Agenda Cultural 27-10-2017

Agenda Cultural com shows, arte, cultura e diversão. Tem até festinha de Dia das Bruxas para a criançada! Vem curtir um som, vem se divertir e viver o fim de semana!

 

São Paulo

Fabiana Cozza apresenta-se na Sala Guiomar Novaes

Acompanhada por Pepe Cisneros, cantora interpreta músicas do compositor cubano Bola de Nieve.

Fabiana Cozza, acompanhada por Pepe Cisneros, sobe ao palco da Sala Guiomar Novaes. Com direção de Elias Andreato, o show faz parte do projeto Funarte Musical e presta uma homenagem ao pianista, cantor e compositor cubano Ignácio Jacinto Villa Fernandez (1911-1971), conhecido como Bola de Nieve. Os ingressos têm preços populares.

.

Fabiana Cozza, sábado, na Sala Guiomar Novaes

Fabiana Cozza, sábado, na Sala Guiomar Novaes

.
Conta-se que, no início de sua carreira, Bola de Nieve era pianista da cantora Rita Montaner. Quando ela adoeceu, em uma turnê pelo México, o dono do teatro pediu que ele cantasse em seu lugar. A partir de então, ele se tornou um dos grandes nomes da música cubana e fez uma carreira de sucesso internacional, apresentando-se também em Madri, Buenos Aires, Lima e Paris.

Quando: 21h
Horário: 28 de outubro, sábado
Onde: Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
Quanto: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Mais Informações: (11) 3662 5177 – funartesp@gmail.com

JAPAN HOUSE São Paulo realiza palestra gratuita sobre saquê, com um dos maiores especialistas na bebida no Brasil.

A JAPAN HOUSE São Paulo promove palestra sobre saquê com o sommelier Celso Ishiy. Na ocasião, o especialista falará sobre a história e as lendas que envolvem a bebida, uma das mais belas expressões da cultura japonesa. O evento possui vagas limitadas e os interessados devem retirar as senhas uma hora antes do início da palestra.

O saquê é uma bebida milenar e cheia de mistérios. Sabe-se que o saquê surgiu na Ásia. Há cerca de 2000 anos, um camponês teria deixado um tonel de arroz destampado, estragando o alimento. Para evitar o desperdício e como punição pelo ocorrido, o fazendeiro informou ao seu funcionário de que aquele arroz seria o seu pagamento do mês. Sem alternativa, o camponês levou o mingau para casa e, depois de algumas colheradas, percebeu algo diferente e alcoólico. Com o tempo, os produtores foram aprimorando o processo de fabricação da bebida, atingindo o alto nível de qualidade como conhecemos hoje. O saquê se tornou uma bebida típica do Japão, porque foi o país que sempre acolheu, desenvolveu, estudou e aprimorou as técnicas ao longo dos anos.

.

Celso Ishiy, sommelier de saquê, revela segredos sobre a bebida no próximo dia 31de outubro.

Celso Ishiy, sommelier de saquê, revela segredos sobre a bebida no próximo dia 31 de outubro.

 .
Quando31 de outubro
Horário
19h30
Onde
JAPAN HOUSE
Endereço
Avenida Paulista, 52
Quanto
Entrada gratuita. Retirada de senha na recepção, 1h antes do evento – Classificação: 18 anos
Mais Informações
www.facebook.com/JapanHouseSP

1º Edição da Direct Message, feira que aposta na produção de artistas independentes.

A primeira edição da feira de arte Direct Message, que reunirá artistas independentes ou sem representação em galerias, entre 27 e 29 de outubro, na Galeria Sancovsky (SP), terá a participação de Ricardo Papp, Diretor-Geral e de Criação da Y&R SCS, responsável pela comunicação da Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia). O criativo, que se dedica às artes plásticas desde a infância, apresentará cerca de 20 obras que retratam árvores urbanas sob a ação do tempo. Imagem em anexo.

.


