Agenda Cultural 13/10/2017

Após feriado, vamos curtir um final de semana show! Com cover do Renato Russo e exposição, churros, muitos churros, circo e palhaços, cultura independente e sessão maldita de cinema de terror durante a madrugada. Vem curtir nossa Agenda Cultural!

São Paulo

IV Feira do Mineiro com produtores!

A Editora do Brasil acaba de lançar a obra infantojuvenil 2POR4 – Um encontro musical com palhaços, de autoria do premiado Grupo Esparrama em parceria com a maestrina Ester Freire. Este primeiro título da nova coleção “Teatro em livro” é uma mistura gostosa entre circo, música e – claro! – teatro. Os palhaços Batatinha e Nerdolino estão muito empenhados em reger um quarteto de cordas. Vivendo situações muito engraçadas e tendo como pano de fundo o universo musical, eles vão ensinar e aprender muita coisa relacionada ao som, ao ritmo e a outros elementos dessa arte.

 

 

O grupo apresentará o espetáculo 2por4 e às 16h estarão disponíveis para sessão de autógrafos. O evento será aberto ao público.

Quando: 14 de outubro
Horário: 15h
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato
Endereço: R. Gal. Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Quanto: Grátis
Mais Informaçõeshttps://www.facebook.com/events/1923750384542430/

Mês da Cultura Independente ocupa o centro de São Paulo com feira de selos independentes, shows e mercado das pulgas.

Nesse feriado, o Mês da Cultura Independente ocupa a Praça das Artes, a partir do meio-dia, com a Sacola Alternativa, feira de selos independentes que contará com shows de Tie, Ventre, Drik Barbosa, entre outros nomes. O Vale do Anhangabaú também será palco de interação entre a população e o espaço urbano, com o Mercado das Pulgas Loki Bicho que recebe performances e shows de Ava Rocha, Iara Rennó, entre outros.

 

Nesse fim de semana, o Mês da Cultura Independente (MCI) toma conta do centro de São Paulo com as feiras Sacola Alternativa e Mercado de Pulgas Loki Bicho, nos dias 14 e 15, às 12h e às 11h, respectivamente. A programação inclui ainda shows e apresentações, além de oficinas e debates.

A Sacola Alternativa, que terá como palco a Praça das Artes, no sábado, dia 14, consiste em uma feira de selos independentes na qual o público poderá adquirir lançamentos exclusivos e produtos de catálogos de selos independentes como Balaclava Records,que promove a feira, Lab Fantasma – dos irmãos Emicida e Fióti – PWR Records, Sinewave,Submarine, Outprint, Rosa Flamingo e Freak.

A programação da Sacola não se limita às compras e conta com shows de nomes como Tiê, uma das mais relevantes cantoras da nova geração da MPB e idealizadora de ações voltadas a mulheres na música, os cariocas roqueiros da bandaVentre, Drik Barbosa, integrante do grupo de R&B Rimas & Melodias, Andre Whoong, Walfredo em Busca da Simbiosee Odradek. O evento busca incentivar iniciativas independentes dentro da indústria fonográfica, portanto traz ao público temas como empreendedorismo representativo e como fazer dinheiro no mercado fonográfico.

A diversão do domingo, dia 15, fica por conta do Mercado de Pulgas Loki Bicho, no Vale do Anhangabaú, às 11h. A feira ocupará as ruas do centro com araras e malas para os que apreciam uma boa garimpada, incentivando a troca e reutilização de peças, de forma a evitar o consumo desenfreado. Qualquer pessoa pode expor, gratuitamente, seu acervo pessoal. Os artistas Ava Rocha & Bella, Iara Rennó, Jonatta Doll e os Garotos Solventes e Marcelle Equivocada compõem a programação de shows e performances

Além das feiras, a programação do MCI oferece oficinas, shows em casas de cultura, apresentações de dança e workshops. Confira abaixo a programação completa do feriado.

Bicho de Quatro Cabeças

Quatro das principais bandas independentes de São Paulo, Rakta, Bixiga 70, Metá Metá e Hurtmold têm vários pontos em comum que tornam suas carreiras semelhantes, embora cada uma delas busque uma sonoridade completamente diversa uma da outras. Bicho de Quatro Cabeças é o encontro entre estas quatro bandas e seus públicos no Centro Cultural São Paulo e acontece durante todo o Mês da Cultura Independente, em outubro de 2017.

.

