Tlacotalpan – A cidade no meio do mundo.

Descubra Tlacotalpan, no México. A cidade esbanja charme com sua arquitetura colonial e colorida datada do século XVI e também tem mais de mil anos de história. Já foi dos Totonacas, depois Toltecas e e então foi colonizada por espanhóis. Viaje com a gente no tempo até Tlacotalpan e descubra seus segredos.

Tlacotalpan – Calma que é mais fácil do que você pensa. Devagarzinho, veja como se pronuncia e o que significa:

Tlaco – Metade ou no meio
Tal – Terra
Pan – em, na, de

Do mesmo jeito que falamos que o Brasil é banhado pelo oceano Atlântico e que nas histórias gregas Atlas sustentava o mundo nas costas, podemos pronunciar Tlacotalpan.

A pronúncia é em ritmo de fandango e a tradução, do antigo dialeto náhuatl significa que Tlacotalpan é a cidade que está bem no meio do mundo, ou seja, é um destino para onde todos os caminhos conduzem. É o coração do mundo e cidade-mãe de todas as cidades. Ao menos, era assim que pensavam os antigos toltecas que lhe deram o nome atual, cores, formas e alguns costumes que sobreviveram à colonização espanhola.

O nome foi dado por Axayácatl (desculpem por estes nomes complicados), filho de Montezuma (ah, deste você já ouviu falar), em 1475. Tlacotalpan era um alvo estratégico, afinal, era a cabeça de várias outras cidades. Mas como sabemos, os espanhóis chegaram poucos anos depois e Axayácatl não aproveitou por muito tempo seu reinado.

A cidade passou por um terrível incêndio em 1714. O fogo destruiu muito de Tlacotalpan. E outro em 1788. E ainda foi abandona da por um bom tempo. Mas foi repovoada e até parecia que iria crescer de novo, tanto que o povoado recebeu o título de vila em 1847, ganhou um Palácio Municipal, como se fosse uma verdadeira prefeitura, passou a se chamar San Cristóban de Tlacotalpan e virou uma cidade francesa em 1862. Sim, Tlacotalpan também foi uma cidade que ficou sob o domínio francês durante a ocupação que o México sofreu pela França.

Mas Tlacotalpan sobreviveu para se provisoriamente a capital do estado de Vera Cruz, mudou de nome novamente para ser Tlacotalpan de Porfirio Díaz em 1896, foi centro das operações dos espanhóis durante a Guerra da Independência do México, defendendo o México espanhol dos insurgentes. Gente, tudo acontece com essa cidade!

A importância de Tlacotalpan nesta época era, além de garantir o território, por sua localização geográfica, também garantia a propaganda espanhola por rádio. Mensagens de vitória da Espanha eram transmitidas pela rádio de Tlacotalpan para mais de vinte cidades ao redor.

As Cores de Tlacotalpan

Considera Patrimônio Mundial da Humanidade, Tlacotalpan é uma cidade localizada no estado de Veracruz e dista aproximadamente 500km da Cidade do México. Andar pelas ruas largas e admirar a arquitetura do século XVI, com casas e igrejas coloridas por todos os lados já faz o visitante sentir estar em um destino único e especial.

O centro é o melhor lugar para iniciar um passeio por aqui. Comece pela Plaza Zaragoza e a Igreja de San Cristóbal, que conta um com relógio inglês de 1886. O Palácio Municipal e a Capela de Nuestra Señora de la Candelaria também estão na região central e são de fácil acesso.

Os amantes de arte encontram lugar no Museu Salvador Ferrando com telas deste grande retratista mexicano, bem como de outros artistas regionais. Ao lado do museu, visite também a Plaza Hidalgo para fotos no belo jardim. Ambos estão conectados pela Plaza Doña Martha, local onde a cidade foi fundada.

Quem visita Tlacotalpan não pode deixar de passear pelo Rio Papaloapan nas coloridas embarcações, admirando a grande área arborizada ao redor. Na Plaza Colón você encontrará vários locais que oferecem esse tour. Paralelo à essa praça está a rua Venustiano Carranza, com vários edifícios importantes como o Mercado Municipal, o Teatro Nezahualcóyotl, a Casa de La Cultura y las Artes “Augustín Lara”, bem como um mini zoológico – o fato curioso é que esta casa de cultura é uma casa normal, com vários animais domésticos e silvestres, como crocodilos e pelicanos; além de conter uma coleção de objetos de antiguidade.

Quer levar lembranças de sua visita a Tlacotalpan para casa? Vá à Casa Artesanal Rafaela Murillo. Lá estão os artesanatos mais finos de Tlacotalpan. Para comer, aposte nos restaurantes do cais. Saboreie a cozinha ribeirinha farta em peixes e frutos do mar e as deliciosas sobremesas à base de coco e frutas. 

Mas com tantos fatos sobre Tlacotalpan, não se espante se algum morador resolver contar a você muitas das histórias de batalhas e heróis locais. Os povo de Tlacotalpan é conhecido por seu orgulho cívico.

Fandango

Faltou contar que o fandango, ou marujada, é uma dança de ritmo frenético, agitado, conhecida por espanhóis e portugueses desde os tempos do barroco. Quem não imagina como possa ser um fandango, pode ver no ritmo das danças de São João, à moda antiga, tradicional, um pouco do jeito, dos passos e da rapidez de movimentos.

Quer conhecer história e ouvir estórias? Visite Tlacotalpan. Você vai voltar cheio de novidades para contar!

 


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre Turismo em Tlacotalpan.

Quer visitar o México? saiba mais aqui – www.visitmexico.com

Aqui você descobre mais sobre o Museu Salvador Ferrando.

E aqui tem ainda mais sobre a história de Tlacotalpan.

Agradecimentos:

e MSL Group

 

 

 

Anúncios