Agenda Cultural 18-08-2017

Nossa Agenda Cultural chega debaixo de chuva, trazendo diversão para qualquer clima! Tem cerveja especial, comidas gostosas, café pra ficar acordado, shows, música, iniciativas bem legais de pequenos produtores de roupas, arte e produtos variados e até médico de graça! Confira e divirta-se!

São Paulo

São Cristóvão Saúde nos 461 anos da Mooca.

Para celebrar o aniversário da Mooca, ocorrido em 17 de agosto, o Grupo São Cristóvão Saúde promove um evento especial aos moradores da região. No sábado, acontece a 4ª edição do “Ação Saúde São Cristóvão”, onde serão realizadas atividades gratuitas para todas as idades a fim de incentivar a qualidade de vida.

Nesta edição, haverá sessões de acupuntura, aulas de dança sênior, dança zumba, a prática chinesa de terapia corporal Lian Gong, além de oficina de arte infantil, atividades lúdicas para pais e filhos acompanhadas de educador físico e orientação com material informativo sobre prevenção de diversas doenças.

O público também poderá medir pressão arterial, glicemia e Índice de Massa Corpórea (IMC) nas tendas com profissionais especializados do Hospital e Maternidade São Cristóvão. Ainda, a equipe comercial do Plano de Saúde apresentará e esclarecerá dúvidas sobre os produtos e serviços. Para quem deseja trabalhar na área da saúde, os profissionais de Recursos Humanos da instituição estarão disponíveis durante o evento para receber currículos.

Programação: Aferição de Pressão Arterial – 9h às 13h
                               Controle de Glicemia – 9h às 13h
                               Medição de IMC – 9h às 13h
                               Acupuntura – 9h às 13h
                               Dança Sênior – 9h às 10h
                               Terapia Corporal Lian Gong – 10h às 11h
                               Zumba – 11h às 12h

Quando: Sábado, 19/08
Horário: das 09h às 13h.
Onde: Parque Sabesp – Mooca
Endereço: Avenida Paes de Barros, 2007.
Quanto: Grátis
Mais informações: https://pt-br.facebook.com/gruposaocristovaosaude/

Estúdio Bijari participa de exposição que marcará inauguração do Sesc 24 de Maio com o projeto “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”

Com entrada gratuita, a abertura da exposição acontece no dia 19 de agosto, às 10h, na nova unidade do Sesc da cidade de São Paulo

Bijari cria instalações em que praças articuláveis entre si são montadas a partir de bicicletas 

Bijari cria instalações em que praças articuláveis entre si são montadas a partir de bicicletas 

São Paulo, agosto de 2017 – No dia 19 de agosto, sábado, às 10h, o Estúdio Bijari participa da programação de atividades marcadas para inauguração do Sesc 24 de Maio, nova unidade do  Serviço Social do Comércio em São Paulo, com a exposição “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”, composta por bicicletas cargo transformadas em peças de mobiliário urbano. Com entrada gratuita, o público pode visitar a instalação, montada no Jardim da Piscina, localizado no 11º andar, até o dia 3 de setembro.

Quando: Sábado, 19/08 – Período expositivo: de 19 de agosto a 3 de setembro
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Onde: SESC 24 de maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo.
Quanto: Grátis/Livre
Mais informações:  www.bijari.com.br

 

Subtração e Forma no Centro Cultural Correios de São Paulo

​Alessandra Rehder apresenta individual Subtração e Forma no Centro Cultural Correios de São Paulo.
A mostra abre em 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia, com cerca de 80 imagens de diferentes séries da artista.

Uma geografia que é cada vez mais desumana e destruidora é o mote central da obra da fotógrafa Alessandra Rehder. Baseada em Londres, a artista é na verdade uma viajante inquieta que, ao conhecer e conviver com as distintas paisagens e realidades humanas de países como Camboja, Índia, Indonésia, Filipinas, Jamaica, Jordânia, Japão, Tailândia, Turquia e West Papua (politicamente província da Indonésia), produziu registros sensíveis e inquietantes tanto de pessoas quanto de paisagens.