 .
13.10 – A Espetacular Charanga do França
14.10
– Metá Metá
15.10 – Anganga / MdM Duo
Sacola Alternativa

O selo e produtora paulistana Balaclava Records promove a segunda edição da feira Sacola Alternativa. Dentro da programação do Mês da Cultura Independente, a feira reunirá, na Praça das Artes, em São Paulo, uma série de gravadoras independentes e selos nacionais em atividade, com relevância e destaque nos cenários musicais em que atuam, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos do catálogo, materiais de merchandising, além de mesas de debate e shows.

Programação musical – 14/10, 15h00
Tiê
Ventre
Odradek
Andre Whoong
Drik Barbosa
Walfredo em Busca da Simbiose
Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Praça das Artes – Av. São João, 281
Evento gratuito
 
Mercado das Pulgas Loki Bicho
Bazar colaborativo no qual as pessoas ocupam a cidade para expor, vender ou trocar peças de roupas, artesanato e acessórios. O Mercado das Pulgas não tem distinção, nem regras. A ideia é ocupar o espaço com vendas, trocas, música, comidinhas ou até mesmo só para papear com a galera que aproveita a vista da cidade. O evento contará com shows e performances de nomes proeminentes da música brasileira.

 

Ava Rocha & Bella
Iara Rennó
Jonnata Doll e os Garotos Solventes
Marcelle Equivocada

Data: 15 de outubro, domingo, às 12h
Local: Vale do Anhangabaú

Evento gratuito

Alto-Constraste

Oficineiros: Lee e Lou, da dupla Alto-Contraste

Alto*Contraste, ou A*C, é a dupla Lee e Lou, Nascidos em São Paulo, começaram a tomar as ruas com seus estênceis em meados dos anos 2000. Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo, além de importantes publicações de arte urbana e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres.

Data: 14 de outubro, sábado, às 10h
Local: Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina.
 
Women’s Music Event
Oficineira: Cláudia Assef
O Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia vista por uma perspectiva feminina. Criada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou offline em março de 2017 com um evento em São Paulo, que atraiu mais de 1.000 pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas. Na internet, a plataforma mantém conteúdos em vídeo como o programa WME Sessions, com versões intimistas de shows de artistas brasileiras, além de matérias e entrevistas com profissionais da indústria e artistas. Lila Stip e Adriana Viana são as entrevistadas nesse papo sobre como as mulheres podem conquistar mais postos de trabalho no mercado da técnica musical. 
Data: 14 de outubro, domingo, às 16h
Local: Sala Olido – Av. São João, 473

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Neste show, a banda OBMJ apresenta algumas músicas de seu novo álbum “OBMJ Ataca”, que recebeu o Prêmio Dynamite por melhor álbum de reggae nacional. O nome é uma homenagem ao gênero ficção científica sci-fi e também faz referência ao filme “Marte Ataca!”, de Tim Burton.

Data: 15 de outubro, domingo, às 11h

Local: Biblioteca Érico Veríssimo – R. Diógenes Dourado, 101

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Os Clássicos do Passinho
O passinho, dança nascida no Rio em que os pés fazem movimentos ágeis ao som de funk, chega ao MCI. No espetáculo “Os Clássicos do Passinho”, produzido pelo coreógrafo Jackson Rei do Passinho e pelo diretor e bailarino Rodrigo Vieira, dançarinos com idade entre 18 e 24 anos representam duas variações do gênero: o relíquia, do fim da década passada, e o sensação, mais recente.
Data: 14 de outubro, sábado, às 14h
Local: Biblioteca Raimundo de Menezes – Av. Nordestina, 780

Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Data: 15 de outubro, domingo, às 11h
Local: Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes – R. Sampei Sato, 440
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

CINEPIANO

O CINEPIANO Tony Berchmans é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. A técnica de acompanhamento musical de Berchmans representa uma nova forma de se assistir a antigos clássicos. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Data: 14 de outubro, sábado, às 20h
Local: Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início do espetáculo

Vila Madalena: Feirinha gastronômica com música ao vivo

O galpão mais charmoso de São Paulo, Armazém da Cidade recebe a ‘Feirinha Gastronômica’ neste final de semana, 14 e 15 de setembro.

Uma edição especial da Feirinha Gastronômica® promete reunir muita comida e música boa no galpão Armazém da Cidade, na Vila Madalena. O evento acontece nos diaa 14 e 15, sábado e domingo, das 11h às 20h, com diversas opções gastronômicas com preços a partir de R$10.

 

 

Além de música e gastronomia o Armazém da Cidade em parceria com o Vitrine 360º, promove diversos talentos de marcas autorais.