.
O novo espaço é alternativa ao tradicional modelo de feiras do circuito artístico paulistano ao possibilitar que o próprio artista apresente e negocie seus trabalhos com o público. A iniciativa é encabeçada pelo galerista Marcos Sancovsky, cuja experiência em representar jovens artistas serviu de disparador para a criação do evento. O ineditismo da Direct Message se desdobrará, ainda em 2017, em edições voltadas à fotografia e também a produção em design e mobiliário nacional.

 

.

Quando: sexta-feira, 27 de outubro às 15h; sábado e domingo, 28 e 29 de outubro, das 10h às 19h
Horário: 15h na sexta e sábado e domingo das 10h às 19h.
Onde: Direct Message | Feira de Arte – Galeria Sancovsky
Endereço:  Praça Benedito Calixto, 103 e galpão anexo
Quanto: Entrada Grátis
Mais Informações: www.dmfeiradearte.com

Mooca Plaza Shopping promove bailinho de Halloween.

Nos dias 28 e 29 de outubro, a crianças poderão brincar e se divertir em uma das datas mais divertidas do ano.

O Mooca Plaza Shopping preparou uma programação muito especial para os pequenos entrarem no clima do Dia das Bruxas. Todos estão convidados para curtir o melhor Bailinho de Fantasias de Halloween da região da Mooca que acontecerá no próximo final de semana (28 e 29 de outubro), das 14h às 20h.

A folia será animada com muita música e um ambiente decorado para garantir que as crianças vivam a experiência completa do Dia das Bruxas. O espaço contará também com monitores fantasiados, oficina de pintura facial e diversas brincadeiras. O evento será gratuito e realizado na Pista de Hoverboard, ao lado do Parque Meu Malvado Favorito 3.

.

Bailinho das Bruxas.

Bailinho das Bruxas.

.

A programação para o Halloween no shopping ainda incluirá um festival promovido pela Cinemark. Entre 28 e 31 de outubro, a rede exibirá os clássicos aterrorizantes O Exorcista, O Iluminado, Drácula de Bram Stoker e Sexta-feira 13. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site www.cinemark.com.br ou na bilheteria do cinema no Mooca Plaza Shopping.

Quando: 28 e 29 de outubro
Horário: das 14h às 20h
Onde: Pista de Hoverboard (ao lado do Parque Meu Malvado Favorito 3)
Endereço: Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca
Quanto: Grátis
Mais Informaçõeswww.moocaplaza.com.br

Mês da Cultura Independente oferece workshops com renomados artistas visuais.

A 11ª edição do Mês da Cultura Independente (MCI), realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, traz artistas visuais de diferentes áreas para workshops gratuitos. Os criativos que dividirão seu trabalho com os participantes são o artista recifense Pedro Nekoi, que explora o surrealismo e psicodelismo através de colagens digitais coloridíssimas, e a dupla Alto*Contraste, que espalham pinturas feitas com estênceis pela cidade. A programação ocupa as Casas de Cultura Chico Science, HIP HOP Leste, Casa de Cultura do Itaim Paulista e o Centro Cultural da Juventude, local que deu origem ao MCI.

Confira abaixo a programação de oficinas:

Alto-Constraste
Oficineiros: Lee e Lou, da dupla Alto-Contraste
http://a7ma.art.br/artists/alto-contraste/
Alto*Contraste, ou A*C, é a dupla Lee e Lou, Nascidos em São Paulo, começaram a tomar as ruas com seus estênceis em meados dos anos 2000. Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo, além de importantes publicações de arte urbana e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres.

Data: 28 de outubro, sábado, às 15h
Local: CCJ – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina.

.

.

Oficina de Colagem
Oficineiro: Pedro Nekoi
https://www.behance.net/pedronekoi
Pedro Nekoi é um artista nascido em Recife e radicado em São Paulo. Desde os 17 anos trabalha com arte digital, principalmente a colagem digital. Formado em Design Gráfico, transforma sua arte digital em trabalhos impressos, como zines, pôsteres, tecidos e estampas. Já fez exposições em Recife, João Pessoa, Buenos Aires, Paris e, mais recentemente, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Seus trabalhos viajam pelo universo da moda, arquitetura e tecnologia mesclados à recortes de livros e revistas antigos, criando composições surrealistas. Criou, com mais dois amigos, o coletivo Lambada, cujo objetivo é unir as produções dos três, permitindo a divulgação e alcance dos seus trabalhos.

