Cuidados com a pele nas férias de verão

A Onodera Estética dá dicas de como ter um bronzeado impecável sem comprometer a saúde da pele e a Pró Matre Paulista dá dicas sobre protetores solares e repelentes que protegem a pele da futura mamãe e afastam os insetos que podem prejudicar o bebê. Viaje bem durante o verão com as nossas dicas!

.

.

Especialista dá dicas para conseguir uma cor impecável sem prejudicar a saúde da pele e o passo a passo para ter um bronzeado natural e saudável no verão.

O verão se aproxima e um dos maiores desejos das mulheres é ficar com a pele bronzeada. Porém, antes de pegar o biquíni e correr para a praia ou piscina mais próxima, é preciso preparar a pele para que o bronze seja natural e, sobretudo, saudável. “A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, que, juntos, penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares”, explica Ingrid Peres, gerente cientifica e fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética.

.

.

Para conquistar uma pele dourada, livre de manchas e vermelhidão, alguns cuidados são essenciais. Abaixo, confira o passo a passo do bronzeado perfeito antes de se esbaldar ao sol.

Cuide da pele: esfolie bem a pele antes de tomar sol para remover células mortas e evitar manchas. “As mulheres podem se preparar para o verão com uma Limpeza de Pele Especial, seguida de hidratação. Para o rosto, uma excelente opção é o OnoHidrat, que visa atenuar o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico nutrientes que darão uniformidade. Não podemos esquecer da Hidronutrição, um processo de hidratação e nutrição da pele por meio de produtos, indicado para o tratamento de pele seca, desidratada ou envelhecida, pois auxilia no restabelecimento do equilíbrio da pele, deixando-a macia e suave”, indica Ingrid.

.

.

Não dispense o protetor solar: O protetor solar é indispensável mesmo para quem quer se bronzear, pois protege a pele contra a radiação solar e evita de queimaduras ao câncer de pele. Para o bronzeado seguro, o FPS deve ser 30 com aplicação 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou depois de contato com a água, ou suor excessivo.

Aposte em alimentos com betacaroteno: Para potencializar o bronzeado, vale investir em alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e o mamão, que estimulam a produção de melanina, elemento que oferece a tonalidade da pele. Lembre-se também de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, já que a pele fica mais desidratada com o calor.

Escolha horários certos: prefira tomar sol antes das 10h ou após as 16h, quando a incidência dos raios solares é menor. “Em certos horários do dia, os raios UVB e UVA são mais agressivos. Eles são os responsáveis pela vermelhidão, pelas queimaduras de pele e favorecem o envelhecimento precoce da pele”, alerta a profissional.

.

.

Fuja da água quente: para o bronze durar, a dica é tomar um banho frio após a exposição solar. Isso porque é importante resfriar a pele e evitar ao máximo a água quente para não ficar com descamação. “Outra dica importante é passar hidratante após tomar sol. Além de ajudar a deixar o bronzeado uniforme, evita o ressecamento da pele”, finaliza.

Sobre a Onodera Estética: Com mais de 35 anos de tradição em sua área de atuação e uma completa equipe multidisciplinar, a ONODERA Estética oferece serviços e tratamentos estéticos exclusivos voltados para a beleza, entre eles, serviços de tratamento corporal, facial e medicina estética. Atualmente, são mais de 1200 colaboradores dedicados ao bom atendimento de seus clientes, além das cerca de 50 unidades localizadas em todas as regiões do país.

.

.

Dermatologista indica cuidados a gestantes no uso de protetor solar e repelentes.

Especialista também orienta sobre quando e como utilizar estes produtos em bebês.

Durante a gravidez, uma das grandes dúvidas da mulher é sobre quais protetores ela pode ou não utilizar, para que nenhum deles prejudique a sua saúde. O dermatologista da maternidade Pro Matre Paulista, Jayme Oliveira Filho, esclarece o que pode ou não ser usado neste período. Em primeiro lugar, a gestante deve seguir a orientação dermatológica de seu médico para manter-se protegida e hidratada e para minimizar os efeitos fisiológicos oriundos da gestação.

.

.

Segundo o especialista, se a gestante tem a pele mais seca, o que não é habitual durante a gravidez, ela deve usar protetores em forma de cremes e loções. Se a grávida apresentar pele mais oleosa, deve utilizar protetores com toque seco, em formato de spray e loção. “O fator deve ser acima de 50. A gestante deve reaplicar a cada duas horas e, quando há risco ou presença de marcas, a escolha de filtros com cor é ainda mais indicada, pois apresenta maior proteção contra a luz visível, que também implica no surgimento das manchas. É imprescindível usar protetor na face e nas áreas expostas”, conta o profissional.

.

.

O dermatologista também ressalta que o ideal nessa fase é passar o filtro solar e depois passar o repelente. “É preciso passar nas áreas expostas para insetos, como braços e pernas. Os cuidados devem ser constantes, já que um dia de exposição pode colocar tudo a perder, principalmente em ambientes como parques”, ressalta.

Nos bebês, protetores solares só devem ser utilizados após os seis meses de idade. “Como os bebês suam muito, o ideal é que sejam aplicados protetores habituais bem leves, com filtro de 30 a 50, sempre que houver exposição do bebê ao sol”, afirma Jayme.

.

.

Já os repelentes só podem ser aplicados a partir dos dois anos de idade da criança, seguindo o mesmo procedimento de passar protetor antes e repelente depois. “Sempre recomendo repelentes com base de icaridina, um princípio ativo derivado da pimenta, pois há menos chances dele ser absorvido pela pele”, comenta o especialista.

.

.

Agradecimentos:

www.promatresp.com.br

www.onodera.com.br

.

.

.

Anúncios