Quando: de 19 de agosto a 8 de outubro de 2017
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 17h
Onde: Centro Cultural Correios
Endereço: Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo.
Quanto: Grátis/Livre
Mais informações: www.correios.com.br/cultura

Shopping Eldorado recebe o 13º Encontro Anual de Mustangs

No domingo, 20 de agosto, o Shopping Eldorado recebe o 13º Encontro Anual de Mustangs no estacionamento descoberto do centro de compras. O evento, organizado pelo Clube do Mustang em parceria com o Eldorado, terá mais de 130 automóveis expostos e acontece das 9h às 13h30.

Este ano o público poderá conhecer de perto dois modelos Mustang Shelby GT350, dois F150 Raptor, além do primeiro Mustang de 1964 e de modelos mais recentes nas versões hardtop, conversível e fastback. Os visitantes vão poder conferir também o show Burn Out feito pelo customizador e piloto Fernando Batistinha. “Queremos expor a evolução de um modelo de carro que se tornou ícone da indústria, produzido, até hoje, sem interrupções”, afirma Décio Zambrini do Clube do Mustang.

Quando: 20 de agosto
Horário: das 9h às 13h30
Onde: Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo.
Quanto: Grátis
Mais informações: www.clubedomustang.com.br

Festival do Camarão Acontece de 11 a 27 agosto em Ilha Bela

A 22ª edição do Festival Do Camarão, tradicional evento da cidade de Ilhabela, acontece entre os dias 11 e 27 de agosto. Já consagrado e reconhecido por elevar a gastronomia local, o festival celebra a participação de 49 restaurantes com pratos exclusivos tendo como protagonista a iguaria regional – o camarão. Além disso, uma Arena Gastronômica promove diversas atividades, como aulas-show, degustações, apresentações musicais e concurso de chef amador. Entre as atrações estão os chefs Olivier Anquier, Dalton Rangel e Leo Young.

Os pratos exclusivos estarão à venda somente durante o período do evento (confira a lista dos estabelecimentos e pratos abaixo) e a preços especiais. Além dos restaurantes participantes, o Festival promove a cultura, através de shows e estimula a criatividade. Nos finais de semana, de 18 a 20 e 25 a 27 de agosto, acontece a Arena Gastronômica da Vila, na Praça das Bandeiras, no centrinho histórico da ilha. Ainda terá aulas-show de grandes chefs, concursos, degustações além de muita agito e boa música.

Quando: de 11 a 27 de agosto
Horário: São vários horários, consulte a programação.
Onde: Ilha Bela, litoral de São Paulo
Endereço: Muitos restaurantes. Consulte a programação.
Quanto: Vários preços. 
Mais informações: www.ilhadagastronomia.com.br 

 MIS – Museu da Imagem e do Som – Poder e Sufocamento

Quando: de 16 de agosto a 10 de setembro
Horário: São vários horários, consulte a programação.
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo
Quanto: Grátis 
Mais informações: www.mis.sp.org.br

Aniversário de 124 anos da Vila Madalena

A data não é bem esta, mas este será o primeiro aniversário oficial do famoso e querido bairro boêmio. 

O bairro tem vida própria, é colorido, diversificado e acolhedor, alguns dos motivos pelos quais nos instalamos aqui”, diz Christian Caballero, um dos sócios do bar. “Poder participar dessa festa é compartilhar a alegria com os demais frequentadores e valorizar nossa região”, completa.


Veja a Programação aqui


Quando: Dia 19 de Agosto de 2017.
Horário: das 10hs às 22hs.
Onde: Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo
Endereço: Rua Girassol,795 – Vila Madalena – São Paulo.
Quanto: Muitas atrações serão gratuitas e você paga o que consumir.
Mais informações: www.aniversariodavilamadalena.com.br – site e blog, e aqui também www.facebook.com/niverdavila

 

São Paulo e Curitiba

6º Ccoffee Week Brasil

Maior festival de café do país ocorrerá entre os dias 18 de agosto e 03 de setembro, nas cidades de São Paulo e Curitiba.

