Vai pegar a estrada nas Férias? Confira 10 dicas para viajar com segurança.

Antes de pegar a estrada para curtir as férias, é preciso verificar as condições do carro para não ter problemas durante a viagem. Especialistas em segurança nas estradas mostram 10 cuidados para a manutenção adequada do veículo.

.

.

O ano começa e a família se reúne para aproveitar feriados ou férias e para escapar do caos da cidade grande, fugir da rotina e descansar. Milhões de brasileiros pegam a estrada e partem para a praia, serra ou até mesmo a casa de algum parente no interior.

Mas antes da viagem, é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar dores de cabeça. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América. O gerente de negócios frota da ValeCard, Leandro Ferraz, mostra 5 dicas para viajar com segurança e garantir uma viagem tranquila. Confira:

1- Faça a revisão do seu carro com antecedência

É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.

.

.

2- Cuide-se: Alimente-se bem e esteja descansado

Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.

3- Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

4- Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se: É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

.

.

5- Dirija com segurança

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis baixos é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.

.

.

Junto com estes 5 cuidados básicos, o especialista da Total Lubrificantes dá dicas para a manutenção adequada do veículo. Veja mais 5 cuidados ao viajar de carro nas férias:

O ano começou e muitos brasileiros já se preparam para pôr os pés na estrada para curtir e aproveitar as férias escolares. Mas, para que o período não seja marcado por inconvenientes, a Total Lubrificantes do Brasil – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – explica o que fazer para garantir a revisão adequada do veículo.

.

.

De acordo com o coordenador técnico, Fábio Silva, o check-list vai além dos componentes básicos que o motorista normalmente presta mais atenção. “Alguns itens devem ser vistos pelo mecânico de confiança, como o freio e a suspensão, por exemplo. No entanto, é possível evitar problemas ao visitar um ROC (Posto de Troca Rápida de Óleo) da Total. Além de oferecer a verificação gratuita de até 15 itens de segurança, nossa rede de atendimento realiza manutenções preventivas vitais para condutores e passageiros, em qualquer época do ano”, explica.

Ainda segundo o especialista, em qualquer uma das 51 unidades da rede ROC, o motorista conta com profissionais altamente especializados, treinados pela própria equipe técnica da Total. “O veículo do cliente passará por uma análise completa para garantir que está em condições ideais para pegar a estrada em segurança. E, para fornecer o melhor desempenho do motor, o ROC oferece a nossa linha completa de produtos e soluções de alta tecnologia, como as gamas TOTAL QUARTZ de óleos lubrificantes sintéticos e semissintéticos”, destaca Silva.

.

.

Confira, abaixo, os cinco cuidados listados pelo especialista da Total Lubrificantes do Brasil ao pegar a estrada nas férias:

1- Óleo e filtro:

Devem ser trocados de tempos em tempos, conforme recomendação do fabricante do veículo, ou quando atingir a quilometragem recomendada para troca. Porém, é importante estar atento para que as substituições sigam as mesmas especificações da montadora. A TOTAL tem uma gama completa de lubrificantes para linha leve com os lubrificantes TOTAL QUARTZ, linha pesada TOTAL RUBIA, transmissão manual e automática.

.

.

2- Pneus: 

É necessário calibrá-los, bem como o estepe, e avaliar se há diferenças de pressão no veículo carregado e vazio, desde que não estejam gastos. A avaliação do desgaste é feita de forma simples pelos TWI’s (Tire Wear Indicators – Indicadores de Desgaste do Pneu), que são saliências que ficam entre as ranhuras do pneu.

3- Suspensão, bateria e palhetas:

Devem ser revistas a cada 10 mil quilômetros, incluindo a geometria e o balanceamento. Além disso, é fundamental avaliar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes, inclusive a bateria. Já as palhetas não podem estar tortas, nem com a borracha ressecada.

.

.

4- Painel e Lâmpadas:

Representam as condições do veículo, por isso, em caso de dúvida sobre o significado das luzes, consulte o manual do carro. Nunca viaje com alguma lâmpada queimada, pois é perigoso e ainda pode render multas ao motorista.

5- Itens de Emergência:

Antes de pegar a estrada, verifique se todos os componentes básicos de segurança estão no lugar. Entre eles, não podem faltar o triângulo, a chave de roda, o macaco, o estepe e o extintor, que precisa estar dentro do prazo de validade.

.

.

Agradecimentos:
Economídia 
Total 
Dezoito Comunicação

.

.

.

Anúncios