Dia Mundial do Turismo

Sabia que existe o Dia Mundial do Turismo? A gente já viajou pelo Brasil, já atravessamos algumas fronteiras, fomos conhecer a Europa e estamos sempre prontos para novas viagens. Vem saber mais sobre o Dia Mundial do Turismo e como a data surgiu.

 

No Dia Mundial do Turismo, descubra a imensidão de destinos no Brasil.

No Dia Mundial do Turismo, descubra a imensidão de destinos no Brasil.

 

Considerando apenas os ganhos na economia, a prática do turismo é uma das atividades humanas mais importantes. O turista viaja mais disposto gastar dinheiro, a comprar coisas, gera emprego e renda e movimenta áreas antes consideradas banais. É graças ao turismo que aquela cidadezinha cheia de velhinhos e chata para os jovens locais se torna atração turística e atrai gente do mundo todo para ver artesanato e casas de cem anos de idade.

 

Quer conhecer o mundo todo? Conheça o Brasil.

Quer conhecer o mundo todo? Conheça o Brasil.

 

É por causa dos turismo que há menos guerras no mundo. Conhecer o diferente e entender as diferenças culturais, sociais, naturais e as diferentes realidades em que outras pessoas vivem faz com que o turista repense antigos conceitos e entenda melhor pessoas de diferentes partes. 

Ao viajar, o turista faz comparações. Compara o que conhece com o novo. Aprende e descobre diferentes soluções para problemas comuns. O crescimento é para todos.

 

Tem Finlândia no Brasil, tem Holanda, tem Portugal e Alemanha.

Tem Finlândia no Brasil, tem Holanda, tem Portugal e Alemanha.

História do Dia Mundial do Turismo

No distante ano de 1980, a OMT – Organização Mundial do Turismo tinha acabado de definir seu estatuto, seu regramento interno. A OMT tratou de definir formas de turismo, descobrir porque alguns lugares chamam mais a atenção que outros, saber os locais mais visitados e sugerir as melhores práticas para que localidades e países atraiam mais turistas. Segurança pública, por exemplo, ajuda bem.

 

O Brasil tem cultura e tem história.

O Brasil tem cultura e tem história.

 

Ainda usando dados da OMT, o turismo mundial teve crescimento entre os anos de 2000 a 2010. Os motivos são vários, mas um deles é a globalização, que diminui taxas e documentos, desburocratizando viagens internacionais, a redução dos custos com passagens de longas distâncias e também uma época com menor índice de guerras e ações terroristas. Acreditem, o mundo atual é mais seguro que o dos anos 1980.

Outro ponto que chamou a atenção dos estudos da OMT é que mesmo em épocas de crises mundiais, o turismo se mantém estável e até cresce. Parece que as pessoas querem mesmo viajar e dar férias ao juízo cansado de tantas notícias ruins. E quem viaja sabe que esquece de ver o telejornal, mal entra na internet, esquece de olhar as atualizações das redes sociais. Sair de casa um pouco é um santo remédio!

 

Temos todas as religiões do mundo bem aqui.

Temos todas as religiões do mundo bem aqui.

Dia Mundial do Turismo – O Turismo no Brasil

A balança comercial mostra ano após ano que o turismo interno oferece muito mais potencial turístico do que de fato recebe em viajantes. Mas a boa notícia é que nos próximos anos, a tendência é o turismo no Brasil crescer mais que a média mundial. Esperança é sempre a última que morre.

Só para dar uma ideia de como estamos atrás na corrida, estes números da OMT de 2013 apontam uma diferença enorme em relação aos destinos preferidos por turistas.

Distribuição do turismo mundial (em estatísticas de turistas recebidos)

Europa – 51,85%
Ásia e Pacífico – 22,87%
América do Norte – 10,16%
África – 5,14%
Oriente Médio – 4,67%
América Central e Caribe – 2,79%
América do Sul – 2,52%

 

Turismo de esportes, trilhas, esportes radicais. Temos isso tudo.

Turismo de esportes, trilhas, esportes radicais. Temos isso tudo.

 

A Europa tem muitos motivos para comemorar o Dia Mundial do Turismo. O Turismo na Europa é bem desenvolvido. Atrações artísticas, culturais e históricas ajudam a atrair turistas, especialmente adultos e com melhor poder aquisitivo.

Ásia e Pacífico são considerados destinos exóticos. A comida é diferente, a cultura é outra, e a região também recebe muitos turistas interessados no aspecto religioso.

América Central e Caribe são destinos excelentes para férias, pé no freio, viver sem pressa ou preocupações por pelo menos uma semana.

 

Paisagens exóticas e românticas, pode dizer ao povo que temos!

Paisagens exóticas e românticas, pode dizer ao povo que temos!

 

América do Norte tem muita cultura e história, e belezas naturais, mas quando o assunto é sobre natureza exuberante, nada supera a América do Sul e especialmente o Brasil. 

Temos cultura, temos arte e história, mas se nem os brasileiros percebem o valor que o Brasil tem em cultura, história e arte, como é que vamos chamar a atenção dos estrangeiros, que não sabem nada sobre isso? Precisamos contar para eles!

O brasileira sabe tão pouco sobre seu próprio país que viaja para os Estados Unidos e Europa muito mais do que para dentro do Brasil. E os dados anuais da nossa Balança Comercial mostram isso. Ano após ano.

Vegetação exótica? Vida selvagem? O Brasil tem!

Vegetação exótica? Vida selvagem? O Brasil tem!

 

A melhor solução? A gente pode pressionar os governos para fazerem a parte deles em infra-estrutura e segurança pública, e claro, pesquisar preços antes de viajar. Uma outra coisa triste do Brasil é que nossos empresários querem ganhar muito dinheiro muito rapidamente. Acabam cobrando preços altos demais para a maioria dos turistas, não apenas os brasileiros. E como o preço está alto, é comum que cada vez menos apareçam clientes. A consequência é que muitas empresas fecham e acaba faltando quem receba os turistas ou ofereça bons serviços.

Finalmente, vai bem mudar um pouco de destino e descobrir mais sobre o Brasil. Aqui em A Bússola Quebrada a gente viaja muito pelo Brasil e dá várias dicas para você conhecer também. Tem turismo de aventura, turismo religioso, turismo social, histórico e cultural. Veja nossos posts que faça planos para comemorar o Dia Mundial do Turismo viajando muito!

 

São muitos os motivos para você viajar.

São muitos os motivos para você viajar.


E se você tem atrações legais na sua cidade, conte pra gente! Vamos adorar contar para todo mundo!

.


Dicas de Viagem:

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Turismo no site da OMT – http://www2.unwto.org/

Precisa de mais informações? o site do Portal Brasil te ajuda na sua pesquisa – http://www.brasil.gov.br/@@search?Subject%3Alist=OMT

.

.

.

Anúncios