Acontece entre os dias 18 de agosto e 03 de setembro a sexta edição do COFFEE WEEK BRASIL, evento que promove uma das bebidas mais populares do mundo, o café. Nesta edição do maior festival sobre o assunto do país, serão 50 casas participantes, sendo 41 em São Paulo e mais 09 em Curitiba. Os estabelecimentos são divididos em duas categorias: Standard e o Excellence – esta, com grãos nacionais e de alta qualidade.

Como explica a criadora do festival, a barista Flávia Pogliani, o Brasil é o maior produtor de café do mundo, e segundo país que mais consome a bebida. Por isso, o Coffee Week abraça todo o mercado e dá oportunidade para o consumidor vivenciar a experiência de degustar diferentes qualidades de café através de um roteiro. O evento sugere a criação de dois combos com preços fixos e promocionais de R$ 9,90 e R$ 14,90, com cafés puros, de diferentes lotes, regiões e extraídos de diferentes métodos, ou um drinque (frio ou quente) que leve café. Algumas casas também acrescentaram um acompanhamento, como petit fours, doces, bolos, sanduíches e outras comidinhas.

Quando: de 18/08 a 03/09/2017
Horário: São vários participantes e vários horários. Consulte a programação no site.
Onde: São Paulo e Curitiba
Quanto: Preços variados. Consulte o site.
Mais Informações: www.coffeeweekbrasil.com.br e Facebook.com/coffeeweekbrasil

 

Rio de Janeiro

Exposição do Nirvana no Rio de Janeiro até 22 de agosto

Corre que está acabando! Ainda dá tempo do público carioca visitar a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses, que fica em cartaz no Museu Histórico Nacional. A exposição traz objetos que pertenceram a um dos maiores ícones do rock mundial, que fez história nos anos 1990 e, com o movimento grunge, conseguiu transformar a sociedade. Desde o fim da década de 1970, com a cena nova iorquina de punk rock, não se via algo tão pungente, que desafiava o que estava estabelecido como música e trazia novos comportamentos e questionamentos.

 

Quando: Até 22 de Agosto – terça-feira
Horário: de terça a sexta, das 10h às 17:30h | Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h
Onde: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro
Quanto: R$20,00 de terça a quinta-feira (R$10 meia entrada) – R$30,00 de sexta a domingo (R$15 meia entrada) – 16 anos.
Mais informações: http://museuhistoriconacional.com.br/

Gosta do Nirvana? Vai adorar este livro da biografia da banda – goo.gl/uTjaHv ou escreva pra gente!

 

Coletivo Carandaí 25 comemora 4 anos e reúne novos parceiros na Gávea

A 16º edição do evento une moda, design, gastronomia e música.

Depois de levar 15 mil pessoas à Casa Rosa da Gávea, em abril passado, o Coletivo Carandaí 25 retorna ao endereço da Marquês de São Vicente em agosto. A nova edição será realizada entre os dias 17 e 20, com 85 marcas cariocas e a chegada de um projeto infantil paulistano ao Rio: o “Pitanga Curadoria para Crianças”, que traz uma seleção de produtores de moda e design com foco no público de 0 a 10 anos. Para comemorar os quatro anos do coletivo, o evento terá pela primeira vez atrações musicais, como shows do Quarteto Nuclear, Ogro Jazz e Fabio Sant´anna.

A 16ª edição do Carandaí 25 será recordista em número de pequenos produtores. O coletivo recebe agora patrocínio do shopping Rio Sul que permite alavancar as marcas e o novo momento de consumo colaborativo e apoio do Sebrae proporcionando palestras de capacitação para todo o grupo. Junto aos seus parceiros, a empresária Tatiana Accioli reunirá 160 expositores de moda, design e gastronomia.

Quando: de 17 a 20 de agosto.
Horário: de 17 de agosto às 13h a 20 de agosto às 21h.
Onde: Casa Rosa da Gávea
Endereço: Rua Marques de São Vicente 268, Gávea, Rio De janeiro..
Quanto: Entrada franca.
Mais informações: carandai25comercial@gmail.com

 

1ª Brassagem Aberta da Confraria RJ.

