El Dia de Los Muertos

Fim de outubro chegando e começam as festas assustadoras. Viaje com a gente por tradicionais caveirinhas e assombrações e saiba mais sobre o Dia de Los Muertos, festa mexicana que parece um horror mas que é uma doçura! Vem viajar com a gente!

.

Azulejo de El Dia de Los Muertos. Eternamente em sua parede.

Azulejo de El Dia de Los Muertos. Eternamente em sua parede.

.

Caveirinhas, assombrações e espíritos. São todos personagens de assustadores filmes de terror. Mas isso é só porque os espíritos que estão neste mundo resolveram aparecer na data errada. Segundo as tradições do México, no Dia de los Muertos, ou, o Dia dos Mortos, os espíritos dos familiares que partiram deste mundo poderão voltar para rever os parentes, tomar um chá, comer alguma coisa, quem sabe participar das festividades e depois voltar para o Além e tudo estará muito bem.

Acontece que as tradições de muito antes da colonização, ou seja, milhares de anos antes de Colombo e Cabral chegarem às Américas, os antigos Astecas já comemoravam em seu nono mês do calendário solar, o dia em que os mortos poderiam voltar à Terra e visitar famílias e amigos, sem medo, sem susto, e com a permissão dos deuses.

.

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

A data sobreviveu aos séculos e à colonização e acabou se fundindo com tradições de vários outros povos, sendo comemorada em épocas semelhantes. 

Exemplos pelo mundo são vários, como o Halloween celta, em que, no equinócio do fim do verão, ou seja, o dia em que o tempo de luz do sol e o tempo de escuridão da noite tinham a mesma duração. A festa, conhecida como Samhain, era a despedida dos longos e quentes dias do verão e a preparação para o começo do outono, de dias mais frios, escuros e curtos, e noites mais longas e sombrias. 

Nesta data, os mortos recebiam permissão para voltarem ao nosso mundo. Alguns vinham em paz para aconselhar sábios, rever parentes, anunciar o futuro, ajudar em momentos de dificuldades ou dizer segredos às bruxas e adivinhos.

.

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

Mas não todos!

As histórias marcam muitas semelhanças. Uma sinistra coincidência entre o o Halloween, originado no Samhain e o Dia de Los Muertos é a duração das festividades. A preparação para as festas começava no dia 31 de outubro, como a madrugada destinada a fazer oferendas e rezas para todas as divindades, santos e mortos. Ou seja, o All Hallow’s Evening – Que foi sendo encurtada, porque você sabe, as pessoas falando, vão comendo palavras, até que tudo virou o Halloween.

Já, no Dia de Los Muertos, o povo de uma terra cheia de sol e calor não se preocupava com o frio do inverno, e as festividades começavam nos primeiros dias de agosto e se seguiam pelo mês todo do calendário Asteca, que era bem diferente do nosso, não podemos esquecer.

,

Clique nas Imagens para Ampliar:

.

Com a chegada do catolicismo, as datas sofreram algumas mudanças. O que durava um mês inteiro foi reduzido a apenas alguns dias. E o que se estendia por todo o Império Asteca, hoje se resume ao México, sendo considerado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade e alcança alguns países da América Central e Caribe, mas nem de longe tendo as mesmas proporções do México.

A festa de Dia de Los Muertos também é muito popular nos Estados Unidos graças à grande comunidade mexicana residente no país. E se junta às tradições do Halloween, que têm origem pagã, mas acabam se unindo em intento e data ao Dia de Finados, comemorado nos países de religião católica, caso do Brasil.

A religião católica não fala sobre volta dos mortos, mas sobre uma época de espiação, vigília e orações. As rezas e festividades começam em 31 de outubro, com a Vigília de Todos os Santos, de onde vem o termo Halloween, depois, em 1° de novembro vem o Dia de Todos os Santos, e finalmente, em 2 de novembro, o Dia de Finados.

.

Dinheiro é para os vivos. Guarde aqui o que for gastar antes de partir para uma melhor.

Dinheiro é para os vivos. Guarde aqui o que for gastar antes de partir para uma melhor.

.

Cada cultura e cada época com suas tradições. Enquanto no Samhain a festividade era um misto de festa com religiosidade, no Dia de Los Muertos as crianças comem muitos doces, divertem-se, e as pessoas festejam com comidas e se vestem de caveiras e temas fúnebres para receberem seu mortos. Já no catolicismo, a solenidade dá o tom à data e em lugar de comida, música e festa, é mais comum o jejum, a saudade e as orações.

Ao juntar tantas semelhanças, ficam claras algumas coisas:

Todos sentimos do mesmo modo a ausência de alguém querido. E acreditamos sempre em algo que nos dê esperanças de reencontrar a quem tanto queremos bem.

Esse sentimento é humano, o que mais une nossas várias nações ao redor de um único sentimento de humanidade.

Magnetos para sua geladeira e para o copo de sua bebida derradeira.

Magnetos para sua geladeira e para o copo de sua bebida derradeira.

.

Mais que isso, se sabemos o quando nos dói perder alguém, por que causar dor ao próximo? A dor do outro é semelhante à minha.

Alguns vivem a saudade de forma mais pesada, mas outros preferem viver com a alegria e a esperança de um reencontro. Este costume mexicano que pode causar estranheza aos brasileiro, nada mais é do que a alegria vencendo a tristeza e a festa, os doces e as brincadeiras superando a tristeza. 

.

Adesivos para todos os venenos.

Adesivos para todos os venenos.

.

Uma vez ouvi que a capacidade de esquecer é uma das maiores bênçãos da humanidade. Porque esquecemos as tristezas e os erros é que continuamos vivendo e cometendo mais erros. E somos felizes o mais que podemos. 

As fantasias de Halloween ou as caveiras de Dia de Los Muertos estão presentes em nosso post de hoje para comemorar com festa e sustos o Dia de Finados, que já está chegando no Brasil, um pouco mais sisudo, mas ainda assim, um momento de esperança.

.

Escolha a cor. A estampa já está no jeito!

Escolha a cor. A estampa já está no jeito!

.

Os produtos de El Dia de Los Muertos de A Bússola Quebrada são para bem mais que lembrar a data. São para lembrar que a vida passa, e nós temos que viver. E que se há tristeza ou medo, também há alegrias e a vontade de viajar e conhecer culturas diferentes, só para perceber que temos mais coisas que nos unem do que motivos para nos separar.

Boas viagens a todos, felicidades sempre e comemorem à sua maneira El Dia de Los Muertos. E visitem nossa lojinha! 

.

Sorria! A vida é bela!

Sorria! A vida é bela!

..


Dicas de Viagem:

Quer saber mais sobre o Dia de los Muertos? Aqui tem um texto caprichado em português – https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Mortos

Gostos dos produtos? Leitor de A Bússola Quebrada tem 10% de desconto na primeira compra – https://www.colab55.com/via/abussolaquebrada

Encontre todos os produtos de A Bússola Quebrada aqui – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada

Quer ver todos os produtos de El Dia de los Muertos? Aqui tem – https://www.colab55.com/@abussolaquebrada/tees/dia-de-los-muertos

Quer saber mais sobre Halloween e Dia de Finados? Este texto é ótimo – http://observador.pt/especiais/verdadeira-historia-halloween/

.

.

.

Anúncios