Campo_de_Marte

Este é um avião mais moderno, usado para voos de táxi aéreo.

Este é um avião mais moderno, usado para voos de táxi aéreo.

 

Anúncios