7 de setembro – Feriado sem dívidas

Neste 7 de setembro, alguns vão curtir um feriado prolongado. Mas como o governo não gosta que a gente se divirta, é preciso organizar passeios e viagens que caibam no orçamento financeiro. Até porque, virão outros feriados logo mais, e as dicas de hoje servem para os próximos feriados, sejam eles 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. O importante é poder viajar um pouco. 

Cuidado porque dinheiro não aceita desaforo.

Cuidado com os gastos porque dinheiro não aceita desaforo.

 

Presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos dá dicas de cuidados com o bolso para aproveitar o feriado sem perder o controle. Veja 6 dicas e viaje tranquilo.

“Quem não planejou e tampouco poupou dinheiro com antecedência precisa ter cautela. Em passeios na própria cidade ou em viagens curtas, é importante se atentar aos gastos extras”.

Confira 6 orientações para aproveitar os feriados prolongados sem se endividar:

1- Pense antes de agir
Liste os locais que pretende visitar e os passeios a fazer e pesquise os melhores preços, pacotes e condições de pagamento. Antes de tomar qualquer decisão, ajuste conforme suas finanças permitem no momento. Quem acompanha A Bússola Quebrada sabe que fizemos isso em nossa viagem para o Sul do Brasil.

 

Viajamos com os gastos planejados e voltamos sem dívidas.

Viajamos com os gastos planejados e voltamos sem dívidas.

 

2- Faça as contas
Faça um diagnóstico de suas finanças e ponha no papel quais gastos pode ter antes, durante e depois da viagem. Isso ajuda a não ser pego de surpresa, comprometendo o orçamento dos meses seguintes. Quem quiser mais dicas pode ver o capítulo sobre gastos de viagem em nosso e-Book Gratuito.

3- Fuja do endividamento
Procure sempre negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças e não de contas para pagar. Se for preciso parcelar, opte pelo mínimo de parcelas possíveis, desde que a quantia caiba no orçamento dos próximos meses.

Lembrando que fizemos as contas e não nos endividamos em nossa Viagem para a Inglaterra.

Cuidado na hora de gastar o seu rico dinheirinho.

Cuidado na hora de gastar o seu rico dinheirinho.

 

4- Economize
Se perceber que a condição não está favorável, não dê o passo maior do que a perna. Avalie bem e veja de fazer algo mais em conta, não gastando tanto com combustível, passagem, hospedagem, alimentação etc.

Só como dica, você pode fazer viagens sensacionais nas cidades próximas à sua. Um bom exemplo são os passeios com a Mix Aventuras. Estivemos com a Mix no Templo Budista Odsal Ling e no Templo Zu Lai. Também fomos a mais lugares e vamos contar tudo pra vocês nos próximos posts.

 

O que tem ao redor da sua cidade? Nós fizemos muitos passeios legais aqui pertinho!

O que tem ao redor da sua cidade? Nós fizemos muitos passeios legais aqui pertinho!

 

5- Aproveite a sua cidade
Conheça as possibilidades de diversão em sua cidade que sejam baratas ou até mesmo gratuitas. Visitar pontos turísticos, parques e museus, além de descansar em casa, ouvindo música, assistindo filmes e brincando com as crianças, são excelentes alternativas para aproveitar o feriado prolongado sem comprometer as finanças.

6- Planeje os próximos feriados
Já planeje o próximo feriado com antecedência, para que não tenha que deixar de lado mais uma vez.

Se você lembrar bem, quando nossa Família de amigos foi à Disneyworld, eles praticaram todas essas dicas.

 

O Brasil é cheio de lugares lindos. Muitos estão bem perto de você. Descubra!

O Brasil é cheio de lugares lindos. Muitos estão bem perto de você. Descubra!

Lembrando que em épocas difíceis é que temos que ser mais criativos. Aqui em A Bússola Quebrada, a gente reinventa nosso jeito de viajar para poder viver uma vida mais feliz sem ter que torrar uma fortuna para isso. 

Se tiver dúvidas, você pode escrever pra gente. Nós conhecemos algumas soluções para várias dificuldades. 

Bom feriado!

Agradecimentos:
Reinaldo Domingos da DSOP Educação Financeira.
Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Reinaldo Domingos, Presidente da Abefin

Reinaldo Domingos, Presidente da Abefin

.

.

.

Anúncios