Somos um grupo de amantes de cerveja artesanal / especial que se juntou há um ano e que decidiu sair do online para o mundo real. O diferencial da Confraria RJ é sempre o cunho social: já realizamos dois eventos com recolhimento de doações para auxiliar instituições (uma com crianças com necessidades especiais e uma no auxílio ao tratamento de câncer).

A Confraria RJ está indo para sua terceira cerveja. A primeira foi uma saison, a segunda uma APA e essa terceira uma black IPA. Contamos com cervejeiros de panela e cervejeiros experientes, com rótulos aclamados pelos críticos.

Estamos fazendo essa brassagem aberta para nos apresentar Ainda mais e para compartilhar um pouco do conhecimento dos nossos confrades e mesclar com o conhecimento do público. Essa troca é sempre inspiradora e motivadora.

Entrada gratuita com opções de consumo no sabor do queijo, de chopes, cervejas artesanais e especiais em garrafas e frios. E no dia haverá invasão de food bike, com seus pastéis.

Quando: Sábado, 19 de agosto.
Horário: Das 9h30 às 18h.
Onde: O Sabor do Queijo
Endereço: Rua General Polidoro, 58 loja A.
Quanto: Entrada franca. Paga o consumo.
Mais informações: Loja o Sabor do Queijo ou com Luiz – 9.8830.9723

 

Casa Museu Eva Klabin recebe conjunto musical formado por jovens de comunidades do Rio

Nesse sábado, dia 19, a Casa Museu Eva Klabin um super especial Concertinhos de Eva. Para a nova edição, o espaço abre suas portas para o Camerata Jovem da Ação Social pela Música, conjunto composto por 14 jovens com idades entre 14 e 20 anos, moradores de diferentes comunidades do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Pavão-Pavãozinho e Morro da Babilônia.

Os integrantes iniciaram o contato com a música há apenas 5 anos no projeto Ação Social pela Música do Brasil, e já se apresentaram em espaços consagrados para a música clássica como a Cidade das Artes, Theatro Municipal, universidades e centros culturais entre tantos outros. Com orientação musical do violinista e maestro, Laercio Diniz, sob a coordenação da violoncelista e produtora cultural Fiorella Solare. Na programação, clássicos como:

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) Gaúcho (Corta-Jaca)
Tom Jobim (1927-1994) Corcovado
Luís Gonzaga (1912-1989) Xote Das Meninas
Sivuca (1930- 2006) Feira  De Mangaió
Ary Barroso (1903-1964); Aquarela Do Brasil

Quando: Sábado, 19 de agosto.
Horário: às 16h, com distribuição de senhas na recepção a partir das 15h.
Onde: Casa Museu Eva Klabin
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 2480.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3202-8550

 

Brasília-DF

Instituto Olga Kos comemora dez anos de inclusão com exposição em Brasília

A exposição “Dez Anos de Inclusão”, no Espaço Mário Covas, comemora os dez anos de fundação do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), completados este ano. A mostra traz obras produzidas pelos participantes das oficinas de arte do Instituto e os trabalhos são inspirados em artistas contemporâneos brasileiros, como Cláudio Tozzi, Gustavo Rosa, Caciporé Torres e Ivald Granato, que ensinaram e compartilharam suas técnicas com os participantes dos projetos desenvolvidos pelo IOK.

Do figurativo ao abstrato, da aquarela ao espatulado, as telas são a representação do sentimento de cada aluno e contam histórias por meio das composições com cores e formas geométricas ou orgânicas. As oficinas de artes do Instituto Olga Kos buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso País, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes.

“Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte”, destaca Wolf Kos, presidente do IOK. 

Corra porque está acabando.

Quando: De 9 a 30 de agosto.
Horário: das 9h às 17h.
Onde: Espaço Mário Covas – Anexo II
Endereço: Câmara dos Deputados – Brasília/DF.
Quanto: Entrada franca.
Mais informações: www.institutoolgakos.org.br

.

.

.

Anúncios