Data: 29 de outubro, domingo, às 15h
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista – R. Monte Camberela, 490
Ingressos: Retirar na bilheteria local, por ordem de chegada, com uma hora de antecedência do início da oficina

Mais informações:
www.formacaocultural.pagina-oficial.com
www.facebook.com/mcifest
www.facebook.com/SaoPauloCultura

 

Jabá para um amigo:

Deh Oliveira tocando no seu FDS.

Deh Oliveira tocando no seu FDS.

.

Rio de Janeiro

Caixa Cultural Rio De Janeiro Recebe Semana Com Atividades Dedicadas À Criatividade.

A Semana Pensamento Criativo reúne especialistas das mais variadas áreas do conhecimento em palestras e oficina

Depois de passar por Salvador e Brasília, a Semana Pensamento Criativo aporta na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 24 a 29 de outubro de 2017 (terça a domingo) com quatro palestras e uma oficina de autopublicação com a participação de alguns dos mais importantes pensadores, pesquisadores e artistas do país. Voltado principalmente para profissionais e estudantes de Ciências Humanas, o evento busca debater e refletir a respeito de especificidades do processo de criação em diversos campos do conhecimento, pensando a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais e políticas e do afeto.

.

.

A programação inclui debates sobre processo criativo, com a artista Rivane Neuenschwander e a psicanalista e crítica de arte Suely Rolnik; arte e cotidiano, com o curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner; memória e arte contemporânea, com a pesquisadora em arte e curadora Fernanda Lopes e a artista Rosângela Rennó; e ficção e arte com o psicanalista Edson Luiz de Sousa e o filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart. As palestras acontecem de terça a sexta-feira (24 a 27), das 14h às 18h. Para participar, o público deve retirar os ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro doando 1kg de alimento não perecível.

26 de outubro (quinta-feira)
Palestra Memória e Arte Contemporânea, com Rosângela Rennó (MG) e Fernanda Lopes (RJ)
A artista Rosângela Rennó debate com a pesquisadora e curadora Fernanda Lopes acerca dos trabalhos que desenvolveu recentemente, a exemplo do projeto Nuptias, que investiga as relações entre memória e esquecimento e o imaginário sobre as tradições do casamento e da documentação.

.

.

27 de outubro (sexta-feira)
Palestra Ficção e Arte, com Peter Pal Pélbart (HUN) e Edson Luiz de Souza (RS)
O filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart e o psicanalista Edson Luiz de Sousa pensam a legitimidade da criação ficcional do ponto de vista do desenvolvimento da nossa personalidade e do processo de criação na arte. Para Edson, todo ato de criação é um ato utópico, que pode desenhar um horizonte de sonhos que desperte em nós o desejo de construir novas formas para o pensamento e para a vida.

28 e 29 de outubro (sábado e domingo)
Oficina de autopublicação, com o quadrinista Lucas Gehre (DF) e o designer Neno (DF)
Os alunos desenvolverão um projeto de publicação para ser impresso e distribuído ao final, compreendendo as particularidades de se autopublicar, além de noções básicas de produção, acabamento, viabilidade técnica, design e distribuição.
Vagas: 20
Inscrições: pelo site www.semanapensamentocriativo.com.br, com envio de currículo para análise.

.

.

Serviço:
Semana Pensamento Criativo
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: 24 a 29 de outubro de 2017 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Lotação: 80 lugares
Ingressos: distribuídos uma hora antes de cada palestra, mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Classificação Indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Site: www.semanapensamentocriativo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/semanapensamentocriativo
Instagram: @asemanapensamentocriativo

.

.

.

Anúncios