Solteiros do Brasil, uni-vos!

Hoje é dia 15 de agosto e nesta data é comemorado, ou lamentado, o dia do solteiro. E nós aqui de A Bússola Quebrada reforçamos a ideia de que você tem mais é que viajar mesmo que seja solteiro ou solteira. Quem sabe assim você perde o medo da solidão e até encontra alguém? Vá viajar no Dia dos Solteiros!

Se sentido sozinho(a) no mundo?

Se sentido sozinho(a) no mundo?

Não fui eu quem disse! A informação é do Instituto de Pesquisas IPSOS, um dos maiores e mais respeitado institutos de pesquisa do mundo e está em 88 países. Eles devem gostar de viajar. E se eles disseram, melhor você para um minuto para dar uma olhada nesta matéria.

O nome certo da data é Dia dos Solteiros. Mas eu vou escrever Dia do Solteiro(a) para deixar claro que você está só. E isso não é tão ruim assim. Você pode viajar sozinho(a). Você pode curtir dias felizes sozinho(a), solteiro(a) e de boas com isso. O que você não pode é usar o momento como desculpa para não viver. 

Tem uma multidão de solteiros esperando por você.

Tem uma multidão de solteiros esperando por você.

Mas vamos aos fatos. A Ipsos fez um levantamento em que ouviu mais de 34 mil pessoas em 142 municípios e fez um perfil dos solteiros e solteiras por este país. E surpresa! A maioria se diz, ou se declara, ou joga a conversa de que é solteiro  – as entrevistadoras devem ser bem bonitas. A pesquisa mostra que 54% da população declara ser solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público:  Salvador (60%), seguida por Belo Horizonte e Brasília, ambas com 56% de solteiros.

Você pode viajar para Brasília. Vai que você dá sorte.

Você pode viajar para Brasília. Vai que você dá sorte.

O estudo aponta também que o perfil dos solteiros é jovem (53% têm entre 13 e 29 anos), com interesse em música (66%). Já 49% têm interesse em humor/divertimento e 39% têm o hábito de sair para bares, restaurantes, cafés, etc.. Este público também procura manter uma alimentação saudável (68%) e se interessa por beleza/estética (43%).

Olha isso! Quanta gente divertida, bonita, elegante, cheia de talentos, saudável e de bem com a vida, sem se preocupar com isso de que tem que estar casado, tem que estar namorando. Ou isso, ou estão todos mentindo muito para não dar cara de derrota.

Não se preocupe. Vá viver, transborde sua alegria. Felicidade sempre atrai pessoas legais.

Não se preocupe. Vá viver, transborde sua alegria. Felicidade sempre atrai pessoas legais.

Outro destaque é que 80% dos solteiros estão na internet, sendo que 75% acessam internet via mobile.  Entre os 17.247.000 solteiros internautas, praticamente todos (97%) acessam redes sociais. Além disso, 67% afirmam que usam mais redes sociais do que e-mail, 60% não se imaginam sem internet, 31% adoram mostrar a vida nas redes sociais e 24% gostam de ser populares na internet.

Você está vendo? Tem um monte de solteiros e solteiras bacanas, de bem com a vida espalhados por este Brasil prontinhos para você conhecer, e você aí chorando por nada? Se em São Paulo ou Rio de Janeiro faltam solteiros, Minas Gerais é linda, Salvador está cheia de festas, só Brasília que é a capital nacional do divórcio. Também, com tanto mau-caráter no congresso e na presidência… Aham… Vamos voltar ao trabalho.

Acredite, você não está só! Olhe para os lados, mude o ambiente. A felicidade está mais perto do que você imagina!

Acredite, você não está só! Olhe para os lados, mude o ambiente. A felicidade está mais perto do que você imagina!