Em um só lugar você encontra coisas criativas, música de qualidade e comidinhas gostosas.

Quando: 14 e 15 de outubro
Horário: 14 de outubro às 11:00 a 15 de outubro às 20:00
Onde: Armazém da Cidade
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270 – São Paulo
Quanto: Preços a partir de R$10,00.
Mais Informaçõeshttps://www.facebook.com/vitrine360/

Maratona Stephen King | Sexta-feira 13

Fãs do consagrado autor norte-americano Stephen King, que completou 70 anos em setembro, não podem perder a programação que acontece durante a madrugada de Sexta-Feira, 13 outubro, no MIS. A Maratona Stephen King – Sexta-Feira 13 traz uma arrepiante sequência de três filmes clássicos inspirados em obras do escritor: Cemitério Maldito (Pet Sematary, EUA, 1989, dir. Mary Lambert); Carrie, a Estranha (Carrie, EUA, 1976, dir. Brian de Palma); e Colheita Maldita (Children of the Corn, EUA, 1984, dir. Fritz Kiersch).

Antes das sessões, acontece a exibição do curta O Experimento (2016, Dir. Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang), desenvolvido pelo Núcleo Experimental de Cinema do MIS. A trama gira em torno de Bárbara, uma deficiente visual que, em meio a um apocalipse zumbi, é contaminada pela mordida de um morto-vivo.

 

 

A Maratona Stephen King – Sexta-Feira 13 se inicia às 23h do dia 13 de outubro, e o ingresso (R$ 20 inteira e R$ 10 meia), que vale para todos os filmes, pode ser adquirido, a partir de 6.10, às 12h, na bilheteria do Museu ou site da Ingresso Rápido. O evento integra o especial Semana do Terror no MIS, que traz uma programação de filmes e atividades aterrorizantes durante o período.

PROGRAMAÇÃO
1º filme – 23h às 00h40 – Cemitério Maldito
intervalo + sorteio brindes
2º filme – 1h às 2h40 – Carrie, a Estranha
intervalo + sorteio brindes
3º filme – 3h às 4h40 – Colheita Maldita
Sorteio final brindes

Quando: Sexta-feira 13!! – Sexta-feira, 13 de outubro.
Horário: 13 de outubro às 23:00 a 14 de outubro às 5:00
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS SP
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Quanto: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Mais Informaçõesgoo.gl/Ea8x9y

Tinta Fresca 2017

Tinta Fresca é um evento de experiências gráficas e feira de publicações.

Durante os dias 14 e 15 de outubro, o Espaço Cultural Porto Seguro abre suas portas para oferecer uma programação gratuita de oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações.

Depois de experimentar diferentes técnicas, você poderá conhecer impressos de editoras e artistas que já trabalham com arte gráfica na feira de publicações do evento. Haverá uma bela seleção de livros, zines, pôsteres e gravuras que exploram os limites do papel e da arte gráfica.

Também haverá uma programação de shows e discotecagem. Mais detalhes no site http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/programacao/em-cartaz/2017/tinta-fresca-2017.html

A lista completa de editoras que participam da feira está em https://www.facebook.com/Lote42/posts/1820075368006148

Quando: 14 e 15 de outubro
Horário: 14 de outubro às 12:00 a 15 de outubro às 19:00
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos, São Paulo
Quanto: Grátis
Mais Informaçõesgoo.gl/kPZfAs

 

Renato Russo Forever | Show com Bruce Gomlevsky e Arte Profana

No sábado, dia 14 de outubro, o MIS preparou uma programação especial dedicada aos fãs do músico e visitantes da exposição Renato Russo. A mostra, idealizada e concebida pelo Museu, presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira.

Às 16h, um show gratuito na área externa do MIS, Renato Russo Forever, apresentado pela Forever 21, vai relembrar clássicos da banda Legião Urbana como Tempo Perdido, Faroeste Caboclo, Será e Eduardo e Mônica. O público poderá cantar clássicos juntos com a Banda Arte Profana e Bruce Gomlevsky, ator e cantor que protagoniza Renato Russo – O Musical, em cartaz no Teatro Frei Caneca e que, com mais de uma década em cartaz no Brasil, já percorreu mais de 40 cidades e foi assistido por quase 300 mil pessoas.

 

 

Quando: Sábado, 14 de outubro
Horário: Sábad, das 12h – 20h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS SP
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Quanto: O ingresso para a exposição, na data, terá venda exclusiva na bilheteria do Museu – R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada).
Mais Informaçõesgoo.gl/mAqxeU

.

.

.

Anúncios