Se você está solteiro(a) e quer viajar mas não tem quem vá com você, é importante ter duas coisas em mente:

Primeira coisa importante:

Você não nasceu colado(a) com ninguém. A menos que seu caso seja de gêmeos siameses, você pode muito bem se virar sozinha(o). Pode sim viajar sem companhia. Eu já fiz isso e não tinha nem 18 anos. E fiz muitos amigos e amigas, vi muitos lugares e me diverti.

Segunda coisa importante:

Você vai conhecer lugares novos e pessoas novas, vai estar mais suscetível a conhecer pessoas, a ver coisas, seu humor vai estar bem melhor. Aquela trilha que você normalmente não faria, pode até aceitar fazer. Aquele filme ou show que você não costumaria ver, pode até achar divertido. Você vai fazer sua mente trabalhar de um jeito novo, diferente. Vai ser meio solitário no começo e muita gente pode ficar com medo em alguns momentos. Eu passei alguns apertos viajando sozinho, mas é algo bem divertido e emocionante.

Saia de sua bolha. Esqueça isso de segurança e abandone a zona de conforto.

Saia de sua bolha. Esqueça isso de segurança e abandone a zona de conforto.

O levantamento foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Fortaleza. Foram entrevistadas 34.326 de 13 anos ou mais. A margem de erro é de 0,53% para mais ou para menos. 

Viajar acompanhado dá mais segurança. Afinal, vivemos num país que ainda é muito perigoso. Uma pena, porque há muitas maravilhas para ver no Brasil. Mas viajar sozinho(a) te dá a oportunidade de ver o mundo com outros olhos, os seus. É sentir cada lugar de uma maneira muito especial.

Salvador oferece uma população de 60% de solteiros e solteiras.

Salvador oferece uma população de 60% de solteiros e solteiras.

Você gosta de ir com calma e ver tudo bem devagar, museus, casas de arte, tomar um chá. E você pode fazer isso no seu ritmo. Apreciando a paisagem e as cenas ao seu redor.

Você sempre quis fazer uma trilha ou uma escalada mas nunca encontrou quem te acompanhasse. E sempre deixou para outra hora ou esperou o momento perfeito, a companhia perfeita, o namorado ou namorada perfeitos. A boa notícia é que você tem muita paciência. A má notícia é que você esperou demais e pode ter jogado fora muitas alegrias.

Sinal verde em Belo Horizonte.

Sinal verde em Belo Horizonte.

Quer fazer trilha, acampar, escalar a montanha? Existem agências de turismo especializadas nisso. Quer ir a museus? Aprenda a usar a internet e veja onde tem grupos que vão a estes lugares. Gosta muito de alguma coisa? Os meios de comunicação estão ao seu dispor para você viver uma vida bem legal e encontrar pessoas legais no processo.

Sempre vai ter alguém que vai dizer que para as mulheres é complicado, é perigoso, e sim, há muita verdade nisso. Mas eu sei de agências de viagem que montam grupos. E você vai conhecer muita gente!

No Rio de Janeiro sempre vai ter alguém de braços abertos para te receber!

No Rio de Janeiro sempre vai ter alguém de braços abertos para te receber!

Para quem acha que não dá pra viajar só, aqui em A Bússola Quebrada nós fizemos viagens ao PETAR montando grupos de pessoas que nunca se viram e que hoje são amigos. Fizemos viagens para o Itatiaia com uma dúzia de desconhecidos. E quem quiser mais viagens a mais lugares, temos uma parceria com a Mix Aventuras e vamos acampar e te contar, vamos viajar por lugares místicos e fazer muitas fotos, vamos aproveitar os dias e a vida e conhecer gente nova. Então, se você está só, pode viajar para Belo Horizonte, que tem 56% de solteiros. Pode ir para Salvador, que ganha disparado em oferta de solteiros, com seus 60%. Pode sofrer em Brasília com mais 56% de solteiros à procura de alguém. Ou pode viajar. E viver. E sorrir e ser feliz!

.


Agradecimentos ao Instituto Ipsos – https://www.ipsos.com/pt-br

.

.

.

Anúncios